Oficina Brennand terá projeto arquitetônico desenvolvido pelo METRO Arquitetos Associados

Quais serão as tendências para 2022 em moda íntima
30 de novembro de 2021
Twilio Engage Everywhere abordará inovação, diversidade e empreendedorismo no Brasil
30 de novembro de 2021

Novo plano diretor acompanha o novo momento institucional da Oficina e propõe intervenções nos espaços desativados do instituto 

O METRO Arquitetos Associados, escritório comandado pelos sócios Martin Corullon e Gustavo Cedroni, foi escolhido para desenvolver o projeto de reformulação arquitetônica da Oficina Brennand, complexo monumental de 15kmcriado há 50 anos pelo artista Francisco Brennand em Recife.

O projeto arquitetônico nasce a partir da reformulação institucional implementada no espaço, que se tornou oficialmente um instituto cultural sem fins lucrativos em setembro de 2019. A proposta do METRO contempla intervenções pontuais nos espaços desativados da Oficina, sempre respeitando as características originais da instituição.

O novo plano diretor está sendo executado em fases, com previsão de duração de três anos, e tem o intuito de melhorar o fluxo interno de pessoas, aumentar a capacidade de visitantes e criar novos espaços para as atividades proporcionadas pela Oficina Brennand.

A repaginação inclui ainda ampliação das áreas expositivas, um espaço para sediar as residências artísticas e educativas, dois estacionamentos e o remanejamento do local do restaurante e da loja, posicionada ao lado de um novo e amplo acolhimento – instalado em um galpão desativado – apto a receber grandes públicos com toda a infraestrutura necessária: bilheteria, informações, banheiros, entre outras melhorias.

Uma das tarefas mais complexas na concepção do projeto foi encontrar uma forma de balancear as interferências efetuadas no espaço com a preservação da personalidade e alma deixadas pelo artista no local.

“O maior desafio da implementação e da concepção do projeto é conseguirmos conciliar as demandas e necessidades de uma instituição cultural para um público grande, com uma lógica de formação daquele espaço que era muito pessoal. Era importante encontrar um equilíbrio entre a dimensão muito íntima que o espaço físico tinha com uma instituição pública, de uso coletivo, com muita gente”, explica Martin Corullon, sócio-fundador do escritório de arquitetura.

“O METRO tem um portfólio amplo de projetos arquitetônicos para importantes instituições culturais do Brasil, como o MASP e o SESC, entre muitos outros. Além dessa expertise, costumam adotar uma linha de trabalho com propostas de renovações, mas que preservam as características seminais e históricas do espaço original e um local tão singular como a Oficina Brennand, que carrega uma longa história, desde seus tempos de olaria até se tornar o ateliê de Francisco Brennand, precisava desse olhar nesta nova fase institucional”, explica Marianna Brennand, diretora presidente da Oficina.

Uma das primeiras intervenções do METRO Arquitetos pode ser vista na exposição Devolver a terra à pedra que era: 50 anos da Oficina Brennand, em cartaz entre 21 de novembro a 12 de outubro de 2022. A mostra, uma individual em homenagem a Francisco Brennand, traz ao público cerca de 200 itens, entre pinturas, esculturas, gravuras, serigrafias e documentos, muitos deles inéditos, abrangendo toda a trajetória do pernambucano falecido em dezembro de 2019, aos 92 anos.

Corullon e Cedroni realizaram uma minuciosa análise e propuseram adaptações com uma abordagem museológica para o espaço. “A ideia é requalificar os espaços pensando no novo momento institucional da Oficina Brennand. São intervenções pontuais que respeitam e dialogam com o espaço e história da instituição”, conta Gustavo Cedroni, sócio-diretor do METRO.

METRO ARQUITETOS

Fundado na cidade de São Paulo em 2000, o METRO é um estúdio de arquitetura que atua em diversas escalas, desde exposições temporárias e instalações até o planejamento e desenho urbano. O escritório atua com alto nível de rigor técnico e pesquisa, buscando promover conexões entre o trabalho e seu contexto, e apoiar o uso coletivo de espaços públicos e privados. Os diretores Martin Corullon e Gustavo Cedroni têm uma vasta experiência em projetos nos setores institucionais, comerciais e culturais, com passagem pelos escritórios internacionais da Foster + Partners, em Londres e OMA, em Nova York.

Entre os principais clientes estão a Fundação Bienal de São Paulo, Sesc, Nestlé, Votorantim, Itaú, galerias Leme e Casa Triângulo, Instituto Moreira Salles, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Natura. Outros projetos incluem intervenções urbanas como a Ladeira da Barroquinha, em Salvador.

Desde a fundação do estúdio, mantiveram intensa parceria com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha [Prêmio Pritzker e Prêmio Leão de Ouro], com projetos como o Cais das Artes, em Vitória e a primeira loja brasileira da marca de cosméticos Aesop, em São Paulo.

O METRO é responsável por projetos como o plano arquitetônico da expansão do MASP, um novo prédio que vai aumentar em 6.945 m2 a área do Museu com 14 andares e conectar os complexos por meio de uma passagem subterrânea; o campus do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, concluído em 2017; o restaurante Refettorio Gastromotiva, projeto social liderado pelo chef italiano Massimo Bottura, no Rio de Janeiro, dentre outros. Após o desenvolvimento do novo conceito mundial das lojas da marca de cosméticos Natura, concluído em 2018, participam atualmente da implantação da nova rede de lojas no Brasil e no mundo.

Em 2011 foram selecionados entre as Novas Práticas do AIA NY-SP e em 2012 e 2016 receberam o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo trabalho na 30ª Bienal de Arte de São Paulo e pela volta dos icônicos cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi para a coleção permanente do MASP. Em 2013 foram escolhidos como um dos nove escritórios brasileiros da nova geração destacados pela exposição Nove Novos, em Frankfurt. METRO também participou da Bienal de Arquitetura de Buenos Aires em 2011 e 2015 e na Semana de Arquitetura em Praga em 2015. O escritório tem publicações nas revistas Casabella, Domus, L’Architecture D’Aujourd’hui e Wallpaper.

METRO Arquitetos Associados

Av. Ipiranga, 318, bloco A, sala 1502

01446-001 – São Paulo

contato@metroo.com.br

+55 11 3255 1221

+55 11 3159 0900

crédito fotos: Breno e Gabriel Laprovitera