Nascente Azul é exemplo de recuperação ambiental

Twilio Engage Everywhere abordará inovação, diversidade e empreendedorismo no Brasil
30 de novembro de 2021
Natura apresenta nova linha de proteção solar e cuidados pós-sol Ekos Buriti
30 de novembro de 2021

Desde sua criação, a Nascente Azul, em Bonito, tem o respeito ao meio ambiente em seu DNA, provando que é possível que as pessoas e a natureza convivam em harmonia

Essa história de sucesso começou em 2008 e, desde então, a Nascente Azul virou exemplo de recuperação ambiental.

O parque está instalado no que era desde a década de 1950 uma propriedade particular do agronegócio. Devido ao desconhecimento de questões ambientais, que na época não eram vistas como relevantes, a maior parte da vegetação nativa, incluindo as matas ciliares, foi desmatada. Práticas agrícolas arcaicas causaram o assoreamento do rio e a deposição de um enorme volume de terra e sedimentos em seu leito. Piscinas naturais de tufas calcárias foram tomadas pelo capim e plantas invasoras.

Em 2008, o local foi adquirido pelo atual proprietário da Nascente Azul e deixou de ser uma fazenda. A ideia foi transformar a área que estava completamente degradada em um empreendimento modelo de ecoturismo, apostando na conservação da natureza e na sustentabilidade.

A partir de estudos e projetos desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, foram realizados diversos trabalhos de recuperação ambiental. Para o reflorestamento da vegetação ciliar foram plantadas mais de 12 mil mudas de árvores e arbustos nativos. Já a recuperação do solo e da água foi feita através da implantação de curvas de nível, terraços e caixas de retenção de águas pluviais, além da contenção dos processos erosivos.

Também podem ser citados como exemplos do trabalho de recuperação a criação de uma faixa de preservação permanente de mais de 100 metros de largura em todo o entorno do rio e da nascente, a recuperação das cachoeiras de tufas calcárias e a ampliação das áreas de reserva legal da propriedade. Aos poucos, os animais silvestres voltaram a circular pela propriedade.

Para conciliar as atividades turísticas com a preservação da natureza, com o mínimo impacto possível, a Nascente Azul investe há 13 anos no monitoramento ambiental. Toda a parte estrutural do parque foi projetada respeitando as normas e legislações ambientais vigentes, e as atividades turísticas permitem um número limitado de visitantes.

Em 2020, a Nascente Azul instalou um sistema de geração de energia limpa através de painéis solares. Atualmente, investe também na gestão de resíduos.

Além de todo esse cuidado voltado às questões ambientais, a Nascente Azul também se preocupou com a responsabilidade social, com programas que visam o engajamento e o desenvolvimento da comunidade local. Em 2021, o parque foi premiado pela Câmara Municipal de Bonito por seu comprometimento com a construção de uma sociedade menos desigual.

A Nascente Azul investe há mais de uma década na chamada ESG (environmental, social and governance), que se refere às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. São princípios que atualmente se tornaram tendência no mundo corporativo, valorizando a proteção ao meio ambiente e o compromisso com a sociedade, mas que já estão presentes na Nascente Azul desde a sua origem.

Assim, a Nascente Azul alcançou o objetivo de oferecer uma estrutura completa de lazer e ecoturismo de forma sustentável e com respeito total à natureza. Os visitantes podem curtir flutuação em águas cristalinas, mergulho, trilhas para contemplação da mata, balneário com praia, quiosques e circuito de aventura sobre o lago, pêndulo humano, tirolesa, bar e restaurante, além de vários pontos instagramáveis, que fazem sucesso nas redes sociais. Ainda em outubro, foi inaugurado o Museu Subaquático de Bonito, o único do mundo em um ambiente de água doce e atração inédita no Brasil.

Nascente Azul

Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS

Para aquisição dos passeios, entre em contato com as agências locais

Mais informações em: nascenteazul.com.br