O mar italiano

Receita para o dia das Bruxas: Entre nessa brincadeira com as crianças
27 de outubro de 2020
5 produtos para renovar e tratar a pele de forma segura enquanto enfrentamos o calor
28 de outubro de 2020

Com seus aproximadamente 7.500 quilômetros de costa, a Itália é o lugar ideal para os amantes do mar

A grande variedade de suas praias a torna perfeita para todo tipo de veranista em busca da natureza, da diversão, do descanso e do relaxamento. A costa italiana, com seus inúmeros golfos, enseadas, portos turísticos e longas praias de areia, é verdadeiramente adaptada a todas as demandas dos amantes do mar. É repleta de vilas de pescadores e cidades costeiras com resorts marítimos e praias diurnas – muitas delas facilmente acessíveis de carro, trem e aviões, e embarcações grandes e pequenas.

Toscana – Isola d’Elba – Spiaggia della Paolina

De norte a sul, de leste a oeste, esta terra montanhosa desce até as costas rochosas e recortadas dos mares Tirreno e Jônico no oeste e sudeste, respectivamente, e em direção às costas mais suaves e arenosas do Adriático, ao leste. Destes mares que desembocam no belo país surgem duas magníficas ilhas – Sicília e Sardenha – além de numerosos pequenos arquipélagos. Isso inclui o arquipélago toscano, ao qual Elba pertence; o Arquipélago da Maddalena na Sardenha; o arquipélago da Campânia com Ischia e Capri; e, finalmente, as Ilhas Pontinas, na costa sul do Lazio. Entre as costas da Tunísia e da Sicília, encontramos também as Ilhas Pelagianas (Lampedusa) e, ao norte da Sicília, as Eólias – com dois vulcões ativos, Stromboli e Vulcano – e as Ilhas Egadi, uma reserva natural. Por último, mas não menos importante, em Puglia, estão as esplêndidas Ilhas de Tremiti.

Spiaggia in Sardegna

Da Ligúria aos Alpes Marítimos (a oeste de Gênova) e à zona apenina da Ligúria, o sopé das montanhas alpinas empurra e escova as ondas que batem na Riviera italiana. Com seus penhascos altos e rochosos, essas costas acidentadas são ricas em belos recantos, fendas e fundos marinhos profundos. As maravilhas da natureza não param por aí. Esta área é um paraíso para inúmeras espécies animais e também para os humanos: se você deseja observar a natureza ou praticar esportes aquáticos, você pode desfrutar de uma variedade de atividades nas áreas protegidas de Cinque Terre e no Golfo dos Poetas.

As praias da costa toscana são mais baixas e arenosas, embora compreendam a costa dos Alpes Apuanos, Versilia, o litoral de Pisa e a Costa etrusca. Todos esses pontos veem uma atividade turística vibrante desde 1960. As conhecidas ilhas de Elba e Capraia ficam a cerca de 19 km da costa da região e, embora façam parte do arquipélago toscano, residem no mar da Ligúria.

Vernazza (La Spezia)

Continuando ao longo das margens do Tirreno, encontramos a Maremma, o Lácio e a Campânia, em grande parte baixa e arenosa, mas com penínsulas rochosas aleatórias que quase se encontram com a borda das Ilhas Pontinas.

Indo mais para o sul, a Baía de Nápoles finalmente se abre para o mar, seguida pela Costa Amalfitana, o Golfo de Salerno e o alto e rochoso promontório de Cilento. Este terreno maravilhosamente elevado e irregular continua quase todo o caminho até o estreito de Messina, que separa a Sicília do resto do continente.

As costas meridionais, banhando-se no mar Jônico, lembram as linhas costeiras do Mar Tirreno: penhascos íngremes onde a cordilheira dos Apeninos está mais próxima do mar, onde Calábria e Basilicata se movem em direção à Apúlia, perto da foz do rio Po.

Excluindo os promontórios do Monte Gargano e do Monte Conero, a zona litorânea inundada pelo Mar Adriático é composta por uma imensa faixa de terra arenosa, e é naturalmente o local de muitos estabelecimentos à beira-mar.

Sicilia – Tonnara di Scopello

A maior ilha italiana, a Sicília, é margeada por uma costa montanhosa e serrilhada no norte e leste (como em Taormina), e por costas mais planas no sul e oeste (como na Costa de Trapani e nas Ilhas Egadi). A Sicília também é coberta por reservas naturais e paisagens deslumbrantes. A região é absolutamente surpreendente, assim como todas as ilhotas ao redor, onde turistas vêm de todas as partes do mundo.

É também no mar Tirreno que encontramos a Ilha da Sardenha, onde as margens são variadamente rochosas e lisas (Costa Smeralda). Pedregulhos gigantes, bem como outras ilhas grandes e pequenas (por exemplo, Maddalena, Caprera), compõem a paisagem off-shore da Sardenha.