Música Brasileira será tema do próximo concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

Gastronomix 2018 apresenta sua receita de sucesso durante comemoração do 10º aniversário
22 de março de 2018
Relatório global mostra se empresas estão preparadas para divulgar seus riscos climáticos
22 de março de 2018

A Orquestra Sinfônica do Paraná sob regência do maestro Roberto Tibiriçá no Teatro Guaira. Curitiba, 07 de agosto de 2016. Foto: Kraw Penas/SEEC

Roberto Tibiriça é o maestro convidado da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) para o concerto “Música Brasileira” que acontece dia 25 de março, domingo, às 10h30, no Guairão

O programa contempla grandes compositores nacionais como Carlos Gomes (Abertura da Ópera Fosca e Lo Schiavo – Alborada); Francisco Braga (Episódio Sinfônico); Heitor Villa Lobos (Bachianas Brasileiras nº 4).

Maestro Roberto Tibiriça, um dos maiores defensores da música brasileira, presenteia o público paranaense com um repertório especial, incluindo três importantes compositores. “São peças mais representativas do repertório de música brasileira e de épocas também. O concerto inicia com Carlos Gomes, maior compositor brasileiro de ópera, com as obras Ópera Fosca (abertura) e Lo Schiavo (alborada). Carlos Gomes em certo momento de sua vida conheceu Giuseppe Verdi que ficou tão encantado com sua música que lhe disse: – “você começa onde eu termino”- e Carlos Gomes seguiu os passos do mestre da ópera italiana dando continuidade em seus princípios estéticos. Por isso tem muitos elementos de Verdi em suas obras”, conta Tibiriça.

Em seguida será apresentada a peça “Episódio Sinfônico” de Francisco Braga. “Ele é autor do nosso Hino à Bandeira. Braga viveu uma época em Paris e foi aluno de composição de Jules Massenet, conhecido por suas óperas que se tornaram populares no final do século XIX e início do século XX”. O concerto encerra com quatro peças de Bachianas Brasileiras n°4 de Heitor Villa-lobos: Prelúdio, Coral (Canto do Sertão), Ária (Cantiga) e Dança (Miudinho). Villa-lobos foi o maior gênio da música de concerto. “A apresentação deste domingo será um presente para o público que vier assistir”, diz Roberto Tibiriça.

O regente – Maestro Roberto Tibiriça é um dos mais importantes regentes da atualidade, ocupa a Cadeira nº5 da Academia Brasileira de Música. Trabalhou com inúmeras orquestras nacionais. Premiado várias vezes, Tibiriça além do Brasil também ocupou cargo de regente em outros países. Regeu a Orquestra Sinfônica do Paraná inúmeras vezes. Reconhecido como um defensor da música brasileira, diz que é seu dever. “O meu mestre, o grande Eliazar de Carvalho, com quem convivi por 18 anos me incentivou. E no momento quando todos os músicos estavam indo embora do Brasil, ele me disse – “o senhor vai ficar aqui e fazer a minha música brasileira”. Eliazar foi um grande músico e executante da música brasileira e eu estou dando continuidade a esse trabalho”. Falando ainda sobre música brasileira, Tibiriça lembra a homenagem realizada em 2008 ao músico Alceo Bocchino, fundador e maestro emérito da Orquestra Sinfônica do Paraná. “Com a OSP realizamos um concerto em comemorção ao seu aniverário de 90 anos e gravamos um DVD com suas obras”, conta Tibiriça. Bocchino é considerado um dos mais importantes nomes da música brasileira, faleceu em 2013 aos 95 anos. Atuou como compositor, maestro e pianista. Foi aluno de Villa-Lobos e Camargo Guarnieri e foi também assistente de Eleazar de Carvalho.

Serviço:

Música Brasileira – concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

Dia 25 de março, às 10h30

Regência: maestro convidado Roberto Tibiriça

Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão

Ingressos: R$ 20,00

Classificação: 7 anos

crédito fotos: Kraw Penas