Orquestra Ladies Ensemble encerra o primeiro semestre e anuncia novo calendário

Olhar renovado: cuidados e tratamentos com a pele da região dos olhos e da testa
4 de agosto de 2023
Barbie moderna: Fahrer mostra móveis de design na paleta de cores do momento
4 de agosto de 2023

A Ladies Ensemble, a primeira orquestra formada exclusivamente por mulheres no Brasil, encerrou o calendário do primeiro semestre de 2023 e seu público cativo já está ansioso pela programação do segundo semestre do ano, no Auditório Regina Casillo, no Solar do Rosário, em Curitiba

Nos dias 18, 19 e 20 de agosto, o projeto Origens, traz novamente a orquestra ao palco e apresenta um recorte da formação musical brasileira e a influência das diversas etnias na cultura do País.

Idealizado em 2009, pela violista e diretora musical e artística Fabiola Bach Akel, o grupo reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações, e é considerado um expoente num universo com uma presença diminuta de mulheres em posições de liderança.

A consolidação da orquestra Ladies Ensemble prova que as mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra e desafia os estereótipos de gênero na música. Com sua “casa própria” no Auditório Regina Casillo, cumpre missões importantes, na formação de plateias, democratização da música clássica e inspiração e encorajamento de musicistas. A Ladies Ensemble tem papel relevante de autoridade e influência, ao mostrar a outras mulheres que é possível seguir seus sonhos e paixões sem medo ou limitações.

O público da orquestra é composto por pessoas de 4 a 95 anos, a grande maioria de Curitiba e região. Foram realizados entre março de 2022 e junho de 2023, 26 concertos no Auditório Regina Casillo e 31 contrapartidas sociais no próprio teatro, no Hospital Pequeno Príncipe e em escolas da rede pública de ensino. Ao todo quase 13 mil pessoas assistiram aos espetáculos promovidos pelo projeto, sendo 5.157 espectadores das contrapartidas sociais.

Ladies, Regina Casillo e o Solar

Este ano, em parceria com o Solar do Rosário, espaço dedicado à arte e cultura na capital paranaense, a Ladies Ensemble apresentou o projeto “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo”. Com dois concertos mensais, levou ao público uma programação musical envolvente. Na temporada 2022/2023, a programação contou como comovente concerto “Carmen encontra Butterfly”, Festival de Violinos com Vivaldi, Concerto Espanhol, “Ladies tocam Piazzolla” o inesquecível concerto Ladies convidam Arnaldo Cohen”, o belíssimo concerto “As três Culturas”, “Músicas do Tempo e baseadas na Obra de Shakespeare”, “Gala Lírica”, “Concerto em Memória do Holodomor”, “Bach, Beethoven e Brahms”, “Sensacionais Músicos Eslavos”, “Festival Romântico”” com músicas inspiradas em Romeu e Julieta e Bach.

O sucesso da Ladies Ensemble é resultado de sua qualidade musical e artística excepcionais. A orquestra tem atraído músicos de grande talento e renome, incluindo colaborações com artistas renomados como o aclamado pianista Arnaldo Cohen, as talentosas cantoras Fortuna, Daniele de Oliveira e Masami Ganev, e as virtuosas violinistas Carolina Kliemann e Soraia Landim. Essas colaborações destacam a excelência da Ladies Ensemble e seu papel relevante no cenário musical.

Apoio às causas femininas

Uma das missões centrais da Ladies Ensemble é o apoio a causas femininas, com destaque para a conscientização sobre o câncer de mama. Através de iniciativas como o “Concerto das Rosas”, um espetáculo emocionante apresentado para milhares de pessoas entre 2017 e 2018, a orquestra arrecadou fundos para a compra de próteses mamárias, contribuindo para melhorar a vida de mulheres que enfrentam essa doença. A Ladies Ensemble vai além da música, utilizando sua arte para fazer a diferença e promover mudanças positivas na sociedade.

Projeto anual da Orquestra Ladies Ensemble 

O projeto anual “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo” foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal, e conta com patrocínio das empresas BHS Corrugated, Oregon, Nórdica Veículos, Guararapes, Impextraco, Tintas Dacar, Sollo Sul, Ferragens Negrão, Transunion, Abase Vet, Grupo Barigui Veículos, Grasp, Milium, Trutzschler, Agrosul Catarinense, GV2C, Tintas Alessi, Fobras, PASA, Delta Cable, Plast & Pack, M.A. Máquinas, Dissul, Stampa Food e Perkons. A instituição beneficiada é o Hospital Pequeno Príncipe. A realização é do Solar do Rosário, espaço particular de Arte e Cultura em Curitiba fundado em 1992. Com direção geral de Lucia Casillo Malucelli e direção musical de Fabiola Bach Akel.

Foto: Marcelo Elias