Música clássica embala Natal em Curitiba

Primeira loja do designer gaúcho de sapatos masculinos, Vinícius Dapper, foi inaugurada em São Paulo
29 de novembro de 2018
Conquiste renda extra para o fim do ano com venda de Panetones
29 de novembro de 2018

Grande Concerto de Natal acontece no dia 13 de dezembro, no Teatro Positivo

A programação de Natal da capital paranaense prestigia a música clássica com o Grande Concerto de Natal de Curitiba – um espetáculo de apresentação única no dia 13 de dezembro, às 20h, no Teatro Positivo. Com curadoria de Fani Schiffer Durães, direção geral de Hélio Brandão e direção artística de Norton Morozowicz, o concerto é composto pela Orquestra Sinfonia Brasil, solistas, coral lírico adulto e coral infantil, com participação especial da atriz paranaense Maureen Miranda.

 

Patrocinado pelo Grupo Positivo e pelo Paraná Banco, o concerto faz parte do projeto Clássicos Positivo, uma série anual de espetáculos de música clássica que marca os 10 anos do Teatro Positivo. Por meio do projeto, o Positivo reforça o seu posicionamento enquanto incentivador da cultura e da arte no Paraná, investindo na promoção e no desenvolvimento de novas plateias para a música clássica no estado.

Em sua décima edição, o Concerto de Natal apresenta este ano um programa dedicado a obras clássicas e natalinas, trazendo, de forma didática, um panorama histórico e cronológico da música clássica mundial. No repertório, do barroco à contemporaneidade, canções tradicionais que embalam o Natal no mundo todo são executadas por mais de cem músicos.

Viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o evento tem função de responsabilidade social e popularização da música clássica. Por isso, os ingressos (inclusive o estacionamento) são gratuitos – limitados à capacidade do Teatro Positivo – Grande Auditório (2.400 pessoas). Os interessados devem retirar os ingressos nos quiosques Disk Ingressos, em troca de um quilo de alimento não perecível, a ser entregue na entrada do concerto.

O material arrecadado será doado integralmente para a Associação Santa Rita de Cássia, instituição voluntária que presta assistência a 169 entidades, entre albergues, asilos, lar de idosos, casas de apoio, casas lares, centros de educação infantil, comunidades e famílias carentes, escolas, creches, contraturnos, grupos de ação social de Paróquias, hospitais e orfanatos. “A proposta dos concertos é, além de atingir objetivos didáticos, encantar, emocionar e ainda contribuir, por meio dos alimentos arrecadados, para um Natal mais feliz daqueles que receberão a doação. Dessa maneira, cumprimos também a missão de desenvolver, promover e fomentar a cultura, as artes e a cidadania em toda sua amplitude”, afirma a curadora do espetáculo, Fani Schiffer Durães.

Programa

ANDERSON, Leroy – (1908-1975)

Christmas Festival

BACH, Johann S. – (1685-1750)

Oratório de Natal – Jauchzet frohlocket

HASSLER, Hans L. – (1564-1612)

Dixit Maria

CANÇÃO INGLESA TRADICIONAL DE NATAL – SÉCULO XVI

O Little Town of Bethlehem

HÄNDEL, Georg F. – (1685-1759)

Hallelujah – Chorus do Oratório Messias

SCHUBERT, Franz. – (1797-1828)

Ave Maria

MENDELSSOHN, Felix – (1809-1847)

Hark! The Herald Angels Sings

MASCAGNI, Pietro – (1863-1945)

Regina Coeli – da ópera Cavalleria Rusticana

RODGERS, Richard – (1902-1979)

Edelweiss

The Sound of Music

GRUBER, Franz – (1787-1863)

Noite Feliz (Stille Nacht) – Mensagem: Coríntios 13

PIERPONT, J. Lord – (1822-1893)

Jingle Bells

DAVIS, Katherine K. – (1892-1980)

The Little Drummer Boy

CLÁSSICA CANÇÃO DE NATAL ALEMÃ – SÉCULO XVI

Oh Tannenbaum

CALDAS, Klécius – (1919-2002)

Noite Azul

BLECAUTE – Otávio Henrique de Oliveira – (1919-1983)

Natal das Crianças

ADAM, Adolphe C. – (1803-1856)

O Holly Night

CANÇÃO TRADICIONAL INGLESA – SÉCULO XVI

We Wish You a Merry Christmas