Novidades no Instituto para Cuidado do Fígado

Você conhece o nome dos pratos mais famosos da culinária japonesa?
24 de fevereiro de 2023
Canabidiol da Ease Labs, fabricado no Brasil, já está sendo vendido nas farmácias do país
24 de fevereiro de 2023

Depois de 12 anos, para marcar uma nova fase, o Instituto para Cuidado do Fígado, que presta atendimento voluntário em Curitiba (PR), foi ampliado

Agora duas salas (905 A e 906), no 9°andar do Edifício Asa, formam os novos 96m² do ICF. “Vimos que nossa sede já estava pequena para nossa necessidade diária, além disso, fechamos o ano com uma nova parceria e, para dar certo, precisaríamos de um espaço maior”, explica o Dr. Fabio Porto, sócio fundador do Instituto.

Este ano, além do espaço clínico para os pacientes do ICF e do bazar permanente com roupas e acessórios, dispomos de cooperação com o Narcóticos Anônimos (NA), com reuniões diárias e grupos especiais.

“Trata-se de um novo olhar para causas externas que podem também causar enfermidades hepáticas, e por que não cuidar da causa e não só tratar a consequência das doenças”, diz a cirurgiã voluntária Dra. Ana Sofia Montero.

Vale lembrar que o ICF trabalha com a empatia das pessoas, uma vez que lida diariamente com famílias que precisam de amor do próximo. Porque para que aconteça um transplante, é preciso que o amor, a vida e a empatia pelo próximo façam parte da história das famílias ali presentes.

“E falando em amor, para o ano de 2023 temos ainda uma nova missão, achar um nome para a nova mascote do ICF, um coração lindo e cheio de vontade de fazer o bem. Para nos ajudar nessa missão, basta sugerir nomes para nosso novo amiguinho em nossa página do Instagram. Importante dizer ainda que qualquer pessoa ou empresa pode apadrinhar nossa causa, seja com doação de notas fiscais, seja com roupas ou produtos para nosso bazar permanente ou ainda doação por boleto mensal em prol da causa. Somos muito agradecidos por todos que nos ajudam há 12 anos a escrever e contar essa história e dar a esperança de um futuro para muitas famílias”, finaliza Dr. Fabio.

SobreDoação de órgãos – Para ser um doador, basta avisar a família. Vale lembrar que o doador vivo pode doar um rim, medula óssea (se compatível, feita por meio de aspiração óssea ou coleta de sangue); parte do fígado (em torno de 70%) e parte do pulmão (em situações excepcionais). Já um único doador falecido pode salvar mais de oito vidas, podendo doar coração, pulmão, fígado, os rins, pâncreas, córneas, intestino, pele, ossos e válvulas cardíacas.

Para entrar na lista de espera de transplante, o médico do paciente precisa cadastrá-lo na lista única. Os receptores (pacientes que estão na fila) são separados de acordo com as necessidades e conforme o órgão que necessitam, tipos sanguíneos e outras especificações técnicas.

Desde 2015, a equipe do Instituto para Cuidado do Fígado (ICF) é a responsável pelo serviço de transplantes hepáticos do Hospital do Rocio, em Campo Largo (PR). Além disso, há 12 anos, atende gratuitamente pacientes com problemas hepáticos, orientando desde o diagnóstico das doenças do fígado até o término do tratamento, seja ele tomando remédios ou realizando um transplante.

Fonte: – XXVIII – Nº2 (abto.org.br)

Sobre o Instituto: A equipe do ICF é formada pelos médicos Dr. Fabio Porto – cirurgião do aparelho digestivo (CRM PR 19570 – RQE 15223); Dr. Fabio Silveira – cirurgião do aparelho digestivo (CRM PR 20009 – RQE 15509), Dra. Cassia Sbrissia Silveira – hepatologista (CRM PR 20765 – RQE 18516), Dra. Ana Sofia Montero – cirurgia geral (CRM PR 36369 – RQE 22829) e Dr. Henrique Higa – cirurgião do aparelho digestivo (CRM 29620 – RQE 22027). A equipe do ICF é responsável pelo serviço de transplantes hepáticos do Hospital do Rocio, em Campo Largo.

Sobre o AA

O que é o programa de Narcóticos Anônimos?

Narcóticos Anônimos ou NA é uma Irmandade ou Sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. Somos adictos em recuperação, que nos reunimos regularmente para ajudarmos uns aos outros a nos mantermos limpos.

Este é um programa de total abstinência de todas as drogas e há somente um requisito para ser membro: o desejo de parar de usar. Sugerimos que você mantenha a mente aberta e dê a si mesmo uma oportunidade.

Nosso programa é um conjunto de princípios escritos de uma maneira tão simples que podemos segui-los nas nossas vidas diárias. O mais importante é que eles funcionam.

NA não tem subterfúgios, não somos filiados a nenhuma outra organização, não temos matrícula nem taxas, não há compromissos escritos, nem promessas a fazer à ninguém. Não estamos ligados a nenhum grupo político, religioso ou policial e, em nenhum momento, estamos sob vigilância.

O recém-chegado é a pessoa mais importante em qualquer reunião, porque só dando podemos manter o que temos. Qualquer pessoa pode juntar-se a nós, independentemente da idade, situação financeira, raça, orientação sexual, crença, religião ou falta de religião.

Não estamos interessados no que ou quanto você usou, quais eram os seus contatos, no que fez no passado, no quanto você tem ou deixa de ter; só nos interessa o que você quer fazer a respeito do seu problema e como podemos ajudar.

Aprendemos com nossa experiência coletiva que aqueles que continuam voltando regularmente às nossas reuniões mantêm-se limpos. Para mais informações sobre dias e horários de reuniões de NA acesse: www.na.org.br – 41 99777-0209 – telefone WhatsApp.

Instituto para Cuidado do Fígado

Rua Voluntários da Pátria, 475, cj 905 A e 906 – Edifício ASA

Curitiba – Paraná

Telefone: (41) 99813-0089

www.icfigado.org