O vinho certo para os 3 pratos mais pedidos no delivery

10 passos para exercitar sua mente e manter seu cérebro jovem e impecável
3 de setembro de 2021
Boaonda investe R$ 350 mil em sustentabilidade e lança linha 100% reciclável
3 de setembro de 2021

Comidinhas do dia a dia ganham um toque especial com o vinho certo. Aprenda a harmonizar a bebida com os pratos que fazem mais sucesso nos aplicativos de entrega

Com a pandemia, pedir comidas via aplicativo ou telefone virou uma rotina para muitos. Afinal, é uma forma prática de matar a fome. Só que essa praticidade pode deixar as refeições – por mais interessantes que elas sejam – um tanto triviais.

Nada como a escolha do vinho certo para dar aquele toque especial aos seus pedidos no delivery. Mas, então, bate aquela dúvida: qual seria o vinho ideal para harmonizar com comidinhas de delivery?

A escolha do vinho correto passa por considerações que podem ser intimidadoras para o consumidor comum. Dentre elas: avaliação da estrutura do vinho (em especial, seus níveis de acidez e taninos) e da sua intensidade de aromas e sabores, bem como a avaliação dos ingredientes, sabores e modo de preparo do prato.

“Existem muitas técnicas de harmonização e infinitas possibilidades. O que não se pode esquecer é que – além das considerações técnicas – é importante considerar também as preferências pessoais do consumidor. Acima de tudo, deve haver uma preocupação em proporcionar uma experiência agradável”, diz a especialista e educadora em vinhos, Andreia Berthault, também fundadora da escola de vinhos online Red Submarine, que oferece cursos para todos os níveis de conhecimento (do iniciante ao avançado), além de experiências únicas que podem ser vivenciadas na forma de workshops online ou presenciais.

O melhor de tudo é que você não vai precisar pensar em nada disso, por enquanto.

Veja aqui as combinações ideais de vinho para os 3 pratos que fazem mais sucesso nos aplicativos de delivery, todas elaboradas pela especialista e educadora em vinhos, Andreia (Deia) Berthault:

Culinária Japonesa

Prato: Combinado de sushi

As grandes estrelas dos combinados de sushi são os peixes crus. Eles trazem sabores delicados e frescos que, normalmente, são complementados com um toque salino de molho shoyo.

O vinho perfeito para acompanhar o combinado de sushi deve ser seco (vinhos adocicados/doces combinam melhor com pratos doces), delicado e leve (caso contrário, os sabores do vinho irão se sobrepor aos sabores do prato) e com níveis muito baixos de taninos (a combinação de peixes com taninos pode deixar um gosto metálico no paladar).

Existem diversos vinhos que atendem a esses critérios. São excelentes opções vinhos feitos com as uvas Sauvignon Blanc, Alvarinho, Pinot Grigio, etc, bem como espumantes brut ou nature. Se você fizer questão de um vinho tinto, prefira tintos leves e com poucos taninos, por exemplo, os Pinot Noir.

Culinária Italiana

Prato: Spaghetti ao sugo

O queridinho de quase todas as mesas, o Spaghetti ao sugo tem sabores mais intensos, peso médio (por conta da pouca quantidade de gordura) e uma acidez afiada que vem do molho de tomate.

O vinho ideal aqui deve ser seco, com boa intensidade de aromas e corpo médio (para não haver sobreposição entre vinho e prato), bem como – e mais importante de tudo – com uma acidez muito alta, já que, se faltar acidez no vinho, a acidez do prato vai fazê-lo parecer sem graça.

Vinhos italianos tintos, em geral, são excelentes pedidas. Destacamos os vinhos produzidos na região da Toscana com a uva Sangiovese, bem como os produzidos na região do Piemonte com a uva Barbera. Se você fizer questão de um vinho branco, os vinhos da Chardonnay serão uma boa opção.

Comidas Rápidas

Prato: Hamburger

De todos os pratos, o hamburger provavelmente é o #1 na lista dos mais pedidos em delivery. Eles são oferecidos nas mais variadas combinações de ingredientes, mas, para essa harmonização, vamos considerar sua versão tradicional de pão, carne, queijo mozzarella, alface, tomate com molho ketchup.

A carne e o queijo, que são os ingredientes principais do hamburger, conferem bastante gordura ao prato. Isso pede um vinho com mais estrutura, ou seja, com níveis consideráveis de taninos e acidez, caso contrário, o vinho não vai conseguir fazer frente ao peso do prato na boca.

Além disso, o molho ketchup é levemente adocicado e, portanto, combina muito bem com vinhos secos que possuem aromas e sabores de frutas mais maduras. Aos nossos sentidos, esses aromas e sabores deixam uma sensação de “doçura”, mesmo que o vinho seja seco no paladar.

As melhores opções para acompanhar hamburger são os vinhos feitos das uvas Primitivo (chamada de Zinfandel, nos Estados Unidos), Cabernet Sauvignon e Syrah, uma vez que eles têm todas as características listadas acima.

Sobre o Red Submarine

O Red Submarine é uma escola digital de vinhos com o propósito de oferecer uma imersão no mundo dos vinhos de uma forma descontraída e jovial, mas sem perder a técnica. A fundadora, Andreia Berthault, criou a plataforma com a intenção de criar uma comunidade de pessoas que acreditam que o vinho é para todos e que estão ansiosas para aprender e compartilhar conhecimentos no tema.

Formada em Direito pela Pontifícia Unidade Católica de São Paulo e Masters in Business Economics pela Fundação Getúlio Vargas, Andreia Berthault atualmente estuda o renomado “WSET – Level 4 Diploma in Wines”, além de ser certificada “WSET Level 3” e “Napa Valley Wine Expert”. Além disso, também faz o Curso de Formação de Sommeliers na Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo.

Para saber mais sobre o Red Submarine acesse: https://www.redsubmarine.com.br/

Siga as redes sociais: @redsubmarine no Instagram e Youtube

 

Unsplash