Nem todo mundo pode praticar corrida

Marianne Ramos assina paisagismo de espaço Jean de Just na CASACOR São Paulo
30 de maio de 2019
6 dicas para se preparar até o ENEM
30 de maio de 2019

Educador físico explica que a prática pode trazer benefícios quanto malefício

Existem diversos tipos de modalidades esportivas para quem deseja perder peso ou apenas melhorar o condicionamento físico, e a corrida é uma alternativa. Entretanto, o educador físico da Universidade UNIVERITAS/UNG, Edison Tresca, alerta que o exercício, se praticado de forma incorreta e desacompanhada de um profissional, pode trazer malefícios.

“Nem todos podem praticar corridas continuamente ou mesmo esporadicamente. Apenas pessoas com bom nível de condicionamento físico suportam correr diariamente sem trazer malefícios ao organismo. Para essas pessoas, que já são bem treinadas, é até necessário manter essa rotina para não perder o ritmo. O praticante sem um preparo adequado não conseguiria seguir um programa diário, uma vez que este é um exercício que exige muito do corpo”, explica o professor.

Quem excede os limites suportados pelo corpo pode ter problemas simples, como um desconforto ou fadiga extrema, ou enfrentar situações mais graves e que podem até levar à morte, em casos quando não se tem ciência de doenças preexistentes. O indicado para todos que desejam iniciar a prática da corrida é procurar um cardiologista, fazer os exames necessários e, após o parecer médico, obter a liberação para começar as atividades. Além disso, é preciso que haja sempre o acompanhamento de um profissional de educação física, habilitado e capacitado. Seguindo essas orientações, os riscos de prejuízos à saúde são diminuídos drasticamente.

A intensidade do exercício pode variar entre baixa, sendo uma caminhada, moderada, como um trote, e intensa, chegando a corrida, de fato. A necessidade, capacidade e objetivos do praticante serão avaliados e determinados pelo educador físico que estiver orientando o indivíduo. De acordo com Tresca, em todos os casos, para que os resultados e benefícios da atividade sejam perceptíveis é preciso que esta seja praticada durante, ao menos, 15 minutos, três vezes, em dias alternados por semana.