Não sabe o comer antes de dormir? Nutricionista indica os melhores alimentos para serem consumidos à noite

Olivença realiza primeira edição das sardinhas na brasa na Mercadoteca
28 de novembro de 2018
Mercado Manual celebra três anos em edição de Natal no Museu da Casa Brasileira
28 de novembro de 2018

Para não dormir com fome, aposte em combinações interessantes como ovos, sopas, carnes brancas, para ter uma digestão mais leve

Depois de um dia cheio de trabalho ou estudos, tudo o que você quer é descansar e muitas vezes a vontade de realizar uma refeição mais completa acaba ficando de lado, preferindo fazer um lanche à noite para ir para cama. Muitas pessoas ainda têm dúvida de quais são as melhores combinações para não fugir de uma alimentação equilibrada e saciar a fome de uma forma inteligente.

“O período da noite é o momento ideal para o corpo desacelerar, descansar e se preparar para o sono. Tudo o que é consumido durante à noite também influencia na saúde e na manutenção do bem-estar, por isso prestar atenção ao que se ingere também nesse momento do dia é muito importante”, explica a nutricionista Rosana Raele.

Saiba agora como se manter em forma, se alimentar bem à noite e relaxar.

Lembrando da individualidade de cada um a nutricionista Rosana Raele apresenta algumas dicas gerais para ajudar neste momento:

  1. Aposte em opções proteicas mais leves

Opções como peito de frango e até mesmo o ovo, podem ser opções de valor proteico interessantes e relativamente fáceis de serem preparadas e ainda você pode criar combinações muito boas, como um suflê de frango com legumes, opções de ovo mexido com legumes ou até mesmo uma omelete de queijo branco com ervas.

  1. Desfrute das sopas

As sopas ou mesmo cremes são ótimas opções para a refeição noturna pois quando bem preparadas são leves e muito nutritivas. Uma boa alternativa é acrescentar legumes e verduras nas combinações. Você pode fazer uma sopa com alguns legumes picados (cenoura, chuchu, abobrinha) e no final acrescentar 1 ovo batidinho ou até mesmo pedaços de frango cozido. Além disso, para engrossar a sopa de forma mais nutritiva, você pode usar também uma mandioquinha, inhame ou até uma batata pequena bem cozida e bem amassadas.

  1. Hidrate-se com infusões de diferentes sabores

Os líquidos devem estar presentes durante o dia todo na dieta, porém para à noite é mais aconselhável deixar as bebidas com cafeína de lado. Para isso, aposte nas infusões de diferentes aromas e sabores, como a de camomila e mel, frutas vermelhas ou mesmo a de hortelã. Se consumida sem açúcar, além de hidratar o corpo contribuindo para seu bom funcionamento, as infusões não acrescentam calorias à dieta. Manter-se bem hidratado é também um grande passo para evitar os excessos à noite. Além disso, uma bebida quentinha a noite pode ser uma ótima aliada para ajudar a relaxar e desligar da correria do dia a dia.

  1. Não se esqueça das fibras

Além de auxiliarem na regularização do trânsito intestinal, são importantes aliadas na saciedade, e podem ser facilmente incorporadas ao período da noite, na forma de saladas, juntamente com o jantar, ou até mesmo na ceia na forma de alguma fruta por exemplo.

A nutricionista ainda ressalta o horário ideal de consumo da última refeição do dia. Segundo a Rosana, o horário varia de acordo com a rotina de cada um: “Quem treina, é muito ativo e gosta de se exercitar depois do trabalho por exemplo, acaba tendo uma necessidade maior de nutrientes nesse momento do dia. Para aqueles que dormem cedo e são mais matutinos é aconselhável uma refeição mais leve e um bom café da manhã no outro dia”, explica.

Sobre a nutricionista Rosana Raele:

Nutricionista formada há 30 anos, possui vasta experiência na área de nutrição clínica, com aulas ministradas em cursos, simpósios e congressos. Foi responsável pela implantação do Serviço de Nutrição em Medicina Preventiva no Hospital Albert Einstein, com projetos educativos e coordenação de eventos científicos onde atuou por 22 anos.

Atualmente mantém seus atendimentos como Personal Diet onde atua há mais de 15 anos, e docente da Pós Graduação do Hospital Albert Einstein.

Instagram: rosanaraele

Facebook : rosana raele – nutricionista