Novo portal da Prefeitura de Curitiba facilita a experiência do usuário

Orquestra Sinfônica do Paraná tocará Mozart no domingo
11 de junho de 2019
Dia dos Namorados no Four Points by Sheraton Curitiba
11 de junho de 2019

Projeto foi desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes em parceria com secretarias e órgãos municipais

Responsivo, com visual moderno e de fácil navegação: esse é o novo portal da Prefeitura de Curitiba, lançado recentemente e desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), em parceria com a Secretaria de Informação e Tecnologia (SIT), Secretaria Municipal da Comunicação Social e demais secretarias e órgãos municipais.

Com uma página totalmente reformulada, o portal destaca a área de serviços e informações aos cidadãos, e, pensando no aumento do acesso à informação por meio de smartphones, ainda adapta o conteúdo do site à tela em que o usuário estiver utilizando. Segundo informações da prefeitura, muitas vezes, metade de todo o tráfego do portal é via celular.

O coordenador de Portais do ICI, Luciano Cardoso, conta que o projeto foi elaborado para trazer principalmente facilidade de acesso ao cidadão. “Todo esse processo realizado em prol da população vai ao encontro do propósito do ICI, que é melhorar a vida das pessoas e transformar as cidades”, conta.

O portal da prefeitura tem 538 páginas ativas de serviços que contemplam necessidades de pessoas físicas e jurídicas – como IPTU, alvará, transporte, rede de saúde, educação, entre muitos outros. A inspiração para o novo portal, segundo os desenvolvedores, foram outros sites de poderes públicos e noticiários, resultando em um ambiente leve e moderno. “Atendemos os padrões do jornalismo 4.0 e as exigências do mercado, que garantem uma navegabilidade mais completa e efetiva”, explica o coordenador.

Para o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a ideia é que o portal facilite ao máximo a experiência do usuário, fazendo com que o acesso seja rápido e direto à demanda solicitada. Assim como os aplicativos desenvolvidos pelo ICI para o município – Saúde Já, Nota Curitibana e Curitiba 156 –, o novo portal amplia as ações da prefeitura e deixa o cidadão ainda mais próximo da administração.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.