Natura contribui para manutenção da floresta em pé e dobra número de famílias beneficiadas na região amazônica

Decor: o que é tendência em 2018
22 de março de 2018
Roteiros da Korubo são a maneira mais inusitada e exclusiva de explorar as belezas do Jalapão
22 de março de 2018

Por meio da linha Ekos, a Natura reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com a geração de renda e desenvolvimento para as comunidades agroextrativistas da região

Por acreditar que a floresta preservada é muito mais valiosa do que derrubada, a Natura assumiu, desde 2000, o compromisso de desenvolver alternativas econômicas sustentáveis e inclusivas para a Amazônia. No Dia Mundial das Florestas, a Natura reafirma esse compromisso, reforçado ao longo de 2017, quando mais 2,3 mil famílias passaram a se relacionar com a empresa na região amazônica, por meio de comércio justo, repartição de benefícios para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável local. Ao todo, a Natura se relaciona hoje com 4,3 mil famílias na região, alta de mais 100% em relação a 2016, com impacto na qualidade de vida de aproximadamente 17 mil pessoas, contribuindo para a manutenção de 257 mil hectares de floresta em pé.

O aumento no número de famílias beneficiadas faz parte da crença da empresa de que é possível transformar desafios socioambientais em oportunidades de negócio. O Programa Amazônia, lançado pela empresa em 2011, busca trazer soluções para esses desafios e já alcançou a marca de mais de R$ 1 bilhão em volume de negócios na região, por meio do estabelecimento de cadeias produtivas da sociobiodiversidade, com a formação de relações de comércio justas e éticas entre a empresa e os agricultores locais.

A linha Ekos materializa o propósito da Natura, ao usar ativos da biodiversidade brasileira em união com o melhor da tecnologia e da ciência para o desenvolvimento de produtos únicos. No ano passado, com o lançamento de um novo ingrediente, a linha Ekos Patauá, foi possível quase dobrar o número de famílias de relacionamento com a Natura, em parceria com a Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, onde o conhecimento tradicional associado foi acessado. Usado há muitas gerações pelas mulheres da reserva, o óleo do patauá é um poderoso bioativo que combina a ciência da natureza com a tecnologia cosmética gerando crescimento e força da raiz às pontas do cabelo. A repartição de benefícios com a comunidade terá recursos destinados para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável local.

Outro ingrediente representativo desse propósito é a linha Ekos Ucuuba. A ucuuba, semente encontrada em áreas alagadas na Amazônia, era uma espécie antes ameaçada de extinção por conta do aumento da exploração madeireira nos últimos 30 anos, para a confecção de cabos de vassoura. Hoje, o uso da semente como matéria-prima cosmética possibilita o manejo sustentável e evita o desmatamento. A cada ano, a renda que uma comunidade obtém com uma ucuubeira preservada é três vezes maior do que aquela obtida com a exploração madeireira. Enquanto a árvore é derrubada apenas uma vez, os frutos são colhidos por no mínimo dez anos.

“Além de trazer resultados surpreendentes para a área cosmética, buscamos gerar impacto positivo nas comunidades de onde são extraídos os ingredientes, com benefícios compartilhados por todos. Ao adquirir um produto da linha Ekos, o consumidor colabora para a preservação da floresta, para a inclusão social e para a prevenção de mudanças climáticas, entre outros benefícios”, afirma Janice Rodrigues, gerente de sustentabilidade da Natura.

Ainda como forma de reconhecer o esforço e incentivar as comunidades que contribuem para a conservação da floresta em pé, a Natura realiza hoje, em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), um webinar sobre o primeiro projeto de “insetting” de carbono do Brasil, que foi feito justamente na Amazônia.

Trata-se de um movimento de compensação de carbono na própria cadeia de valor da empresa. Ou seja, uma evolução da maneira tradicional (offsetting) de compensar as emissões. Em vez de comprar créditos por meio de editais para selecionar projetos de compensação sem relacionamento com a cadeia produtiva da empresa, a Natura passou a realizar pagamentos pela compensação do serviço ambiental de conservação da floresta gerando impacto dentro do negócio. No webinar, será apresentado o guia metodológico, os principais aprendizados e melhores práticas do projeto.

O Guia foi aplicado no Projeto Reca, localizado na ponta do Abunã, em Rondônia, como um primeiro exercício de pagamento por serviços ambientais pela Natura, dentro das diretrizes do Programa Natura Carbono Neutro. “Ter uma estratégia de compensação aliada à cadeia de abastecimento de matérias-primas da Natura traz uma renda adicional para os produtores, colabora para o aumento da resiliência da cadeia e contribui para a conservação de áreas florestais, em um círculo virtuoso com ganhos múltiplos”, afirma Keyvan Macedo, gerente de sustentabilidade da Natura.

Mais informações podem ser obtidas em: http://bit.ly/2tHa6xS

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte da Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop – que registrou R$ 9,9 bilhões de receita líquida em 2017. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pelo Rede Natura, por meio do app Natura ou em lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Nova York, Santiago e Buenos Aires. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas redes sociais: LinkedInFacebookInstagramTwitter e YouTube.

Natura nos EUA http://www.naturabrasil.com/

Natura na Françahttps://www.naturabrasil.fr/fr

Natura na Argentina http://naturacosmeticos.com.ar

Natura no Chile http://natura.cl