O segredo da alimentação saudável

Sete erros que as empresas cometem ao lidar com informações
16 de outubro de 2019
Planejamento estratégico é tema de Master Class na ESIC Internacional
16 de outubro de 2019

10 atitudes simples que podem ser adotadas no dia-a-dia para ajudar nessa conquista

Sabemos que não existe um segredo ou uma solução milagrosa para seguir um plano alimentar saudável. Muitos preferem a fórmula mágica para conquistar um objetivo, qualquer que seja, mas o esforço e a disciplina são fundamentais para qualquer meta definida. Com a alimentação não é diferente e algumas atitudes devem ser adotadas para que o resultado seja alcançado.

A nutricionista e consultora da Viva Lácteos, Ana Paula Del’Arco, listou 10 atitudes simples que podem ser adotadas no dia-a-dia para ajudar na conquista de uma alimentação saudável:

  1. Cores, Sabores e Texturas: invista em frutas, verduras e legumes, buscando sempre consumir variedades diferentes. Desta maneira, o corpo terá suprimento de nutrientes, fibras e antioxidantes, além de estimular o paladar e a mastigação.
  2. Equilíbrio: uma dica simples é sempre equilibrar a refeição, que deve conter: carboidratos (comtemplando os integrais), proteínas (de origem animal e vegetal) e alimentos reguladores (verduras, legumes e frutas).
  3. Variedade: todos os grupos alimentares são necessários e importantes para fornecer ao corpo a maior variedade de nutrientes, assim como os diferentes alimentos de cada grupo alimentar. O ideal é variar ao máximo os alimentos dentro de cada segmento.
  4. Frequência: é muito importante se alimentar com frequência e não ficar longos períodos sem se alimentar. Desta maneira o organismo ajusta o metabolismo, de acordo com o suprimento frequente e adequado de energia e nutrientes.
  5. Não pular o café da manhã: depois de aproximadamente 8 horas dormindo, o corpo passou por um período prolongado de jejum, sendo fundamental o suprimento de energia e nutrientes logo no início das atividades do dia-a-dia para que o organismo comece a funcionar sem estresse. O período do sono caracteriza um período de “jejum fisiológico”, no qual o corpo está preparado para suportar, uma vez que todos os hormônios e enzimas orquestram a redução do metabolismo para o período de repouso.
  6. Sentar-se à mesa: o que vale é ter um tempo dedicado para se alimentar, sem estar na correria, fazendo outras atividades. Prestar atenção no alimento que está consumindo, sentir o aroma, mastigar adequadamente, desfrutar do paladar e do momento.
  7. Hidratação: o corpo humano é composto por cerca de 70% de água, por isso, beber água e líquidos é fundamental para manter o organismo sempre bem hidratado e garantir que todas as funções orgânicas estejam ocorrendo adequadamente.
  8. Planejamento: para que todas as atitudes acima citadas possam se concretizar, é necessário planejamento e disciplina.
  9. Registro: uma dica é começar fazendo um diário alimentar, anotando tudo o que se come, em quais horários e quantidade. Depois, avaliar sua própria alimentação fica mais fácil, sendo possível refletir como e quais pequenos ajustes se deseja fazer na semana.
  10. Respeito à própria individualidade: cada indivíduo é único e se respeitar é fundamental para que se tenha sucesso em qualquer tarefa. Na alimentação, o respeito à própria individualidade engloba respeitar hábitos culturais, familiares, estilo de vida e a fase da vida pela qual está passando.

Para Ana Paula, o segredo mais precioso é entender e compreender que não existe um segredo para uma alimentação adequada. “São as atitudes diárias que constroem um hábito alimentar mais saudável e um estilo de vida mais prazeroso”, finaliza.

Sobre a VIVA LÁCTEOS

É a Associação Brasileira de Laticínios que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (ALIBRA, AURORA, AVIAÇÃO, BOM SUCESSO, CASTROLANDA, CATUPIRY, CCA LATICÍNIOS, CCGL, DANONE, DAVACA, DOREMOS, DPA, EMBARÉ, FRIMESA, FONTERRA, FRISIA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, LATICÍNIOS CAROLINA, LATICÍNIOS HORIZONTE, MOCOCA, MONDELEZ, NESTLÉ, OUROLAC, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, SCHREIBER, SOORO, TIROLEZ, VIGOR, VERDE CAMPO e YAKULT) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida).