Nutricionista Adriana Stavro indica cardápio detox para o pós carnaval

Elizabeth Titton lança ´Muirapiranga´, livro sobre série de esculturas monumentais
4 de março de 2020
Turistas podem conhecer estufas de flores em Holambra
4 de março de 2020

O carnaval passou e você ainda está exausto e sem energia? Os dias foram intensos de muita folia, pouco sono, muita bebida alcoólica, pouca hidratação e alimentação mais ou menos?

Com tudo isso, é normal que o organismo demore um pouco para se recuperar. Porém, é importante descansar e apostar em uma alimentação leve, desintoxicante e nutritiva. Frutas e legumes como abacaxi, maçã e couve manteiga possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado. E para quem abusou de bebida alcoólica é essencial consumir alimentos ricos em potássio como banana, melão, pêssego e frutas secas. Melhorar o sistema imunológico consumindo cenoura, acerola, laranja, limão, abacaxi e vegetais verdes escuros (couve, brócolis, espinafre, rúcula) é fundamental neste momento. Repor energias não significa repor calorias, mas sim nutrientes. Portanto, consumir alimentos que ajudam a desinflamar, desinchar, hidratar e melhorar a imunidade é muito importante para aos poucos voltar a ter energia para retomar a rotina. Lembrando que o organismo precisa de, no mínimo, sete dias para desintoxicar. E para quem curtiu a festa mais popular do Brasil e agora precisa desintoxicar, preparei algumas receitas.

Shot Detox 1 — Consumir ao acordar em jejum 
Ingredientes:
20 gotas de extrato de própolis verde
1 col. (café) de cúrcuma
1 col. (café) de gengibre em pó
suco de 1/2 limão
20ml pouco de água
Misturar todos os ingredientes e beber em seguida

Shot detox e antioxidante 2 — beba pela manhã
Ingredientes:
1/2 unidade de beterraba média sem a casca
1 rodela de gengibre grossa (10g), sem a casca
Modo de preparo
Passe os ingredientes na centrífuga. Se for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1xíc. (café) de água de coco ou suco de limão. Coe e beba em seguida.

Shot detox 3 — consumir pela manhã
Ingredientes: 
Suco de 1 limão
1 colher de sopa de vinagre de maçã
1 colher de café de cúrcuma
1 rodela de 1cm de gengibre sem casca
5g de glutamina (opcional)

Modo de preparo:
Passe os ingredientes na centrífuga. Se for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1xíc. (café) de água de coco ou água filtrada. Coe e beba em seguida.

Shot detox 4
Ingredientes:
Suco de 1 limão
1 rodela de 1cm de gengibre sem casca
1 colher de café de Chlorella
(Uma espécie de alga, a chlorella ajuda a eliminar toxinas e ainda é considerada um alimento para as células)
Passe os ingredientes na centrífuga. Se for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1xíc. (café) de água de coco ou água filtrada. Coe e beba em seguida.

Água saborizada ao longo do dia
água aromatizada (com gengibre, limão siciliano, hortelã, casca de maçã, canela em pau, rodela de abacaxi, casca de laranja)

Mais sobre Adriana Stavro:

Adriana Stavro Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Doenças Crônicas não Transmissíveis pelo Hospital Albert Einstein. Pós graduanda em Nutrição Clinica Funcional pela VP consultoria, pós graduanda em Fitoterapia pela Course4U.