Natura Bruta compõe Coleção Nero de Gian Castelli

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Com função híbrida, peça passa a integrar portfólio do designer e completa coleção já existente

Com a criação de Natura Bruta, a coleção Nero, primeira linha assinada pelo designer Gian Castelli, ganha ainda mais força e solidez já que sua nova integrante, robusta, traz uma curva acentuada cuja madeira que serve de acento, toca o chão como um pé de apoio. A peça inaugura a linha Enter the Void, ainda dentro da coleção Nero. Possui estrutura metálica em latão maciço e pode ser considerada uma peça híbrida, já que seu formato lhe permite ser um banco ou uma mesa lateral. Natura Bruta, como todas as peças dessa coleção, também recebe a técnica japonesa Shou Sugi Ban na madeira Cumaru, que protege e imprime ainda mais beleza à peça.

COLEÇÃO NERO

Inspirado pelas formas orgânicas e texturas da natureza, ao mesmo tempo em que a rapidez e a brutalidade das metrópoles o encantam, Gian Castelli, 24, apresenta a coleção Nero. “Diria que sempre fui movido pelo impacto”, expressa o designer ao explicar que, em suas criações, sempre busca transmitir suas impressões pessoais acerca de diferentes segmentos. “Procuro expor a linha estética que mais me encanta tanto em moda quanto nas formas das arquiteturas brutalistas.”

Para essa coleção – a primeira que pontua o início da sua marca de design, a Castelli – as peças, ele sugere, intuem algo mais que o funcional. “Gosto de criar algo que possa prender a atenção por alguns instantes, algo que seja além da função.” Assim, nasce a coleção composta por mesa de centro – quadrada e redonda, banco e mesa lateral. “Vejo-as também as como esculturas, móveis que trabalham bem sozinhos, com pares ou outros objetos de decoração. Com minimalismo nas estruturas e brutalismo nas formas e estética, procuro extrapolar a simples função de mobília que lhe foi dada”, conta Castelli.

Aliás, para esse lançamento em especial, o designer aplicou o ‘Shou Sugi Ban’, uma técnica milenar japonesa desenvolvida para conservar a madeira que a impermeabiliza e destacas suas características por meio da queima das camadas superficiais. Nero (preto em italiano) sintetiza técnica e conceito em peças atemporais. “Nero transmite um pouco do que está dentro de mim. É uma interpretação daquilo que vejo e sinto. Tento trazer mistério em minhas peças, algo difícil de decifrar, um lado meu oculto. Navego também nessa mistura de matérias e tradições de culturas, usando uma técnica milenar japonesa, escolhendo a madeira cumaru que é uma árvore de poder, usada em rituais milenares por indígenas brasileiros”, finaliza.

As peças são vendidas por encomenda via site http://castelli.studio/ ou instagram @castelli______

NATURA BRUTA

Linha: Enter the Void

Medidas: largura 0.84 X altura 0.43m X profundidade 0.55m

Materiais: madeira maciça cumaru

Estrutura metálica em

Latão maciço

Técnica usada na madeira: Shou Sugi Ban

Peça híbrida – banco/mesa lateral

BANCO FUOCO

Madeira maciça Cumaru

Estrutura metálica latão maciço

Acabamento: técnica Shou Sugi Ban

Medidas: 0.60 x 0.90 x 0.50

MESA DE APOIO ANSATA

Base em madeira maciça Cumaru

Estrutura metálica de latão maciço e tampo de mármore verde Alpi

Acabamento: técnica Shou Sugi Ban

Medidas: 0.60 x 0.25 diâmetro

MESA I

Madeira maciça Cedro Rosa

Estrutura de metal

Acabamento: técnica Shou Sugi Ban

Mesa redonda – 1.00 x 1.00 x 0.33

MESA II

Madeira maciça Cedro Rosa

Estrutura de metal

Acabamento: técnica Shou Sugi Ban

Mesa redonda – 1.37 x 0.53 x 0.33

Sobre Gian Castelli

Dono de uma curiosidade aguçada e sempre antenado às novidades do mercado, Gian Castelli, 24, é um dos nomes jovens que desponta no cenário nacional quando o assunto é design de produto. Com especialização em Design Thinking pelo IED – Istituto Europeo di Design –, e com passagem pela Escola Panamericana de Arte e Design, além de especializações em marcenaria e serralheria no lab74, Gian é um amante inveterado quando o assunto é arquitetura e design. Filho de artistas criadores – seu pai é arquiteto, pintor e leiloeiro de antiguidades; a mãe, estilista autodidata já contribuiu com o design de roupas e sapatos, inclusive para a extinta Daslu, Gian traz a arte em seu DNA e, mais que isso, crescer em meio à um universo lúdico e criativo, fez despertar o talento nato, como ele conta: “cresci vendo muitos móveis e cercado por arte em geral. Com os anos, fui me envolvendo com design, arquitetura e comecei a mexer com marcenaria e serralheira por pura curiosidade e necessidade de criar.”