Odontologia do futuro

Banda Blitz comanda o Réveillon MAR: Música, Amigos e Recomeço
16 de dezembro de 2021
Edifício Jatobá é o primeiro edifício multiusuário existente do Brasil e na América Latina a receber a certificação Fitwel
16 de dezembro de 2021

Procedimentos inovadores aliam função e beleza para uma dentição perfeita e saudável

A nova era da odontologia traz inovações que, segundos os especialistas, favorecem a beleza e a função dental. As diretrizes estão sendo traçadas a partir dos avanços tecnológicos e, também, pela grande demanda do mercado brasileiro por uma dentição perfeita. “Dentes brancos e alinhados têm, nos tempos modernos, apelo estético. O sorriso está valorizado. Por essa razão, há um grande investimento nesse setor pela indústria e pelos profissionais, que buscam mais capacitação e novos nichos de atuação para atender clientes cada vez mais exigentes”, comenta o cirurgião dentista, especializado em estética bucal e implantes dentários, Sidnei Goldmann,

O profissional ainda aponta que os estudos e pesquisas na área odontológica favoreceram o desenvolvimento de tecnologias que colaboram para a precisão dos procedimentos, além de auxiliarem o cirurgião-dentista. Ele cita, por exemplo, as cirurgias de implantes guiadas a partir de um tomógrafo, que raras vezes vão necessitar de cortes ou incisões. “Uma tomografia prévia, dos maxilares, é solicitada. Depois, um software específico para implantes faz a leitura do exame e determina, milimetricamente, a estratégia que deve ser utilizada no procedimento para o melhor resultado. Essa é a nova era da odontologia sem dúvida”, comemora Goldmann.

Ainda segundo ele, o planejamento digital permite ao cirurgião-dentista reduzir em até 50% o tempo de uma cirurgia. Além disso, o procedimento guiado favorece a recuperação mais rápida do paciente com menos dor. “A cirurgia de implante guiada é o que há de mais moderno na reabilitação oral. É precisa, dispensa cortes e prescreve menos doses de medicamentos pós-cirurgia. O paciente já sai do consultório com o novo dente (prótese), que foi confeccionado em uma impressora 3D de alta precisão. Cada ano que passa vejo mais avanços. Antigamente existiam alguns paradigmas. Hoje, com o planejamento e os equipamentos corretos, a precisão é incrível.”

“A odontologia do século XXI foi obrigada a acompanhar o desejo das pessoas pelo sorriso perfeito. A corrida pelo alinhamento e pelo clareamento são marcos para esse século. E não são apenas os dentes os alvos da perfeição. A atenção, hoje, também está voltada para as gengivas, que ganharam mais cuidados. A melhor qualidade da gengiva favorece uma arquitetura gengival mais harmônica para abrigar as novas próteses estéticas. Tudo isso caminha junto. Hoje temos uma visão mais global da saúde e da harmonia bucal”, finaliza o cirurgião-dentista Sidnei Goldmann.

Dr. Sidnei Goldmann atua há mais de 20 anos na área de saúde bucal, é graduado em estética bucal, especialista em implantes dentários, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e da Academia Americana de Osseointegração. Foi um dos pioneiros no uso de facetas laminadas (iniciou em 1993) no uso de aparelho invisível para tratamento ortodôntico.

Photo by Quang Tri NGUYEN on Unsplash