O Verde Está do Outro Lado

Blue Tree Premium Londrina (PR) é referência arquitetônica na cidade
29 de julho de 2019
Cristalino Lodge desenvolve móveis exclusivos assinados pela Designer Roberta Rampazzo
30 de julho de 2019

Documentário discute direito à água a partir de paralelo entre Brasil e Chile estreia no dia 08 de agosto em São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, Curitiba, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife

A exploração da água como um bem para poucos é destrinchada no filme O Verde Está do Outro Lado, de Daniel A. Rubio, longa de estreia do diretor. Produzido entre Chile e Brasil, o documentário traça um paralelo entre as experiências dos dois países a partir da perspectiva da Província de Petorca, a 200 quilômetros de Santiago, e de Correntina, que fica no oeste da Bahia.

Entrevistas com moradores da região, ambientalistas e políticos guiam o longa que explora as nuances econômicas e ambientais que regem as batalhas pela propriedade da água. A produção explora os efeitos da privatização da gestão da água vivida pelo Chile em 1981 e seus reflexos negativos quase quatro décadas depois. Em Petorca, grandes empresas detém o líquido e a falta de água para irrigação de plantações e para o próprio consumo humano leva pequenos agricultores e suas famílias ao sofrimento e à ruína.

O Brasil tem 12% da água doce do planeta, mas a realidade da cidade de Correntina, conhecida como a caixa d’água do Brasil, escancara um futuro pouco distante: grandes produtores de soja já foram responsáveis por extinguir 17 riachos nos últimos 15 anos.

O Verde Está do Outro Lado, que estreia no dia 08 de agosto, resume o efeito que as privatizações, a acumulação de riqueza e a globalização exercem na falta de acesso a serviços básicos vivida por muitos habitantes.

:Sinopse: 

O Verde Está do Outro Lado estabelece um paralelismo entre as experiências do Chile e do Brasil para tratar do acesso das populações à água no mundo, explorando as nuances econômicas e ambientais envolvidas na disputa pela propriedade da água, que irá determinar o futuro do planeta. No Chile, a gestão da água foi privatizada em 1981. O documentário mostra como em Petorca, a 200 quilômetros de Santiago, a água que está nas mãos de grandes empresas tem levado pequenos agricultores e suas famílias à ruína. No filme conhecemos uma realidade extrema que aflige a maior parte dos habitantes da Província de Petorca.

:Direção | Daniel A. Rubio:

Realiza documentários para TVs internacionais e produções no Brasil, é fotógrafo, diretor e produtor de projetos internacionais e locais orientados a questões sociais e ecológicas.

Trabalhou na produção, realização e direção local de programas produzidos por Television Trust for the Environment como A Posse, Land’s Revolução, Collision Course, Winning Against AIDS, Looting the Pacific, Danger in the Dust, entre outros, exibidos na BBC World e diferentes tvs internacionais como TVArte, France 5 e Article Z.

Brasil/Chile, 2019

Direção | Roteiro: Daniel A. Rubio

Produção-executiva: Juliana Lira

Produção | Chile: Andrea Rubio Apiolaza

Produção | Brasil: Cristina Livramento, Flavio Fontes, Juliana Lira, Roberto Lima e Lara Dezan

Montagem: Daniel A. Rubio e Fred Silviero

Fotografia: Daniel A. Rubio e João de Souza

Trilha: Leandro Estevão e Levi Estevão

Distribuição: Lira Filmes