No Dia Mundial do Lúpus, dermatologista explica sobre efeitos da doença na pele

Fotógrafos da APAP/PR lançam ensaio “Olhar Reflexivo” durante o distanciamento social
11 de maio de 2020
Txai Resort se une ao fotógrafo Tuca Reinés para arrecadar cestas básicas em prol da comunidade de Itacaré
11 de maio de 2020

Queda de cabelo, dor nas juntas, aftas recorrentes e sensibilidade ao sol em áreas expostas como rosto, colo e braços, são alguns dos sintomas do Lúpus. A doença rara e autoimune pode atingir diversos órgãos e tecidos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença acomete mais as mulheres que homens. Além disso, segundo a entidade, a patologia costuma se manifestar, na maioria dos casos, na fase adulta do que na infância ou na melhor idade. É o caso de Ladyslene de Paula, 32, professora universitária diagnosticada com o Lúpus Sistêmico com fotossensibilidade há nove anos.

A doença começou a dar sinais durante um retorno da faculdade, quando sentiu dores nos joelhos e fraqueza nas mãos enquanto pilotava uma moto. “Consegui chegar em casa, mas já estava com fadiga, dor nas mãos e sem forças. Dormi e quando acordei meus joelhos estavam muito inchados, muito vermelhos e os meus dedos estavam bastante rígidos a ponto de eu não conseguir segurar a caixa de leite para tomar café da manhã. Também tive febre”, conta.

De acordo com o dermatologista do Hospital Anchieta, Dr. André Lemes, “o Lúpus pode atingir órgãos como pele, rins, articulações, cérebro, coração, pulmões e sangue. Por isso, os sintomas podem variar de acordo com o órgão atacado”. No caso dos rins, por exemplo, podem surgir sintomas como sangue na urina, inchaço excessivo das pernas, pés, rosto e mãos. Já quando afeta o coração, a doença pode dar sinais como tontura e ritmo irregular das batidas cardíacas.

Após o aparecimento dos primeiros sintomas é essencial que a paciente faça uma visita ao médico. O diagnóstico da doença é feito após a observação de alterações clínicas e laboratoriais. Para diagnosticar o lúpus que acomete exclusivamente a pele, conhecido como lúpus cutâneo, por exemplo, é solicitada uma biopsia, ou seja, é colhida uma pequena amostra da área lesionada para análise.

À época estudante de Engenharia de Alimentos, Ladyslene não entendia a razão das dores. “Fui o hospital pra fazer exame de sangue, raios-x pra saber se eu tinha alguma fratura, mas estava tudo normal”, relata. Com o resultado dos exames e o agravamento dos sintomas, passou por diversos especialistas até que por indicação de uma tia chegou a um reumatologista que a diagnosticou com a doença. “Fiz todos os exames clínicos e de sangue. São 11 critérios e eu apresentava ao menos 8: dor nas articulações, febre, fadiga, muita sensibilidade a luz do sol e outros”, conta. O diagnóstico trouxe alguns medos, dentre eles o que não poder ser mãe.

Tratamento e mudança de hábitos 

De acordo com o Dr. André Lemes, o tratamento é feito de acordo com quadro de saúde do paciente e com o órgão atingido. “No caso do Lúpus Cutâneo, o tratamento é feito com base em medicamentos de uso diário, pomadas e proteção solar”, explica.

Além do uso constante de medicações, para Ladyslene, o diagnóstico fez com que diversos hábitos fossem mudados. “Desde o diagnóstico comecei a usar filtro solar, porque eu era uma pessoa que não usava. Hoje não passo um dia sem. Nunca gostei muito de atividade física, mas a doença exigiu que eu fizesse alguma coisa. Fui procurando atividades que eu gostasse, então hoje pratico pilates, faço aulas de dança e musculação. Decidi fazer para melhorar as articulações e para me distrair também”, conta.

Em 2017, Ladyslene teve alta e passou a fazer consultas anuais para verificar sua situação de saúde. Desde então decidiu que era hora de tentar realizar o sonho de ser mãe e em fevereiro deste ano teve o teste positivo. “Agora com a gestação, estou reforçando os cuidados”, relata.

Sintomas

Sensibilidade ao sol, nas áreas expostas;

Manchas avermelhadas que podem descamar e deixar até cicatrizes;

Queda de pelos;

Queda de cabelos em grande quantidade;

Dor nas articulações;

Mal-estar;

Perda de apetite e de peso.

Dia Mundial do Lúpus

Dia 10 de maio foi instituído o Dia Mundial do Lúpus. A data patrocinada pela Federação Mundial de Lúpus – uma coalizão de organizações de pacientes lúpicos de todo o mundo, chama atenção para o impacto da doença na vida dos diagnosticados, para melhorias nos atendimentos, aumento de pesquisas sobre o tema e outros avanços.

Photo by Carolina Heza on Unsplash