No ano em que comemora 10 anos, projeto Jovens Músicos adapta-se para manter relação dos alunos com a música durante a pandemia

Farmácia na cozinha: ter uma alimentação mais saudável é cultivar a saúde
21 de outubro de 2020
Vinícola familiar ganha três medalhas de Ouro no Brazil Wine Challenge
21 de outubro de 2020

Com apoio da OJI Papéis Especiais através da Lei de Incentivo à Cultura, a iniciativa visa promover a democratização, a inclusão cultural e social

No ano que completa 10 anos de existência, o projeto Jovens Músicos, de Piracicaba/SP, teve que se adaptar para manter seu principal objetivo: agregar valores e virtudes para a vida de crianças e jovens através da música. Desde março, as atividades presenciais foram suspensas por conta da pandemia da covid-19. Apoiada pela empresa OJI Papéis Especiais através da Lei de Incentivo à Cultura e sem previsão de retorno, a iniciativa terá as aulas coletivas para crianças de cinco a 10 anos de idade substituídas por uma série de 10 vídeos de iniciação musical.

Contudo, a partir de novembro o projeto, que possui cerca de 200 participantes entre crianças e jovens, tem o plano de voltar com a apresentação de concertos de música de câmara e orquestra de cordas. Segundo o maestro Anderson Oliveira, o retorno presencial das aulas individuais está na etapa de organização para acontecer de acordo com a nova realidade, atendendo todas as medidas de segurança. Porém, até lá as aulas em grupo serão mantidas de forma online, em adaptações, como vídeos disponibilizados nas mídias digitais e em plataformas, como o YouTube.

Os vídeos disponibilizados para toda a comunidade são miniaulas de iniciação musical para crianças, além de relembrar trechos dos grandes concertos do projeto Jovens Músicos de 2019. “Nós não realizamos ensaios online devido à dificuldade de tocar sincronizado por causa da velocidade de internet e por depender de detalhes, como afinação em grupo. Já as aulas são possíveis de forma aceitável porque o trabalho é entre aluno e professor”, afirma o Maestro.

Os vídeos que estão em fase de confecção serão disponibilizados, via WhatsApp, para chegar também nas escolas em que o projeto já mantém ações. Além dessas práticas, o Jovens Músicos estrutura uma programação online e aberta ao público. Serão concertos didáticos para crianças transmitidos de forma virtual e gratuita.

Segundo o Maestro, para esse mês, a proposta é retomar algumas práticas pontualmente com pais, alunos e professores, mas, pelo momento atual, ainda buscam uma maneira de não prejudicar pessoas e famílias inteiras por decisões precipitadas. “A realização de atividades em grupos maiores, por enquanto, como orquestra juvenil, grupo de sopros e coral infantil, ainda é muito arriscado”, diz.

Toda a preocupação do Maestro e dos professores se dá pelo cuidado de manter os bons resultados que o projeto traz para a vida dos participantes que passaram por lá. Mais de 10 mil crianças já foram atendidas em concertos didáticos em escolas públicas, 1.500 delas tiveram aulas gratuitas semanalmente, 10 alunos já se sustentam pela renda gerada pela música e 17 dos jovens que passaram pelo projeto ingressaram na graduação de música, nas melhores universides paulistas. Além disso, o estudo da música melhora as notas na escola, auxilia no relacionamento com pais e responsáveis, diminui a timidez e melhora os níveis de concentração e a disciplina diária na sala de aula.

O principal valor da OJI Papéis Especiais é a Segurança, por isso, a empresa apoia e reconhece o cuidado do projeto Jovens Músicos em preservar a saúde e a vida de seus alunos. “Praticar valores e virtudes, como prega o projeto Jovens Músicos, se revela em um momento como esse em que manter a integridade da vida é essencial”, declara Mônica Salles, responsável pela Responsabilidade Social na OJI Papéis Especiais.

SOBRE OJI PAPÉIS ESPECIAIS

Com capacidade produtiva de 120 mil toneladas de papel por ano, a empresa é líder nacional do setor de papéis especiais (térmicos e autocopiativos). Faz parte do Grupo OJI Holdings Corporation, fundado em 1873 no Japão, que atualmente conta com 35 mil profissionais e atua em quatro continentes com mais de 300 subsidiárias e unidades fabris. Em 2011, o grupo assumiu o controle da fábrica de papéis especiais de Piracicaba e iniciou suas operações no setor no Brasil. A sustentabilidade é um dos principais valores da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, que busca gerar riqueza, valorização ambiental e social através de seus projetos socioambientais e modelo de negócio. Em 2017, a OJI foi reconhecida na segunda colocação de melhores empresas para trabalhar de Piracicaba e região, pelo instituto Great Place to Work. Já em 2018, se classificou como a 19ª melhor empresa para trabalhar no Brasil, na categoria médias multinacionais, em lista feita pela revista Época Negócios e pelo GPTW.