O poder e os encantos de Ancona

Páscoa requer cuidados com os pets
1 de abril de 2021
Ação de reciclagem do Circuito Mar, realizada em Salvador durante o não-carnaval de 2021, vira tema de minidocumentário
5 de abril de 2021

Ancona, capital da região das Marcas (Marche) na Itália, está situada no promontório do Monte Conero, de frente para o mar. Fundada pelos gregos, a cidade experimentou um desenvolvimento notável quando o imperador Adriano ampliou seu porto e durante muito tempo teve grande importância estratégica para a navegação através do Mar Adriático.

Dividida em duas partes – o centro histórico no Monte Guasco e a parte moderna no litoral – Ancona é uma cidade fascinante.

Entre seus principais monumentos está a Catedral de San Ciriaco, com sua fachada de mármore branco e rosa. A Catedral domina a cidade do alto do Morro de Guasco, onde a Acrópole da cidade foi construída (seus restos são aparentes até hoje). Não deixe de ver o Museu Arqueológico Nacional das Marcas, que preserva relíquias da Idade do Ferro e das civilizações que povoaram a costa do Adriático; bem como a Igreja de Santa Maria della Piazza, do século XI, originalmente no estilo românico; O Arco de Trajano, construído no ano 115 por Apollodoro da Damasco; e a Mole Vanvitelliana, construção militar projetada por Luigi Vanvitelli no século XVIII. O Anfiteatro Romano (século I d.C.) é um esplêndido remanescente romano, com banhos termais em seu anexo; os banhos apresentam mosaicos de tirar o fôlego com várias epígrafes.

Grande parte da província de Ancona faz parte do Parque Regional do Conero, caracterizado por extensos bosques perenes e maquis mediterrâneos, por falésias que se projetam acima do mar, praias acessíveis através do mar e uma paisagem ainda intocada, mas rica em produtos locais da região – incluindo lavanda, mel, azeite e frutas cítricas. Vale a pena visitar certos pontos do Parque, principalmente Portonovo, atração evocativa e muito frequentada, pelos seus bosques próximos às praias e seus monumentos antigos.

O QUE VER?

A história de Ancona e de sua província está fortemente ligada ao mar. Pensa-se que a cidade foi fundada no século 4 a.C. pelos gregos de Siracusa; eles aproveitaram a topologia em forma de cotovelo da área, adequada para uso como porto. Não é por acaso que o nome deriva da palavra ankon, que em grego significa ‘cotovelo’. A área portuária tornou-se imediatamente um centro chave para o comércio com o Oriente. A cidade é composta por dois bairros: a cidade velha, situada no alto do Morro do Guasco, e a cidade moderna. Qualquer passeio deve começar do topo, na Catedral de San Ciriaco. Em direção ao porto fica o Arco do Triunfo de Trajano e as ruínas do Anfiteatro Romano.

A Mole Vanvitelliana é uma atração turística de primeira linha, junto com a vizinha Igreja de Sant’Agostino. Para os amantes da arte, na Piazza del Plebiscito a Igreja de San Domenico acolhe a Crucificação de Ticiano e a Anunciação de Guercino. Também dignos de nota são o Palazzo degli Anziani com sua fachada barroca, agora sede da universidade; e o Palazzo Ferretti, datado do século 16, agora abrigando o Museu Arqueológico de Marche. A Pinacoteca Comunale “Francesco Podesti” e sua Galeria de Arte Moderna apresentam a Madona e o Menino com Santos de Ticiano, a Madona e o Menino de Carlo Crivelli, bem como obras de Lorenzo Lotto, Sebastiano del Piombo e Corrado Cagli.

Ao norte de Ancona, Chiaravalle é conhecida por sua abadia, localizada na grande praça do centro da cidade. Mais para o interior, está Jesi, fundada pelos Umbria, e de grande interesse histórico pela passagem de etruscos, gauleses e romanos ao longo do tempo. Movendo-se para o norte, Rocca Roveresca de Senigallia é um testemunho das origens romanas da cidade. Em uma localização panorâmica com vista para os Vales Cesano e Nevola está Corinaldo, local de nascimento de Santa Maria Goretti e um famoso destino de peregrinos; as duas belas aldeias de Ostra e Ostra Vetere ficam nas proximidades.

Perto da fronteira com a Região de Umbria e inserida nas montanhas está Fabriano, conhecida pela sua arte e artesanato em papel desde o século XIII. Voltando à costa temos Osimo, 18 quilômetros ao sul de Ancona, que fica nas colinas entre os Vales Aspio e Musone e possui ruínas do período clássico. Finalmente, logo depois de Castelfidardo, fica Loreto, o lar do maior santuário italiano dedicado à Virgem Maria; é um exemplo típico de centro urbano e está localizado em torno do Santuário de Loreto e sua Basílica. A Santa Casa é um tesouro com obras de incrível beleza, assim como a Galeria e Museu de Pintura e o Palácio Apostólico.

O QUE FAZER?

A província de Ancona oferece muitas opções para atividades ao ar livre em sua bela paisagem, especialmente ciclismo e cavalgadas. Possui uma escola de montanhismo que agradará aos escaladores, enquanto os amantes dos esportes de inverno podem praticar esqui nórdico e alpino nos meses de inverno.

Também vale visitar as três Cavernas Frasassi para espeleologia (com ajuda de guias especializados).

As paisagens únicas e a presença de vários parques oferecem inúmeros percursos para os praticantes de trekking e mountain bike. A costa entre Senigallia e Ancona oferece muitas oportunidades para mergulho, vela, pesca e paraquedismo.

Entre os eventos tradicionais de Ancona, destacam-se os seguintes: a Festa del Mare (Festival do Mar), realizada no primeiro domingo de setembro e que consiste numa procissão de centenas de barcos pelo porto para homenagear os que perderam a vida no mar; a Feira do Arco e, poucos dias depois da Festa del Mare, o espetacular Conero Regatta.

Das muitas reconstituições históricas, vale a pena ver a Contesa del Pozzo della Polenta, realizada em Corinaldo; que comemora a vitória do povo da cidade em uma batalha decisiva em 1517, com o Palio: várias corridas entre os vários bairros da cidade.

O QUE COMER?

A Província de Ancona é um território rico em recursos naturais, ambientais, culturais, artísticos e culinários, todos integrados numa tapeçaria única. Estes se expressam não apenas nos valores de suas tradições e cultura, mas também na alta qualidade de seus produtos.

O sabor, a fragrância e a autenticidade de sua culinária desperta muito interesse por parte do turista curioso, do consumidor exigente e também dos mais instruídos. Muitos produtos são dignos de nota na gastronomia local, e os seus alimentos se beneficiam do clima ameno de Ancona, bem como dos antigos saberes dos agricultores. A pesca é uma das atividades que floresce ao longo da costa, aproveitando ao máximo a generosidade do Adriático. Ancona é um porto importante para a frota pesqueira: o linguado pode ser encontrado em abundância, juntamente com o robalo, a dourada, o pregado e o tamboril para deliciosos grelhados e assados. Também não podem ser deixados de fora os peixes-paranza para sopas; peixe azul para grelhar; e amêijoas e mexilhões, mariscos e moluscos de todo tipo.

Ao longo dos séculos, as colinas têm sido o local ideal para vinhas específicas que criaram vinhos de prestígio, por exemplo: Verdicchio, Rosso Conero e o Lacrima di Morro d’Alba.
A produção de azeite extra virgem de alta qualidade é o resultado de vários fatores: a base varietal, o solo e o clima, as antigas técnicas agronômicas e, não menos importante, a técnica tradicional que é um misto de produção vanguardista e familiar que ainda mantêm seus métodos tradicionais de britagem.

A apicultura está amplamente difundida, sendo passada de geração em geração com habilidade e entusiasmo. O mel é doce, ligeiramente aromático e transparente. A produção de enchidos também é de suma importância, notadamente o Salame de Fabriano, que se encontra em processo de obtenção do prestigioso Rótulo P.D.O. (selo de proteção a alimentos tradicionais).

Na criação de um cardápio, geralmente é traçada uma divisória entre os pratos originários do mar e da terra, mas isso não exclui alguns pratos mistos que incluem frango e peixe com azeitonas, atum e anchovas.

A cultura culinária marinha da província é coroada por brodetti ou ensopados. Seguindo os antigos costumes, o ponto de partida são 13 variedades de moluscos, mariscos e peixes mediterrâneos, enquanto o ingrediente característico é o molho de tomate aromatizado com vinagre. Outra especialidade de frutos do mar que não pode ficar de fora é o stoccafisso all’anconitana com batatas, azeitonas, anchovas, tomates e ervas aromáticas. É um prato tão valorizado que a receita é até codificada e protegida sob a tutela de um consórcio ou academia.

A gastronomia da terra apresenta a especialidade regional, o vincisgrassi, um prato de lasanha recheado com molho branco, ragù de salsicha de vaca com presunto, miúdos e cogumelos porcini, seguidos de outros pratos de massa encimados por molhos de carne embelezados com trufas brancas ou pretas da mais alta qualidade. A carne branca é muito apreciada nos primeiros pratos: frango e coelho, assados ou em guisados. Isso não diminui o papel central da costeleta de carne, a muito aromática porchetta assada, cordeiro grelhado, aves de caça ou os caracóis especiais em Arcevia e Fabriano. Numa terra de cereais, os produtos frescos do forno são importantes: pão e foccacia, incluindo a crescia, aromatizada com azeite, sal, alecrim e cebola.

Para sobremesa, donuts com sementes de anis são típicos, assim como uma miríade de sobremesas. Os aromas da doçaria regional incluem o do lombo de figo de longa data, uma espécie de folhado em forma de salame com figos secos e casca de fruta; e o bostrengo, um bolo tradicional com cereais e frutos secos. Por fim, existem os tradicionais licores de anis ou de café no território entre Ancona e Fabriano.

www.italia.it

 

Photo by Felicia Varzari on Unsplash