Novo cardápio do Euro Bistrô amplia conexões com a Europa

Queijo de Alagoa é eleito em votação popular o campeão do Festival do Queijo Artesanal de Minas 2022
4 de outubro de 2022
Bons motivos para visitar Tiradentes (MG) na primavera
4 de outubro de 2022

Com base na cozinha autoral e contemporânea, chef André Raulino promove fusão de nações nos pratos, modernização de técnicas e receitas e prioriza ingredientes leves, frescos e locais; carros-chefes da cozinha italiana são mantidos no menu 

Mais do que nunca, a cozinha do Euro Bistrô expressa toda a amplitude que o seu nome simboliza. O restaurante lança um novo cardápio, que marca a abertura da cozinha para outros países, apresentando mais conexões com a Europa. O chef consultor André Raulino foi o responsável por essa renovação, que promove uma fusão de nações nos pratos e uma modernização de técnicas e receitas, com referências brasileiras e valorização de produtos locais, priorizando ingredientes leves, frescos e da estação. A mudança no menu teve o cuidado de não provocar uma grande ruptura com a gastronomia consagrada servida na casa, mantendo os carros-chefes da culinária italiana e mediterrânea e o foco nas massas de fabricação própria e frutos do mar.

Da cozinha autoral e contemporânea, André Raulino trouxe a sua criatividade e o respeito à sazonalidade e não “ficar preso a ingredientes específicos”, incorporando insumos pouco usuais, produtos locais de alta qualidade e sabor aos pratos tipicamente europeus. Um exemplo emblemático é o Carpaccio de Magret de Pato, entrada preparada com técnica francesa e mediterrânea que leva pato finamente laminado e curado no tucupi, servido com emulsão de agrião, jambu e finalizado com sal Maldon defumado. “O novo cardápio quebra alguns paradigmas. Nem os ingredientes nem a técnica precisam ser fatores limitantes à execução dos pratos. A Itália não é só feita de lasanha, almôndegas e molho ao sugo. Existem regionalismos culinários e variações de ingredientes. Busquei abranger pratos com nuances da Europa inteira e com os quais o paladar da clientela do Euro Bistrô vai se identificar”.

Nessa nova fase, o cardápio conta com oito opções de entradas e 13 pratos principais, estes últimos divididos entre Mar e Terra. O chef destaca o Polvo Grelhado com alho laminado e páprica defumada e servido com purê de couve-flor assada e farofa de cebola caramelizada, além do Lombo de Bacalhau, preparado em baixa temperatura e servido com maionese de alho negro (fermentado e doce), batatas crocantes, cebola pérola tostada na grelha e brócolis com azeite e sal Maldon. “Trabalhamos os legumes e os produtos da terra para que não sejam apenas guarnições esquecidas. A Lasanha de Palmito Pupunha com moqueca de siri é um exemplo dessa proposta. Também incluímos mais opções vegetarianas como o Gnocchi de Cogumelos, massa de produção própria (farinha 00 e semolina) servida com ragu de mix de cogumelos, toque de trufa negra e finalizado com tomate cereja e lâminas de salsão crocante”.

A parte visual é muito importante na inovação do cardápio, segundo André Raulino. Os novos pratos apresentam bastante cor, textura e diferentes elementos, ao mesmo tempo em que valorizam a simplicidade e refletem também a diversidade de sabores, ora com características de acidez, ora trazendo o amargo como nota. “Convidamos o Raulino para elaborar e atualizar o novo menu, trazendo as características do seu trabalho, sem perder as origens europeias. Ele tem muita experiência no mercado, comandou dois restaurantes aqui em Curitiba (Raulino Cozinha Autoral e Pescara Cucina Italiana) e agora está atuando no Exterior. Tenho certeza que o novo cardápio vai surpreender e agradar a nossa clientela”, contextualiza o proprietário, Fábio Koreeda.

Outra novidade do menu são as sobremesas, que foram totalmente renovadas. Eclair, uma das mais interessantes segundo o próprio chef, é uma composição de pate choux brûlée recheada com creme de avelã e sopa de maracujá e manjericão. De ‘comer com os olhos’, o Parfait de Matcha leva biscuit de gergelim tostado, chantilly de cardamomo e limão siciliano finalizado com mel de abelha Jataí, e também o Mill Folhas de Fraise, que é preparado com massa folhada artesanal, ganache de morango, ganache de mascarpone com espumante e mini suspiros, crumble de nozes pecã e flor de sal.

Wine Station 

Um diferencial do Euro Bistrô é, sem sombra de dúvidas, a possibilidade de poder provar diferentes rótulos, já que a casa oferece Wine Station com 16 torneiras alimentadas por vinhos nacionais e importados para degustação, um autosserviço com sistema de consumo por meio de cartão magnético. O atendimento primoroso se torna uma experiência completa ao oferecer gastronomia harmonizada com vinhos e orientação de sommelier exclusivo. Isso é possível graças ao funcionamento da loja Vinho & Ponto no mesmo endereço, que comercializa todos os rótulos para os clientes do restaurante com o mesmo preço de balcão.

Com um ambiente intimista e sofisticado, e decoração moderna, a casa também possui um espaço específico para eventos, que pode receber até 30 pessoas, além de estacionamento próprio (sem custo adicional). Inaugurado em 2019, o Euro Bistrô propõe uma experiência única para quem deseja desfrutar o melhor da enogastronomia. O restaurante abre para almoço e jantar, com almoço executivo e menu à la carte.

SERVIÇO:

Restaurante Euro Bistrô 

Funcionamento:

Almoço – terça a sexta, das 12h às 14h30; sábado e domingo, das 12h às 15h.

Jantar – terça a sábado, das 19h às 22h30.

Endereço: R. General Mário Tourinho, 566, Seminário, Curitiba – PR

Informações e reservas: (41) 3319-6488/ 9 8877-8542 | https://eurobistro.com.br/https://www.instagram.com/eurobistrogastronomia/ | facebook.com/eurobistrogastronomia

Créditos: Agência Shine/ Alessandra Moro