Ôda Design Club traz para Curitiba produtos do Instituto Campana

Um ano das novas regras para passagens aéreas: o que mudou?
17 de abril de 2018
Como aliviar dores no corpo com exercícios de respiração
18 de abril de 2018

Comunidades desfavorecidas muitas vezes possuem valores culturais que são altamente inspiradores

Com muita satisfação, a Ôda Design Club traz para Curitiba itens com o selo do Instituto Campana, associação civil de direito privado sem fins lucrativo, criada pelos irmãos Humberto e Fernando Campana, em 2009. A iniciativa, que ganhou o nome de Mãos em Ação pela própria dupla de designers, é da curadora da Ôda, Ticiana Martinez, e da produtora cultural Consuelo Cornelsen. O lançamento, no dia 26 de abril, será marcado com uma palestra de Humberto Campana, na Galeria Ponto de Fuga para convidados, sobre o trabalho social do Instituto. A partir desta data, produtos de três projetos orientados pelos irmãos Campana estarão disponíveis para venda na Ôda: coleção jeans, cartões bordados e vasos tijolos.

Para Ticiana Martinez, o interesse pela parceria com o Instituto se deu, sobretudo, pela oportunidade de somar e contribuir com o trabalho social voltado para o design. Desde o início, o acervo da Ôda se formou em torno de parcerias fortes com artistas que encontraram no local espaço para crescer e mostrar seu trabalho. “Estamos muito felizes por construir a ponte deste trabalho tão consistente ep sensível do Instituto Campana e os curitibanos. É uma contrapartida social que sonhamos desde que lançamos a Ôda, em 2016”, diz Ticiana Martinez.

Coleção Jeans – O Instituto Campana e o Projeto Arrastão se uniram para desenvolver uma coleção de objetos e móveis feitos de jeans reciclados. Em 2015, os Irmãos Campana realizaram um workshop para estimular a criatividade de um grupo de jovens e depois curaram e aperfeiçoaram seu trabalho. Todos os lucros provenientes de vendas beneficiarão o Projeto Arrastão.

Cartões bordados – A ONG Orientavida desenvolve há 18 anos o projeto “Geração de Renda”, que visa a capacitação, profissionalização, inserção e permanência de mulheres em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho por meio do artesanato. Há alguns anos, o projeto estabeleceu parceria com o Instituto Campana. Entre os produtos desenvolvidos estão os cartões bordados com desenhos criados pelos Irmãos Campana. O trabalho desenvolvidos pelas detentas do Presídio Feminino de Tremembé (SP) torna cada peça única.

Vasos Tijolos – Os vinte assistidos pelo projeto Aliança de Misericórdia – homens em situação de risco -, em uma comunidade de Piracicaba (SP), recebem workshops semanais de Humberto Campana, em parceria com o Instituto Campana, no qual são estimulados a criar peças artesanais com materiais predominantes da região. Neste primeiro momento, Humberto Campana ensina a todos a produzirem vasos com o tijolo de barro, que ainda não passou pelo processo de secagem. Diferentes formas e texturas são criadas a partir da estrutura padrão do tijolo. O barro in natura também é utilizado. Toda renda arrecadada com a venda das peças é revertida para a comunidade e seus assistidos.

Sobre o Instituto Campana

Fundado em 2009 pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, o objetivo central do Instituto Campana é a transformação da sociedade através do design. A Associação Civil de direito privado sem fins lucrativos realiza esse objetivo por meio de parcerias e acordos de cooperação com instituições estrangeiras e nacionais, empresas, organizações e entidades públicas e privadas. As ações do Instituto estão organizados em duas áreas principais de trabalho: primeiro, o resgate de técnicas artesanais – que engloba tanto as habilidades artesanais tradicionais em vias de desaparecimento, como os conceitos artísticos e as técnicas desenvolvidos pelos Irmãos Campana, que compõem os arquivos que o Instituto gerencia e conserva para as gerações futuras; e, em segundo lugar, o desenvolvimento da inclusão social e da educação como meio de melhorar a vida das pessoas – através da criação de programas educativos de arte e design, juntamente com palestras e exposições do acervo do Instituto, bem como de outras partes. www.institutocampana.org.br

Sobre a Ôda Design Club

Inaugurada em setembro de 2016, a Ôda Design Club introduziu em Curitiba o conceito de curadoria de design autoral ao identificar e até mesmo lançar marcas de artistas e designers locais que tinham pouco ou nenhum espaço para expor e vender seus produtos. Paralelamente, os olhos da empresaria Ticiana Martinez estão sempre voltados para o novo, no garimpo de objetos contemporâneos e originais estejam eles em que canto do Brasil estiverem. Esse mix de intenções tornou o charmoso espaço com um “quê” industrial parada obrigatória na rua Prudente de Moraes, Curitiba. Ôda Design Club – Rua Prudente de Moraes, 1.239.

Serviço:

Lançamento projeto Mãos em Ação

Dia 26 de abril/2018

Local: Galeria Ponto de Fuga (acesso apenas com convite)

Horário: 19 horas

Informações: eventos@odadesignclub.com.br

crédito fotos: Eduardo Macarios