O plasma é uma alternativa viável ao laser?

Cacau Show traz mais de 50 opções de presentes especiais para celebrar o Natal e Ano Novo
18 de novembro de 2021
Com retomada, Mega Moda celebra abertura de 220 lojas em seu complexo em apenas quatro meses
18 de novembro de 2021

O laser é conhecido por oferecer um ótimo corte de formas complexas e de orifícios graças ao seu kerf estreito (o espaço criado pelo processo de corte a plasma, ou a quantidade de metal removido pelo arco plasma) para cortar aço-carbono de até 25 milímetros (mm) de espessura. O laser a fibra também produz uma boa angularidade de corte e pode cortar com tolerâncias muito restritas, na faixa de 0,2 mm. Isso indica que um sistema a laser pode, de fato, ser a melhor opção quando for necessário o corte de formas extremamente complexas ou orifícios pequenos (com razão diâmetro-espessura inferior a 1:1.)

No entanto, caso seja necessário executar cortes de perímetro de alta qualidade, e tolerâncias na faixa de 0.5 mm forem aceitáveis, as velocidades de corte mais altas associadas ao plasma, principalmente quando o material a ser cortado tiver mais que 10 mm de espessura, fazem com que o plasma seja a melhor escolha. Nessa espessura, por exemplo, o processo a plasma X-Definition de 170 A (classe de corte a plasma) proporciona cortes de alta qualidade em velocidades duas vezes maiores do que um laser a fibra de 4 kW usando oxigênio.

A Hypertherm, empresa que tem a expertise em projetar e fabricar produtos de corte industrial, afirma que o X-Definition™ é responsável por melhorar ainda mais a capacidade do plasma de executar aplicações de alta precisão. “Quando instalado em uma máquina de corte de alta qualidade, equipada com trilhos lineares e cremalheiras elípticas, o sistema a plasma XPR300™ da Hypertherm, com o corte X-Definition, pode manter a tolerância das classes 1 e 2 da ISO 9013 além da qualidade de corte de faixas 2 e 3 da ISO 9013”, afirma Edson Hurtado, gerente de vendas da Hypertherm.

Já o sistema a plasma XPR300 pode também apresentar acabamento de superfície de borda geralmente mais homogêneo do que o laser a fibra em faixas maiores de espessura e uma qualidade de borda extremamente consistente durante toda a vida útil do conjunto de consumíveis.

Com a chegada do corte X-Definition vieram os avanços significativos no corte de materiais não ferrosos. As tecnologias Vented Nozzle, Vent-to-Shield e Plasma Dampening (constrição do arco, vazão para proteção e amortecimento de plasma) permitem bordas retas em aço inoxidável de até 12 mm de espessura sem escória.

Um processo chamado Vented Water Injection (VWI) também realiza cortes homogêneos, retos e isentos de escória em alumínio, com espessura que varia de 6 mm a até mais de 25 mm. Dessa forma, para o corte de precisão em aço inoxidável muito fino, o laser a fibra seria o processo indicado. Para faixas de espessura maiores, principalmente com mais de 6 mm, o plasma X-Definition seria uma alternativa viável e mais econômica.

Melhor aplicação com o plasma

O corte chanfrado também é uma aplicação que fica melhor com o plasma. Em especial com a chegada da tecnologia True Bevel™ (elimina as suposições do processo de corte chanfrado a plasma), ficou muito viável executar esse corte de forma econômica na máquina de corte e eliminar operações secundárias.

Por fim, enquanto o plasma exige equipamentos de proteção pessoal contra ruídos e claridade, os sistemas de laser a fibra exigem a construção de uma proteção de segurança ao redor do sistema inteiro para protegê-lo de possíveis danos ao feixe de laser a fibra.

Sobre a Hypertherm

A Hypertherm projeta e fabrica produtos de corte industrial utilizados por empresas do mundo inteiro para construir navios, aviões e trens, estruturas em aço, equipamentos pesados, entre outras atividades. Seus produtos incluem sistemas de corte, CNCs e softwares que proporcionam níveis de desempenho e confiabilidade que resultam em maior produtividade e lucratividade para centenas de milhares de empresas. Fundada em 1968 e sediada em New Hampshire, a Hypertherm é uma empresa 100 por cento de propriedade dos seus funcionários e emprega mais de 1.800 profissionais, com operações e representações por parceiros no mundo inteiro.