Orquestra filantrópica realiza concerto no Teatro Positivo

A dieta vegana pode proteger os rins?
21 de junho de 2023
Curitiba terá Oktoberfest própria, com três dias de festa no Parque Barigui
21 de junho de 2023

Público pode apreciar, gratuitamente, obras de Handel, Dvořák e Bizet

No dia 26 de junho, às 20h, a Orquestra Infantil Alegro realizará mais um concerto no Teatro Positivo. A entrada é gratuita e limitada, por ordem de chegada, com 2.400 lugares no maior teatro do Paraná e terceiro maior do Brasil. No repertório, obras de Handel, Bizet Dvořák e Strauss. Um dia antes, 25, o projeto se apresenta no Teatro UP Experience com o concerto de música de câmara dos alunos da Orquestra Infantil Alegro e do núcleo de violino da Universidade Positivo.

Realizado pela Associação Musical Alegro, fundada pelo músico britânico Edward Matkin, o concerto é a celebração de um semestre inteiro de atividades musicais com jovens instrumentistas de Curitiba e região metropolitana, e faz parte das comemorações de 15 anos do Teatro Positivo. A associação tem como objetivo incentivar e transformar, por meio da música, a realidade de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Além de Curitiba, a Alegro está presente em Almirante Tamandaré, Lapa e Piraquara, apoiando projetos sociais nos quais os jovens têm a oportunidade de estudar um instrumento e encontrar um caminho para o futuro e suporte para enfrentar os desafios do cotidiano.

Uma parceria de apoio cultural leva as apresentações da Associação Musical Alegro para a UP Experience, responsável pela gestão do Teatro Positivo e do Teatro UP Experience (TUX). O TUX é a casa oficial dos músicos que, desde o início do ano, passaram a realizar todos os ensaios nos espaços da universidade. Ainda neste ano, os músicos serão anfitriões do VI Festival da Orquestra Jovem Alegro. Para o diretor da UP Experience, Eduardo Faria Silva, “essa parceria é uma iniciativa que busca apoiar um projeto inovador e de alta qualidade, que permite a crianças e adolescentes desenvolverem um aprendizado musical e, ao mesmo tempo, apresentarem à sociedade belíssimos concertos no maior teatro do Paraná”.

Cristiano Caporici, diretor de Comunicação e Marketing da Tecnobank, patrocinadora do espetáculo, lembra que o contato precoce com todas as formas de arte é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Conhecemos a importância de incentivar, desde cedo, talentos da música, da dança, da pintura e outras formas de expressão artística. Permitir que todos os jovens tenham essa oportunidade é motivo de orgulho para nós”, ressalta. O maestro Roberto Ramos é o encarregado de transmitir a mensagem do compositor e estruturar a interpretação da música segundo sua visão artística. “Sem a plateia, o músico se sente como se chegasse em casa e a encontrasse abandonada e vazia. Por isso, queremos que toda a população participe desse grande espetáculo”, reforça o convite.

Serviço

Concerto de Música de Câmara

Local: Teatro UP Experience – Universidade Positivo (Campus Ecoville) – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville

Quando: Domingo, 25 de junho de 2023, às 16h

Concerto da Orquestra Infantil Alegro

Local: Teatro Positivo – Universidade Positivo (Campus Ecoville) – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville

Quando: segunda-feira, 26 de junho de 2023, às 20h

Ingressos: entrada gratuita e limitada, por ordem de chegada

Mais informações: (41) 99870-6229

PROGRAMA Concerto Orquestra Infantil Alegro

Franz von Suppé: Abertura The Light Cavalry

Lorenzo Fernandes: Batuque-Dança dos Negros

Johann Strauss Vater: Marcha Radetzky

Cezar Elbert: Menino Gigante

Georges Bizet: Suíte n. 1-Carmen

Georg Friedrich Händel: Hallelujah

Antonín Leopold Dvořák: Sinfonia n.º 9 em Mi menor (Sinfonia do Novo Mundo) Op. 95- IV Movimento

Sobre a Associação Musical Alegro

Desde março de 2016, a Associação Musical Alegro vem desenvolvendo um intenso programa de educação musical de reconhecida relevância e excelência no sul do Brasil. O trabalho da Alegro se desenvolve sobre quatro pilares: Formação de plateia na rede pública de ensino, Núcleos de Ensino de Música, Orquestra Infantil Alegro e Orquestra Jovem Alegro. A Alegro apoia quatro Núcleos de Ensino que proporcionam acesso à educação musical para crianças e jovens, muitos em situação de vulnerabilidade social. Localizada dentro do campus da Universidade Positivo e apoiada pela UP Experience, Teatro Positivo e Teatro UP Experience, a Alegro apoia atualmente mais de 650 crianças e jovens em Piraquara, Almirante Tamandaré, no bairro CIC, em Curitiba, e na cidade da Lapa.

 Divulgação