Neste dia 13, celebra-se a memória de Santo Antônio, o santo casamenteiro

Remodelamento corporal: tudo que você precisa saber sobre o conjunto de técnicas minimamente invasivas
13 de junho de 2023
Materiais nobres, mix de texturas e estética sofisticada ditam tom de ambiente do Studio Architetonika Nomad + Flavia Glanert para CASACOR Paraná 2023
13 de junho de 2023

Conhecido como um dos santos mais populares e queridos do mundo, a Igreja Católica celebra nesta terça-feira, 13 de junho, o dia de Santo Antônio, falecido há 792 anos

Nascido em Portugal no ano de 1195, recebeu o nome de Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo. Aos 15 anos, o jovem abraçou sua vocação religiosa entrando na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, onde foi ordenado sacerdote aos 25 anos. Através do testemunho de cinco franciscanos missionários que foram martirizados, decidiu abraçar a vocação franciscana, recebendo o nome de Antônio. Numa viagem ao Marrocos, Santo Antônio ficou doente e, em seguida, o barco que levava a tripulação sofreu um acidente, ancorando na costa da Itália.

Foi neste país que Santo Antônio encontrou-se com São Francisco de Assis e, sendo designado para viver em conventos na Itália, dedicou-se a pequenos serviços conventuais. Quando seus superiores descobriram-no como um exímio pregador da Palavra de Deus, foi enviado pela Itália e França para auxiliar no combate às heresias, que ganhavam força na ocasião. Desta fase, fica conhecido como “martelo dos hereges”, tamanha a força de sua pregação.

Posteriormente, fixou-se num convento próximo a cidade de Pádua, onde viveu uma intensa vida de confessor e pregador. Quando sua fama se espalhava por todo o país, o franciscano adoeceu gravemente e morreu em 13 de junho de 1231. “O santo” — como é conhecido sobretudo na Itália — foi canonizado no ano seguinte, impulsionado por sua grande fama de santidade. Foi proclamado como doutor da Igreja em 1946 pelo Papa Pio XII.

No Brasil, Santo Antônio é conhecido como o santo casamenteiro, pois muitos milagres e causos marcam a história de diversos casais. Mas ele intercede também pelos pobres, pelos objetos perdidos e por outras infinitas causas. Em todo o país, inúmeras paróquias e comunidades celebram com alegria e grande devoção a vida deste grande santo, que abre os festejos juninos.

Confira a seguir títulos que falam sobre a vida de Santo Antônio e oferecem aos devotos diversas orações:

O Amor Maior – Ensinamentos de Santo Antônio de Pádua

Este livreto reúne frases do santo franciscano sobre o amor, extraídas de seus Sermões e acompanhadas de belíssimas imagens. As pequenas reflexões ajudam a ilustrar a beleza do pensamento de um santo que pautou sua vida e sua pregação pelo amor incondicional a Jesus Cristo, concretizado no serviço aos irmãos. Saiba mais.

Santo Antônio contra o mundo – A história do grande santo para os nossos tempos

Escrito por Dionísio Pedro de Alcântara Lisbôa, o livro traz uma nova luz sobre a vida de Santo Antônio, seu caminho trilhado, que não é outro senão o da humildade, da oração, da amizade, da bondade e do amor, para chegar ao coração de Jesus Cristo. “Santo Antônio contra o mundo – A história do grande santo para os nossos tempos” é composto de 13 capítulos que abordam o nascimento, infância e adolescência, o seu chamado ao ministério, a devoção mariana, o combate às heresias e seus diversos milagres. Saiba mais.

Orações a Santo Antônio: Trezena, responsório e outras invocações

A obra “Orações a Santo Antônio: Trezena, responsório e outras invocações”, organizada por Dionísio Pedro de Alcântara Lisbôa, é resultado de uma profunda experiência de fé e de piedade que nasceu do coração do autor. Dionísio buscou organizar as orações e cânticos que compõem a “Trezena” e o “Manual do Devoto” para tornar acessível aos fiéis, sem perder o encanto, tornando possível sua contemplação em toda sua beleza e fervor. Saiba mais.

Santo Antônio de Pádua – Por onde passa, entusiasma

“Santo Antônio de Pádua – Por onde passa”, publicado pela PAULUS Editora, faz parte da coleção Biografias. Escrito por Domenico Agasso Jr, o livro reúne a trajetória e o exemplo de vida de um dos santos mais queridos do mundo. “Antônio é amado porque defendeu os fracos, os humildes e os oprimidos. Atacou de fronte erguida e sem temor os tiranos, os usurários, os juízes e os governantes indignos, sem deixar de censurar os corruptos da Igreja”, afirma o autor. Saiba mais.

Nos passos de Santo Antônio

Como parte da coleção “Nos passos de…”, a PAULUS apresenta a obra “Nos passos de Santo Antônio, escrita por Luiz Alexandre Solano Rossi. Organizado em 30 capítulos, um para cada dia do mês, o livro apresenta a seguinte estrutura: citação bíblica no início de cada capítulo, mensagem do autor e breve oração do dia. Dessa forma, Rossi propõe reflexões sobre a vida de Santo Antônio, enaltecendo suas qualidades, como sua piedade exemplar e profunda instrução; cultivando a inteligência sem prejudicar, ou diminuir, o espírito de oração. Saiba mais.

Santo Antônio de Pádua – Sermões: do Domingo da Septuagésima a Pentecostes vol.1

A PAULUS Editora apresenta a obra “Santo Antônio de Pádua – Sermões: do Domingo da Septuagésima a Pentecostes vol. I”. Este livro oferece um estudo dos registros deixados por Santo Antônio de Pádua. Com tradução e apresentação de Paulo Augusto da Silva (em memória) e Tiago Risi Leme, o volume faz parte da coleção “Clássicos do Cristianismo”, que traz ao público os ensinamentos históricos de grandes místicos da Igreja e importantes figuras do cristianismo. Saiba mais.