O que é o pó dental e como ele pode ajudar na sua saúde bucal?

Closet Deluxe lança coleção sustentável com tecido feito de folha de bananeira
21 de setembro de 2021
Festival de Carne de Onça chega à quinta edição
21 de setembro de 2021

Confira algumas perguntas e respostas sobre esse agente 

Apesar de ser mais comum comente o uso de pasta de dentes e fio dental, quando o assunto é saúde bucal, existem dezenas de produtos que ajudam no cuidado com os dentes. O Pó dental é um deles. Como uma alternativa que substitui a pasta de dentes ou gel dental, o pó tem a função de proporcionar um sabor agradável após a higienização e ajudar na eliminação do excesso de bactérias bucais em todo o processo de escovação.

Para conhecer mais sobre esse produto, a vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose, Dra. Cláudia Gobor, reuniu algumas perguntas e respostas sobre o tema.

Quais elementos o pó dental deve ter para proteger a saúde bucal? 

“Ele deve ter componentes bioativos e bactericidas para uma melhor ação”, afirma a cirurgiã-dentista. A profissional conta que também devemos lembrar que a proteção da saúde bucal deve ser feita com uma higienização correta, o que inclui escovação ideal, seja ela com o pó dental ou com outro veículo, uso do fio dental e se for o caso, enxaguante.

Ele funciona? É melhor que a pasta dental?

“Funciona sim, bem como todo veículo usado para escovação. Não existe uma afirmação de que seja melhor ou pior que a pasta dental. É apenas mais uma opção de um veículo para que se faça uma correta escovação dos dentes”, responde.

Quais são as diferenças em relação a pasta além da textura? 

As pastas de dentes muitas vezes contêm conservantes e agentes espumantes que em alguns casos podem ser prejudiciais à saúde bucal, e esses fatores estão ausentes na composição do pó, o que pode ser uma vantagem. “Mas também temos que ter extremo cuidado porque na maioria dos pós existem partículas abrasivas que podem, ao longo do tempo de uso, riscar o esmalte, prejudicando a integridade da superfície e acarretando danos”, explica a especialista.

Quais os tipos de pó dental?

“Existem muitos tipos hoje a venda, com sabores como de especiarias ou refrescantes e também com indicações, por exemplo – para adultos, crianças e para clareamento (o que deve ser bem observado e cuidado para que não ocorra danos a superfície dental)”, alerta Cláudia Gobor.

Ele substitui a pasta?

“Pode substituir sim, desde que a escovação dentária seja feita corretamente”, responde a dentista.

Há algum risco?

Cláudia afirma que alguns pós dentais têm em sua composição partículas abrasivas, que podem ocasionar riscamento da superfície dentária e também sensibilidade.

Serviço: Cláudia Christianne Gobor
Profissão: Cirurgiã-dentista, especialista no Tratamento de Halitose desde 2005, conselheira da Associação Brasileira de Halitose
41 – 3022 – 3131
halitosecuritiba@gmail.com
www.abha.org.br
@Halitose Curitiba
Rua Da Paz, 195,s Sala 524 MAB Centro Médico, Curitiba – PR