Novas tecnologias ajudam mulheres com mais de 50 anos a se manterem em forma e com saúde

Nos 150 anos de seu ícone pioneiro de autenticidade e estilo, Levi’s® chama o mercado fashion brasileiro para celebração no projeto LOOK – Olhares Através da Moda
31 de agosto de 2023
Cerâmicas Castelani apresenta peças de inspiração oriental criadas a partir de residência artística em Bali, na Indonésia
31 de agosto de 2023

No mundo, o mercado de aplicativos de saúde para mulheres foi avaliado em mais de US $3 bilhões

As novas tecnologias têm ajudado o público feminino com mais de 50 anos a se manter em forma e com saúde. Já bem adaptadas ao uso de aplicativos e demais inovações, mulheres nesta faixa etária têm buscado cada vez mais recursos online que lhes permitam praticar atividades físicas com regularidade, segurança e no conforto do próprio lar.

Para se ter uma ideia da relevância desse tipo de tecnologia, o mercado global de aplicativos de saúde para mulheres foi avaliado em US $3,2 bilhões em 2022 e deve crescer anualmente cerca de 19% de 2023 a 2030, de acordo com dados do relatório Grand View Research. Por isso, o mercado está apostando cada vez mais em inovações para atender diversas necessidades femininas.

A plataforma Saúde Diária, criada pelo profissional de educação física e influenciador paranaense Aurélio Alfieri, é um exemplo de que a tendência é forte e veio para ficar. Com programas completos de exercício que podem ser feitos a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, ela reúne atualmente cerca de 18 mil pessoas cadastradas, sendo a grande maioria delas mulheres e com mais de 50.

“A tecnologia desempenha um papel crucial em ajudar as mulheres a manter uma rotina regular de exercícios. A Saúde Diária, por exemplo, oferece exercícios fáceis, sem impacto e rápidos. São atividades específicas para quem tem mais de 50 anos, ajudando a combater a flacidez, contribuindo com o fortalecimento dos músculos, melhorando a flexibilidade e reduzindo dores, especialmente nas articulações”, conta Aurélio.

Mesmo que à distância, a plataforma também permite que as participantes interajam entre si, superando barreiras geográficas. Segundo o educador físico, as mulheres que utilizam a Saúde Diária para obter maior qualidade de vida acabam se tornando aliadas, interagindo entre si e motivando umas às outras a seguir em frente com suas rotinas de exercícios. “O suporte técnico e os encontros ao vivo com especialistas também são recursos valiosos que auxiliam as usuárias a esclarecer dúvidas e se manter motivadas”.

Após os 50 anos, adotar uma rotina diária de exercícios físicos ajuda a viver mais e melhor, contribuindo tanto com a saúde física quanto com a saúde mental. Entre os principais benefícios das atividades estão a perda de peso, a melhora na condição cardiovascular, o aumento da disposição e o desenvolvimento de uma maior autoestima. A frequência ideal de realização de exercícios varia de acordo com cada indivíduo. Porém, a Saúde Diária sugere que, com apenas dez minutos ao dia, já é possível obter resultados significativos.

“A plataforma oferece tanto sequências de atividades com durabilidade pequena quanto aulas completas de trinta minutos que são seguras, eficientes e divertidas. Também há aulas ao vivo que são realizadas quatro vezes por semana, podendo ser assistidas em tempo real ou gravadas, conforme a conveniência da usuária”, diz. “Para quem tem mais de 50 anos, são recomendados exercícios que sejam fáceis e sem impacto, evitando sobrecarga nas articulações”.

Entre os exemplos de atividades ideais, Aurélio cita exercícios com bastão, caminhadas, abdominais, treinos com peso, agachamentos e ações que podem ser feitas de forma repetida e com simplicidade, como por exemplo sentar e levantar de uma cadeira. “Mesmo depois dos 50 anos, o organismo responde de forma muito eficaz aos estímulos proporcionados pelos exercícios físicos, que tornam todas as estruturas, órgãos e sistemas muito mais fortes e resistentes. Em qualquer idade, praticar atividade física é uma ótima opção. Nunca é tarde para começar e se manter em atividade”.

Sobre o Aurélio Alfieri

Aurélio Alfieri é profissional de educação física e autor do livro Manual Prático para ser Jovem por Mais Tempo – A Roda da Juventude (Ed. Appris), que configurou entre os mais vendidos da Amazon em 2022. Possui especialização em Psicologia Corporal e já ministrou mais de 50 cursos e palestras no Brasil e no exterior. Desde 2016, produz vídeos semanais em seu canal no YouTube, que conquistou quase 2 milhões de inscritos, com treinos para o público com mais de 50 anos e para pessoas que precisam se exercitar sem impacto. No Instagram já possui mais de 1 milhão de seguidores. https://www.instagram.com/aurelioalfieri/

Freepik