O samba nosso de cada dia, do morro à bossa nova, é a estrela do novo show do Gogó à Brasileira

O que fazer para prolongar a vida útil dos móveis de plástico
14 de setembro de 2022
16 de setembro é Dia Nacional de Combate e Prevenção à trombose: 5 pontos para entender o problema
14 de setembro de 2022

Grupo vocal reúne 26 cantores e cinco músicos, sob direção artística e musical do maestro Anderson Nascimento, e sobe ao palco do Fernanda Montenegro nos dias 17 e 18

O Grupo Vocal Gogó à Brasileira apresenta nos dias 17 (às 20h) e 18 (às 19h), no Teatro Fernanda Montenegro, um espetáculo que celebra os mais de 100 anos de Samba no Brasil. O grupo, que tem 20 anos de existência, tem direção geral e regência do maestro Anderson Nascimento e conta com 26 cantores e cinco músicos. Ao longo de sua história apresentou espetáculos de diversos ritmos musicais e nesta temporada vai alegrar seu público com esse ritmo muito brasileiro.

O samba é considerado por muitos críticos de música popular, artistas, historiadores e cientistas sociais como o mais original dos gêneros musicais brasileiros, ou o gênero musical tipicamente brasileiro. A palavra samba procede da expressão africana semba – que quer dizer umbigada – empregada para designar dança de roda. Em suas origens, portanto, a palavra samba era utilizada como sinônimo de festa e não como um gênero musical. As rodas eram conduzidas por diferentes batuques e das improvisações de versos nos sambas surge o novo ritmo musical.

A partir do século XIX, a cidade do Rio de Janeiro, que se tornara a capital do Império, também passou a comportar uma leva de negros vindos de outras regiões do país, sobretudo da Bahia formando a chamada “Pequena África”, região localizada no Rio de Janeiro entre os bairros da Saúde, Gamboa, Santo Cristo e Pedra do Sal, principalmente na região da Praça Onze. Foi nessa ambiência que as primeiras rodas de samba apareceram, misturando-se os elementos do batuque africano, lundu, com a polca e o maxixe.

Em 1898, foi promulgada a Lei que dava proteção às obras que fossem registradas na Biblioteca Nacional. A partir de então, o samba ganhou “certidão de nascimento”, tornando-se a primeira música identificada como tal a fazer sucesso quando o gênero musical desce os morros cariocas e ganha o asfalto, espalhando-se por todo país.

SERVIÇO

Grupo Vocal Gogó à Brasileira apresenta: “Do Morro à Bossa Nova!”

Direção do maestro Anderson Nascimento

Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel)

Dias 17/09 às 20h e 18/09 às 19h

Ingressos com o elenco. Contato pelo instagram @grupovocalgogoabrasileira

 

divulgação