Onde investir na crise?

Censura na música popular brasileira é tema da série “Cale-se”
3 de julho de 2020
Grand Hotel Rayon oferece tecnologia única para eventos híbridos em Curitiba
3 de julho de 2020

Com investimento a partir de R$20 mil, mercado autônomo dentro de condomínio é uma solução a custo baixo e com retorno rápido

Na contramão da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, o market4u viu seu negócio decolar nos últimos dois meses. “Nossa solução vinha sendo desenvolvida há mais de um ano, com a primeira unidade instalada em fevereiro, porém, nos meses de abril e maio tivemos um crescimento de 1.700%”, explica o diretor comercial da startup curitibana, Sandro Wuicik.

Os dados são surpreendentes: o faturamento cresceu mais de 2.000%, e, contrariando os dados do CAGED que indica que mais de 800 mil pessoas foram demitidas nos últimos meses, o número de contratações da empresa cresceu 800%.

O market4u é um mercado autônomo e inteligente, instalado dentro de condomínios, sem atendentes, baseado na confiança dos moradores. O projeto vem sendo estruturado pela Holding BioGrupo há um ano, com investimento próximo a R$ 3 milhões.

Vendo o crescimento exponencial, os empresários Eduardo Córdova e Sandro Wuicik, decidiram franquear a solução para atender cidades de todo Brasil a um baixo custo, para atingir, também, empreendedores que busquem uma renda em meio a pandemia. O valor pago pela franquia engloba a seção do aplicativo que foi criado exclusivamente pela marca. A função dele é ser um facilitador, um controle virtual e uma plataforma segura de pagamento. O morador escolhe o que deseja comprar sozinho e paga por meio dele (por cartão de crédito ou PicPay), escaneando o código de barras pelo próprio celular. O cadastro é inteligente e ativado via CPF, o que impede que menores de 18 anos consigam destravar as geladeiras e adegas com bebidas alcoólicas. Além disso, para poucas unidades o licenciado não precisa de dedicação exclusiva ao market4u, pois acompanha o estoque pelo sistema, analisando online quais itens precisam de reposição e quais venderam mais, fazendo uma logística inteligente.

Para iniciar uma operação do market4u, a taxa de franquia é de R$20 mil reais. “A empresa disponibiliza todo o expertise, manuais, treinamentos e ótimos contratos com grandes marcas”, explica Córdova, que afirma que os primeiros negócios nesse modelo já foram implementados e validados em algumas cidades do Brasil. “A expectativa é recuperar o investimento em até 12 meses.”

O investimento para a instalação de uma unidade do market4u gira em torno de R$ 30.000,00, entre mobiliário, estoque e equipamentos, e a marca fica com 6% do faturamento mensal. O marketing nacional é feito pela própria empresa, cabendo ao licenciado a divulgação apenas dentro do próprio condomínio.

“Cada instalação da marca funciona como um negócio independente, sem concorrentes. Cabe a cada um fazer o gerenciamento da sua unidade”, explicam os idealizadores.

Atualmente, o market4u possui mais de 60 operações próprias e 100 licenciadas em todo Brasil, nas cidades de Fortaleza, Brasília, Natal, Manaus, Natal, Cariacica, Curitiba, João Pessoa, além de outras.

Interessados podem entrar no site: market4u.com.br para mais detalhes. Caso queiram tirar dúvidas personalizadas, basta preencher o cadastro na aba “Quero ser um licenciado” que o time comercial do market4u rapidamente entra em contato.

TABELA DE FRANQUIA:

Tipo de negócio: mercado autônomo em condomínios

Ano de fundação: 2019

Início da franquia no Brasil: 2020

Número de unidades total: 120

Número de unidades próprias: 50

Número de unidades franqueadas: 70 – em fase implantação

Área média: a partir de 2m

Média de funcionários: 0,4

Taxa de royalties: 6%

Taxa de publicidade: Não se aplica

Prazo médio de retorno: 12 a 15 meses