Nova droga é esperança para paciente graves que sofrem de insuficiência cardíaca sistólica

Primavera-Verão: Nova coleção da Óticas Kohls conta com aproximadamente mil armações
18 de dezembro de 2020
FJ Pronto pra Levar! lança Cadeira Zig Zag para área externa
18 de dezembro de 2020

Testes mostram que o omecamtiv mecarbil atua na força do coração, é segura e reduz chances de eventos adversos e hospitalizações

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2008 e 2017 morreram 106 mil pessoas de insuficiência cardíaca no Brasil, uma doença debilitante e que pode levar à morte. Uma nova droga chamada omecamtiv mecarbil traz esperança para pacientes, especialmente os que apresentam características mais graves da doença.

A substância foi avaliada no estudo multicêntrico “Ativação de Miosina Cardíaca com omecamtiv mecarbil na Insuficiência Cardíaca Sistólica”, realizado por profissionais de vários lugares do mundo, e que contou com a participação do Dr. Miguel Morita, cardiologista da Quanta Diagnóstico por Imagem, como investigador. O estudo foi publicado pelo The New England Journal of Medicine, no site NEJM.org, em meados de novembro. O estudo teve como autor principal o médico John R. Teerlink, da Cardiologia do San Francisco Veterans Affairs Medical Center, nos Estados Unidos, e foi patrocinado pela bio-farmacêutica americana Amgen.

Dr. Morita explica que os testes com o omecamtiv mecarbil mostraram que há uma nova via de atuação na abordagem à doença e que a droga é segura e reduz chances de eventos adversos e hospitalizações. “Ficou demonstrado que é possível atuar diretamente na força do músculo do coração sem causar riscos, o que não tinha sido demonstrado previamente. Esta medicação tem um papel potencial em pacientes mais graves, com fração de ejeção mais reduzida e que não respondem aos tratamentos habituais”. Mesmo assim, o médico esclarece que a droga ainda não foi aprovada para uso e nem há estimativa para a sua liberação. Ele esclarece que todo medicamento precisa passar por etapas de aprovação para a maior segurança do paciente.

Morita faz um agradecimento especial aos 8.256 pacientes que foram inscritos no estudo e que se deixaram analisar durante uma média de 21,8 meses. “Sempre precisamos dos pacientes, e eles se comprometem para ajudar a humanidade. Participar de pesquisas é um lindo ato de altruísmo. ”, diz.

Insuficiência cardíaca

Desde os anos 1980 há quatro classes de medicamentos que auxiliam o tratamento de pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca sistólica. Esse problema ocorre quando o coração não consegue bombear corretamente a quantidade necessária de sangue para fora, ou seja, tem a fração de ejeção reduzida. Assim, drogas novas são constantemente desenvolvidas e testadas. O omecamtiv mecarbil foi a primeira a demonstrar eficácia e segurança ao agir diretamente na força do músculo cardíaco para bombear o sangue para fora.

Dr. Miguel Morita explica que há casos em que o paciente já nasce com o problema, mas a maioria adquire ao longo da vida, devido ao estilo de vida ou mesmo em decorrência ao envelhecimento. Há diversas doenças que podem levar à insuficiência cardíaca, como o mal de Chagas, diabetes, pressão alta, tabagismo, obesidade, infarto, miocardite. Até mesmo a covid-19 é um fator de risco, mas ainda não se sabe se é um efeito duradouro da infecção pelo coronavírus.

Sobre a Quanta Diagnóstico por Imagem
Fundada em 2004, a Quanta Diagnóstico por Imagem está localizada na cidade de Curitiba (PR) e oferece exames de ressonância magnética, PET-CT, tomografia 256 canais, angiotomografia, angiotomografia coronária, escore de cálcio, mamografia/tomossíntese, ecografia, radiografia, densitometria óssea, biópsia, cintilografia, radioiodoterapia, tratamentos para câncer de tireoide e dor óssea no câncer, ecocardiograma, eletrocardiograma e teste ergométrico.

A clínica mantém o Departamento de Inovação e Pesquisa, o Quanta Inova, que realiza pesquisas e estudos para novos protocolos para tratamentos cardiológicos e de câncer e participa do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da Agência Curitiba de Desenvolvimento SA e Prefeitura Municipal de Curitiba, que apoia iniciativas inovadoras de empresas locais. Desde 2007, tem um acordo de cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica da ONU e participa também de programa Quanum, que realiza auditorias para aprimorar a qualidade e a segurança dos exames de medicina nuclear em todo o mundo. Mais informações no site www.quantadiagnostico.com.br.