O “novo inglês”: Excel é requisito básico para vagas de emprego em diversas áreas

Givago Ferentz assina projeto da loja Hey Guria em Curitiba
27 de outubro de 2022
Ferragamo apresenta nova campanha de óculos de sol para temporada outono/inverno de 2022
27 de outubro de 2022

Com o aumento da demanda na área de análise de dados, ferramenta ganha protagonismo e desafia profissionais que buscam postos no mercado de trabalho

Quando se fala em tecnologia, é comum que novas ferramentas cheguem para substituir soluções mais antigas, mas há um software que mesmo depois de quase 40 anos de existência segue imbatível: o Microsoft Excel. Criado para o desenvolvimento de planilhas ou relatórios, o programa, já consolidado no mercado corporativo, vem ganhando ainda mais força nos últimos anos, especialmente por conta da relevância do processamento e da análise de dados nas mais diversas áreas e setores.

Para muitos profissionais, especialmente da área de tecnologia, mas não somente, o domínio do Excel passou a ser um requisito básico. Basta observar algumas descrições de vagas de emprego e perceber que a ferramenta costuma ser citada entre as habilidades necessárias ou que se configuram como diferencial.

Para Sara Malvar, professora de Data Science, o grande diferencial do Excel está na facilidade em manipular e organizar dados, possibilitando análises descritivas, diagnósticas, preditivas e prescritivas.

“O Microsoft Excel é a ferramenta mais completa e utilizada para análise de dados. Além disso, possui uma vasta capacidade de limpar, organizar, manipular e visualizar dados. O Excel está em toda parte e os profissionais que buscam uma mudança de carreira, provavelmente, precisarão ‘enfrentá-lo’”, aponta a especialista.

Automatizar tarefas repetitivas, visualizar informações de maneira adequada e tomar decisões baseadas em dados são algumas das atividades mais valorizadas pelo mercado de trabalho que podem ser realizadas com o Microsoft Excel. O cientista de dados Milton Ossamu ressalta, entretanto, que dominar as funcionalidades do programa é apenas uma parte do processo.

“Juntamente com outras tecnologias, o Excel é uma ferramenta complementar para realizar tarefas relacionadas à análise de dados e comunicação de valor dos dados. O que é realmente importante é ter um conhecimento do negócio e sobre como usar o Excel para extrair informações dos dados a fim de realizar insights válidos e úteis”, explica o especialista, que atua como instrutor do curso “Excel do Zero”, ofertado pela Ultima School.

Voltado para analistas de dados, especialistas em Marketing ou Finanças e para empreendedores, o curso é um convite para que os profissionais aprendam os fundamentos do Excel, que também podem ser aplicados em softwares similares, como o Google Sheets e o Numbers, da Apple.

“Ao dominar o uso do Microsoft Excel, os alunos se tornam mais produtivos no trabalho, pois esse conhecimento possibilita otimizar o tempo. O curso parte de habilidades e conhecimentos básicos e é indicado para todos, mesmo para quem nunca criou uma planilha na vida”, destaca Milton Ossamu.

Para ir além dos fundamentos, o instrutor também indica a realização de cursos na área de Data Analytics, voltados a ensinar métodos sofisticados para coletar, analisar e apresentar dados.

Photo by Magnet.me on Unsplash