O extraordinário Trentino-Alto Ádige

3 Corações lança 4ª edição do Concurso Florada Premiada, maior Concurso do mundo feito para mulheres produtoras de café 100% arábica
30 de junho de 2021
Chegada do inverno inspira lançamentos de botas cheias de estilo no cjfashion.com
30 de junho de 2021

Trentino-Alto Ádige está situado no extremo norte da Itália, na fronteira com a Áustria e a Suíça, e é conhecido pela beleza de suas montanhas

Seu território se estende desde a cordilheira Adamello-Brenta, passando pelos picos de Ortles e Cevedale e seguindo até as montanhas mais impressionantes da Europa: as Dolomitas do Vale Fassa, Brenta, os Vales Gardena e Fiemme e o Pale di San Martino. Essa região contém uma extraordinária variedade de paisagens: magníficos cumes de montanhas cobertas de neve, bosques, vales amplos, riachos, lagos, um jogo de luz encantador entre as torres das Dolomitas, além de aldeias típicas com altos campanários e uma miríade de cenários de natureza intocada.

Centenas de quilômetros de pistas de esqui tornam esta região um destino turístico de ponta – Madonna di Campiglio, Canazei, Moena, San Martino di Castrozza são os resorts mais conhecidos. São populares no inverno e no verão tanto pela natureza que os cerca quanto pelas suas atividades esportivas.

A paisagem do Lago de Garda é particularmente pitoresca; estreita-se no Trentino, aparecendo como um fiorde entre as altas montanhas.

Terra de convergência entre os mundos latino e nórdico, Trentino-Alto Ádige é o guardião de um notável patrimônio cultural, formado por evidências pré-históricas, encantadores castelos, santuários e cidades de grande significado histórico e artístico.

Várias cidades termais oferecem tratamentos e spas, como por exemplo: Merano, Lèvico Terme, Peio, Rabino e Comano Terme.

As províncias da região são Bolzano e Trento.

O destino mais marcante são as Dolomitas, a essência da região. As Dolomitas foram declaradas Patrimônio Mundial da UNESCO e oferecem uma experiência inesquecível para os amantes de esqui e esportes de inverno.

Além disso, a região é guardiã de incríveis tesouros artísticos, monumentos e obras arquitetônicas que combinam o gótico austríaco com o estilo do Renascimento italiano. O percurso para descobrir esta região começa em Trento, conhecido como o ponto de encontro do Conselho Ecumênico (1545-1563); a cidade possui uma catedral românica lombarda e o castelo Buonconsiglio.

A segunda parada é Bolzano, a “Porta das Dolomitas” e símbolo da fusão das culturas itálica e germânica, personificada em sua catedral gótica.

Outros lugares que valem a visita são Rovereto, com seus museus, castelos, a Ermida de São Colombiano e o grande “sino da paz” e também o Museu MART, o novo centro de arte moderna. Também vale citar Riva del Garda, com o Palácio Pretório e sua austera e elegante fortaleza do século 13, a Rocca.

Trentino-Alto Ádige, tendo como pano de fundo as mais belas cordilheiras da Europa, oferece opções de férias emocionantes e divertidas para desfrutar as montanhas e suas características que estão em constante mudança ao longo das estações.

O cenário branco como a neve das Dolomitas é o destino ideal para os amantes do esqui, snowboard, patinação no gelo, escalada, caminhada na neve e trekking.

A região possui resorts de esqui internacionalmente famosos, como Madonna di Campiglio. Val Gardena tem seus conhecidos resorts de Selva Val Gardena, Ortisei e Santa Cristina. O Vale Fassa conta com os resorts Canazei e Moena, a cordilheira Marmolada e San Martino di Castrozza, que formam um terreno mágico de inúmeras encostas interligadas em um circuito de centenas de quilômetros, cercado por picos magníficos e paisagens encantadoras.

À noite, você pode se divertir e curtir uma animada vida social nos restaurantes, bares e discotecas locais.

No verão, Trentino-Alto Ádige é o lugar perfeito para caminhadas e passeios pedestres em plena natureza, pelas trilhas do Parque Nacional Stelvio, nas matas do Vale do Fassa ou entre os lagos de alta altitude.

Os amantes do trekking podem explorar as montanhas mais altas seguindo os belos trechos da Via Alpina, com rotas e refúgios de montanha bem equipados. No coração dos Alpes, encontra-se um percurso natural histórico muito especial, o Sentiero della Pace (Caminho da Paz), em memória da Primeira Guerra Mundial.

O Lago de Garda, rodeado pela vegetação mediterrânea, é ideal para muitas atividades diferentes: mountain bike, vela, windsurf, mergulho e caminhadas nas montanhas circundantes.

As muitas rotas gastronômicas dessa região conduzem aos vinhedos da famosa casta pinot noir, onde se produzem espumantes e vinhos brancos, assim como a outras localidades onde se pode descobrir as especialidades típicas como as deliciosas castanhas do redor do Lago Varna.

A Trilha da Maçã no Val di Non revela uma combinação única de cores e aromas: é o reino das maçãs cujos nomes são conhecidos em todo o mundo, de Golden Delicious a Rennet.

As cidades termais da região estão à disposição para oferecer férias relaxantes, dedicadas ao bem-estar e à harmonia da mente e do corpo. Reserve um tempo para Levico ou Merano Terme, famosos pela terapia com radônio e tratamentos de beleza de todos os tipos.

Repleto de tradição, Trentino-Alto Ádige é o lar de uma grande variedade de eventos: dos tradicionais mercados de Natal de Bolzano e Merano ao festival de San Vigilio em Trento, bem como festivais locais e inúmeras feiras dedicadas ao vinho, castanhas, cogumelos e outros excelentes produtos locais.

A comida tradicional do Trentino-Alto Ádige baseia-se em pratos simples, mas saborosos, confeccionados com produtos da agricultura local.

A especialidade mais famosa da região é o presunto tirolês conhecido como Speck. Para os amantes de salame, vale experimentar a variedade kaminwurz; com queijos típicos representados pelos queijos grana trentin, toma di montagna e casolet. Todos conhecem a polenta, servida como prato de entrada e preparada com fubá ou trigo sarraceno e servida com molho de carne, queijo ou cogumelos.

Outros pratos de entrada são a sopa de cevada, a massa com feijão, a sopa de cogumelos e o mais popular, o brò brusà, uma sopa simples e deliciosa.

Quanto aos pratos principais, as especialidades da região são: coelho com grappa, goulash, corço com polenta, truta e lucanica, uma linguiça de porco.

A rainha da comida local é a maçã Val di Non, usada para preparar o famoso strudel e as tortas de fruta.

Trentino-Alto Ádige também possui uma produção notável de vinhos premiados, incluindo Merlot, Cabernet, Pinot, Chardonnay e o excelente espumante da região.