Natal: especialista sugere quatro dicas para uma decoração clean e sofisticada

Você sabe onde estão seus clientes? O geomarketing pode identificá-los e ajudar na assertividade das estratégias de negócios
12 de dezembro de 2023
Dependência medicamentosa: entenda quais os riscos e como se prevenir da adicção
12 de dezembro de 2023

Arquiteta de interiores Aline Zanoni, especializada em projetos de luxo, ensina como preparar a casa para as festas de fim de ano sem renunciar à harmonia

Árvore, luzes, guirlanda, presépio e mesa posta. A decoração de Natal é um dos símbolos mais emblemáticos das festas de fim de ano. E faltando pouco mais de 10 dias para o dia 25/12, muitos já começam os preparativos. Não à toa, a #decoracaonatal já conta com quase 15 milhões de visualizações no Tik Tok. Mas a tradicional paleta de cores da celebração – marcada pelo vermelho, verde e dourado –, pode se tornar um desafio para aqueles que são adeptos de projetos mais minimalistas. Afinal, como harmonizar a decoração elegante de casa com o colorido do Natal? Para ajudar nessa tarefa de preparar o lar para as festas de fim de ano, a arquiteta de interiores Aline Zanoni, especializada em projetos de luxo, oferece quatro dicas para uma decoração temática que seja clean e sofisticada.

“Antes de tudo, é sempre importante ressaltar que não existe certo ou errado quando o assunto é decoração de Natal. A linha que a decoração seguirá depende muito do gosto pessoal de cada família. Afinal, essa é uma época do ano recheada de memórias afetivas, então vale tudo para promover esse clima de união e confraternização. Mas sabemos que projetos minimalistas estão entre os mais cotados, então para preservar essa harmonia do lar na hora de inserir uma decoração temática, vale ficar atento a três pilares: paleta de cores, proporção e iluminação”, adianta a especialista responsável por assinar projetos de luxo em mansões e coberturas Brasil afora.

Invista em objetos decorativos em cores neutras:

“Em vez de um projeto tradicional, baseado nos tons de vermelho, verde e dourado, por que não investir em uma pegada de Natal Nevado? Nele, você pode dar adeus a esses tons mais vibrantes e dizer olá para a predominância do branco, dourado e prata. Essa paleta nevada combina com praticamente qualquer projeto arquitetônico e não vai se sobrepor à sua casa, mas sim compor e se fundir a ela. Essa paleta cria uma atmosfera mais acolhedora e o monocromático garante a sofisticação”, explica Zanoni.

Árvore de Natal, cores e proporções:

“Aqui a palavra de ordem é proporção. Invista em uma árvore de Natal que entre em harmonia com o espaço disponível para ela. Metragens muito altas para um pé direito baixo, oferece uma dimensão ainda mais reduzida ao ambiente. Agora, se você tem a sorte de ter um pé direito alto, o céu é o limite para a sua árvore”, orienta a arquiteta.

“Quanto as cores, em vez de uma simples árvore de Natal verde, por que não apostar naquelas nevadas, que imitam o cair dos flocos nos galhos? Além de trazer esse clima de Natal Nevado que estamos tentando criar para o projeto, o branco da neve traz leveza para o verde da árvore. Outra opção, para os que gostam de inovar e fugir do óbvio, é investir nas árvores brancas, que já garantem sobriedade e elegância ao ambiente. Nos enfeites, além de bolas na paleta do Natal Nevado, outra opção é investir em pingentes de madeira ou naturais, como pinhas, que oferecem um clima intimista e traz materiais naturais para dentro de casa”, garante Aline.

Iluminação:

“Para a parte externa da casa, sempre sugiro um conjunto de piscas-piscas mais clássico, em tons de branco e/ou amarelo. E de preferência na opção estática e não de piscar, uma vez que essa segunda oferece ainda mais estímulos e informações. Quanto a superfície, árvores e arbustos do jardim, telhado e janelas ficam um charme à parte cobertos por essas iluminações típicas de Natal. Já nos ambientes internos, troque os piscas-piscas por velas. Coloque velas em castiçais decorativos ou em candelabros e acenda-as para criar uma atmosfera aconchegante e elegante”, explica.

Guirlandas e Coroas:

“Guirlandas e coroas de Natal são ótimos enfeites de abre-alas, que podem ser pendurados logo na entrada da casa e já instigar os visitantes ao que estar por vir. Mas em vez de uma guirlanda artificial e com cores vibrantes, por que não a substituir por uma natural, feita de flores e galhos secos? Além de oferecer fibras naturais e uma paleta mais sóbria, ela ainda será sustentável e ecológica”, sugere.

Sobre Aline Zanoni

Formada em arquitetura e urbanismo e com doutorado pela PUC-PR, a arquiteta conta com projetos assinados no Brasil e no exterior, como no EUA, Eslovênia e Irlanda. Além da assinatura de ambientes, Zanoni também é conhecida por ser Mentora de mais de 3 mil arquitetos e designers de interiores sobre gestão e administração de escritórios de arquitetura. Nos seus perfis no Instagram (@alinezanoni, perfil para profissionais e @arquitetaalinezanoni, perfil do escritório de arquitetura) conta com mais de 130 mil seguidores.

Getty Images