O que é preciso saber sobre a saúde bucal dos fumantes

18/06 – Dia do Orgulho Autista: pais de crianças com TEA precisam de apoio psicológico
17 de junho de 2022
Instalação “Divided Layers” da Kohler e Daniel Arsham ganha Fuori Salone Award 2022 na Semana de Design de Milão
17 de junho de 2022

Como as doenças bucais são influenciadas pelo tabagismo

Quando se fala sobre as doenças ocasionadas pelo tabagismo, é comum lembrarmos de câncer de pulmão, bronquite e outras doenças respiratórias. Porém, apesar disso, existem aquelas que atingem a qualidade da saúde bucal. De acordo com a cirurgiã-dentista, Cláudia Gobor, “fumantes têm muitas mais chances de desenvolver doenças bucais como o câncer de boca e a halitose, além, é claro, das manchas que o fumo pode causar nos dentes”.

No que se refere ao câncer de boca, o tabaco é um grande vilão. Isso porque, com o tempo, a fumaça e as substâncias do tabaco ingeridas tendem a ocasionar mudanças e a gerar o câncer. Em um estudo divulgado pela Universidade da Califórnia, foi possível perceber que 8 em cada 10 pessoas com esse tipo de câncer eram fumantes.

No que diz respeito à halitose, os fumantes também têm maiores chances de desenvolver esse problema. De acordo com a Ex-Presidente da Associação Brasileira de Halitose e atual conselheira, “a fumaça dos cigarros em geral tendem a ressecar a nossa mucosa bucal. A produção de saliva é diminuída, o que pode causar a halitose”. Em outras palavras, é importante a ingestão de líquidos durante o dia, para que uma salivação ideal seja produzida, e menos ocasiões de alteração de hálito teremos.

Além disso, o tabaco também é um grande propagador de manchas e pigmentação nos dentes. “A melanose do fumante é causada pela nicotina do cigarro que estimula a produção de melanina”, afirma a cirurgiã-dentista. Desse modo, é comum encontrar nos fumantes manchas acastanhadas nas gengivas e na parte interior das bochechas.

Outro ponto super importante a se destacar é que, embora não seja muito visto, o cigarro tem um grande poder em atrapalhar a cicatrização bucal, pela própria oxigenação prejudicada dos tecidos, afetando a mucosa da boca. Desse modo, “os fumantes são mais frágeis à exposição e têm um tratamento mais difícil em relação a fungos e bactérias”, explica a especialista.

Com certeza, o ato de fumar é muito prejudicial à saúde. Não só para o fumante, os cigarros e outras formas de tabagismo devem ser sempre combatidas. Por isso, estimular uma conscientização universal sobre esse mal é tão importante. O Disque Pare de Fumar é um programa criado pelo Ministério da Saúde que visa ajudar os fumantes que querem largar o vício. O número é gratuito e pode ser discado pelo 0800-703-7033.

Serviço: Dra. Cláudia Christianne Gobor
Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose
Ex-Presidente da Associação Brasileira de Halitose e Atual Conselheira Consultiva
website: https://www.bomhalitocuritiba.com.br/
(41) 3022-3131 | (41) 99977-7087
Redes sociais:
Instagram: @bomhalitocuritiba

Facebook: @bomhalitocuritiba