Nas alturas: descubra os destinos mais românticos do Brasil ao subir a serra

Anantara Spa Praia do Forte é eleito o Melhor Spa de Resort do Brasil em 2019 pelo Word Spa Awards
19 de novembro de 2019
Artista Chiharu Shiota apresenta obra na Japan House São Paulo
19 de novembro de 2019

O Brasil é conhecido por suas belas praias tropicais, mas quando se está em clima de romance, não existe nada melhor do que subir a serra, para cidades históricas, pitorescas, com castelos ou igrejas que inspiram o casal a sonhar e a idealizar uma vida a dois. Nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, as regiões serranas reservam atrações arrebatadoras e cenários apaixonantes.

Na Serra da Mantiqueira, interior paulista, entre a imponência da Pedra do Baú e do Morro do Elefante, é impossível não se apaixonar por Campos do Jordão. Considerada a “Suíça brasileira”, é na Vila do Capivari que as construções afirmam o charme europeu, reforçado pelos bondinhos vermelhos e amarelos que cruzam as ruas sob trilhos. Com arquitetura em estilo enxaimel, entre florestas de araucárias centenárias, o hotel Vila Inglesa (www.hotelvilainglesa.com.br) se destaca como panorama perfeito para aquele aconchego a dois.

Se a opção for por realizar a cerimônia ali mesmo, o Vila Inglesa conta com toda a equipe e infraestrutura – buffet, som, iluminação – para deixar tudo mais especial. Para garantir total privacidade e atmosfera intimista, o hotel pode ser fechado exclusivamente para os convidados. Já nas acomodações premium, todas com banheira de hidromassagem e vista para as montanhas, a discrição e conforto necessários para a noite de núpcias mais romântica de sua vida.

Já Petrópolis, no interior fluminense, era a cidade preferida do Imperador D. Pedro II. Lá ele ergueu o que hoje é conhecido como Museu Imperial, antigamente o Palácio de Verão da Família Real. Se por fora o prédio neoclássico já encanta, por dentro ele guarda o acervo mais emblemático sobre a história do país.

Na mais europeia das cidades fluminenses o que não faltam são palácios, entre eles, o Palácio de Cristal e sua estrutura de ferro fundido encomendada pela Princesa Isabel direto da França. Já o Palácio Quitandinha exibe lindos jardins e lagos onde os enamorados embarcam em passeios de pedalinhos. E se igrejas são também sinônimos de matrimônio, noivos que estiverem com sérias intenções podem se inspirar na Catedral de São Pedro de Alcântara, com seus vitrais majestosos e estilo neogótico.

Bucólica do centro às adjacências, Petrópolis também cativa por sua natureza exuberante. Localizada na Serra dos Órgãos, no Parque Nacional se encontram fauna e flora preservadas da Mata Atlântica. Por ali se podem fazer caminhadas, tomar banhos de cachoeira e admirar a vista deslumbrante da Baía de Guanabara e do Dedo de Deus, uma das formações rochosas mais simbólicas do relevo nacional.

Também presenteada com paisagens de tirar o fôlego, a Serra Gaúcha oferece lugares perfeitos para o pedido de casamento. Em Canela, a Cascata do Caracol talvez seja o cenário mais clássico para este objetivo. Depois de uma volta nos bondinhos aéreos, é comum namoradas surgirem com uma aliança na mão direita. Ainda em contemplação ao verde, pode-se usufruir de mais harmonia e tranquilidade no Ecoparque Sperry.

No Lago Negro da vizinha Gramado, tenha um vislumbre da influência alemã neste lindo painel de hortênsias. Nesta cidade, laços se fortalecem em cadeados na Fonte do Amor Eterno. A alegoria que se tornou tradição entre casais apaixonados – a exemplo daPont Neuf, em Paris – pode ser recriada e gravada em corações metalizados em estilo gaúcho. Após extrema demonstração de carinho, basta seguir para a Capela de Santo Antônio para sacramentar a união.