Música e arquitetura unidas em um living surpreendente

Mídia programática e inteligência artificial: a dupla infalível da publicidade digital
26 de agosto de 2019
Indústria Gráfica busca alternativas diante do mundo digital
27 de agosto de 2019

Inspirado no universo da música, espaço assinado pela arquiteta Carol Bollmann reflete a essência de seu processo criativo e muita personalidade

Em sua quinta participação na Mostra Artefacto Curitiba, a arquiteta Carol Bollmann assina o Living de estar e jantar, um espaço de 60m², que tem como grande inspiração a música. O grande destaque está em um piano de cauda, sonho de todo pianista. O autêntico Grotrian-Steinweg, original da década de 1920, acrescenta história e sofisticação ao ambiente na Mostra Artefacto 2019. Com a premissa de trabalhar o tema 5 Sentidos, proposto pela loja aos profissionais, a arquiteta decidiu unir duas paixões: arquitetura e música.“Desde que recebi o convite para fazer a mostra, a ideia de ter um piano no espaço não saía da minha cabeça. Tenho forte ligação com a música, sou formada em piano clássico e teoria musical. Minha relação com as artes me fez pensar em um ambiente que pudesse expressar o quanto acredito no poder inspiracional da música”, explica Carol.

O espaço foi norteado pela posição do instrumento no living, unindo todos os objetos de forma organizada e especial. O cenário do ambiente remete à um belo apartamento em Frankfurt, na Alemanha, com um vista para o Rio Meno. O projeto luminotécnico é aconchegante e valoriza as luzes da cidade durante a noite, enfatizando o lado criativo, ideal para uma mulher apaixonada por música.

PONTO DE COR – O uso de cores é um aliado visual para trazer mais personalidade. Neste living, os tons escolhidos foram o dourado – que entra no ambiente para quebrar os tons de cinza – e o pink, que faz a dualidade entre ser feminino e ousado. “A escolha da cor rosa foi proposital, pois poucas cores têm a capacidade de gerar fortes sensações de atração ou repulsão ao mesmo tempo. Um toque de cor sem excessos, mas com personalidade têm a minha assinatura”, complementa a arquiteta.

LAYOUT – A simetria e organização do layout se dá, principalmente, pela escolha do mobiliário. Os móveis cheios de curvas, além de ergonômicos, trazem aconchego puro, com muito estilo e personalidade. Destaque para o lançamento da coleção 2019 da Artefacto, o Banco Sweep, assinado pelo designer Alejandro Estrada, do Studio Piegatto, é um peça que representa essência, delicadeza, leveza e luxo esculpidos em uma peça com design altamente sofisticado e inovador.

Para ajudar a fluir a criatividade e focar nos momentos de trabalho, Carol Bollman criou uma playlist especial com músicas que inspiram seu processo criativo. Confira a seleção:

https://open.spotify.com/playlist/3Zf3rHvfOc8ujk9f0CoApk?si=W_CxJqG_TT6vtm04kNV1vg

SOBRE CAROL BOLLMANN

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Arquitetura e Materiais pela Universidade Politécnica da Catalunya e Mestre em Conforto no Ambiente pelo Departamento de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná. Apreciadora do mundo artístico em geral, é também, formada em teoria musical e piano clássico, além de ter cursado pintura sobre tela. Atualmente desenvolve muitos trabalhos na área de arquitetura, construção e interiores, focada em reformas personalizadas, nos Estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina. Com 15 anos no mercado, soma aproximadamente 450 clientes atendidos e mais 10.000m² de residências projetadas de forma personalizada e exclusiva. Nos últimos 10 anos, a profissional vem se destacando no concurso nacional TOP 100 da Revista KAZA, representando o Paraná, ficando entre os 10 profissionais mais atuantes do estado.

Peça chave em espaço da Mostra Artefacto Curitiba carrega quase 100 anos de história

Arquiteta Carol Bollmann garimpa piano de cauda autêntico Grotrian-Steinweg, original da década de 1920

Focada em encontrar um piano considerado sonho de consumo dos pianistas, a arquiteta Carol Bollmann apaixonada por música, localizou um autêntico Grotrian-Steinweg de quase 100 anos na casa de uma família tradiconal curitibana para agregar sofisiticação e história ao seu ambiente na Mostra Artefacto Curitiba 2019. Original da década de 1920, o instrumento com teclas de marfim foi fabricado em Braunschweig, na Alemanha. A marca é conhecida pela excelência na fabricação de pianos de cauda premium e pianos verticais desde 1835.

O piano se tornou uma parte muito importante do living, que foi projetado para recebê-lo com maestria. “ A ideia é impactar os visitantes primeiramente pelo som e só depois pelo olhar. Por isso, a ampliação de área no ambiente, possibilitou a criação de um espaço especial no living e sala de jantar, ideal para receber o piano de cauda sem desorganizar o layout das salas”, explica a arquiteta.