O Ouro do Jalapão

Ryzí lança “Welcome Space”
19 de novembro de 2021
Reabertura da Capela Santa Luzia marca primeira etapa de abertura do Complexo Cidade Matarazzo
19 de novembro de 2021

“Designer cria joias em parceria com associação de artesões regionais, usando o capim dourado em “upcycling” com ouro, citrino, quartzo, turmalinas verdes, topázios e rubis”

Dina Noebauer possui um olhar atento e oportuno para proporcionar novas possibilidades em seu trabalho como designer. Sempre na busca de novos materiais, pesquisando para um novo projeto voltado para decoração com o uso de fibras naturais, se deparou com a beleza do capim dourado. Mudou seu foco e decidiu criar joias em “upcycling” com esta fibra, e começou a pesquisar mais a fundo a origem, o processo de produção e o comportamento da matéria prima para a joalheria.

 

Sedenta por informações, em sua busca por uma associação que a pudesse auxiliar com este material, chegou até a Associação de Capim Dourado de Manaus. Dina conheceu toda a trajetória da instituição, atualizou-se sobre o processo da colheita, tecimento das fibras e como vivem os associados: “Isso me inspirou mais ainda a trabalhar com esse material, que já vem sendo usado em biojoias, bolsas, artigos para casa, … Decidi ajudá-los de alguma forma”, comenta a designer.

Dina cria então a coleção cápsula “O Ouro do Jalapão” composta por brincos, colares e anéis usando o capim dourado em fusão com o ouro 18K, gemas brasileiras como o citrino, quartzo, turmalinas verdes, topázios e rubis.

As formas desenvolvidas por Dina para a criação das peças, refletem a busca pela sobrevivência destes artesãos, com suas coreografias e nos cantos celebrados na hora da colheita do “ouro natural”, além dos movimentos da própria fibra na natureza com a incidência dos ventos.