Museu Paranaense seleciona três projetos expositivos para Espaço Vitrine

Feira do Largo da Ordem ganha versão online durante pandemia
14 de abril de 2020
Nail designer dá dicas de como cuidar das unhas acrílicas em meio à pandemia do coronavirus
14 de abril de 2020

O Museu Paranaense (MUPA) recebeu 26 propostas expositivas no I Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, aberto de 20 de janeiro a 1º de março deste ano

Foram selecionados três projetos: “Como fazer um buraco em uma pedra com uma colher”, de Érica Storer de Araújo (1º lugar); “Agrocorpus”, de Rodrigo Pedro Casteleira (2º lugar); e “Finalmente Museu!”, do CLUBE (3º lugar). Como suplente, foi selecionado o projeto “Ruínas do (ex)paço”, do coletivo Treze01. As propostas serão apresentadas entre 2020 e 2021, conforme calendário a ser definido pelo MUPA.

A seleção foi realizada por uma Comissão Julgadora formada por dois membros do Museu Paranaense e três representantes da sociedade civil convidados pelo museu: a artista, pesquisadora e professora universitária Roberta Stubs, o artista visual Silvio De Bettio, e a jornalista, curadora e produtora Rafaela Tasca. As propostas foram avaliadas com base em sua contemporaneidade e relevância; adequação ao Espaço Vitrine; relação com as áreas de atuação do MUPA e com a proposição “Sinal dos Tempos”; viabilidade técnica e de produção; e clareza e coerência da proposta.

PRÓXIMOS PASSOS – Os selecionados receberão por e-mail a relação de documentos a ser preenchida e enviada até o dia 27 de abril de 2020. Os arquivos deverão ser encaminhados para museupr@secc.pr.gov.br. Caso o proponente não encaminhe todos os documentos até a data definida, o projeto será desclassificado.

Ao projeto suplente será solicitado por email o envio da documentação, caso um dos três primeiros selecionados não cumpram as exigências previstas no I Edital de Ocupação do Espaço Vitrine.

JURADOS – Confira o currículo dos profissionais convidados para compor a Comissão Julgadora do I Edital de Ocupação do Espaço Vitrine:

Roberta Stubs é artista, pesquisadora e professora universitária. Vive e trabalha em Maringá-PR. Sua pesquisa envolve processos fotográficos e filosofia da diferença. Com trabalhos em fotografia, vídeos e objetos, insere a questão da experiência no lugar da representação, tensionando noções relativas ao tempo, memória, corpo e subjetividade em operações de apagamento, deslocamento e ampliação dos contornos do “sujeito universal”. É doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e docente de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Silvio De Bettio é artista visual, vive e trabalha em Curitiba-PR. É bacharel em Gravura (2013) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), pós-graduado em História da Arte Moderna e Contemporânea (2008) e em Poéticas Visuais (2015) na mesma instituição. Também é formado em Direito (1991) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Rafaela Tasca é jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pós-graduanda em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural (Brasil) e Universidade de Girona (Espanha). Seu trabalho como curadora e produtora destaca-se pelo desenvolvimento de projetos de arte contemporânea e programas institucionais. Foi parecerista do Ministério da Cultura e de programas culturais na região sul. Atualmente é coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Paraná.

SERVIÇO
Resultado do I Edital de Ocupação do Espaço Vitrine

1º lugar: “Como fazer um buraco em uma pedra com uma colher” de Érica Storer de Araújo
2º lugar: “Agrocorpus” de Rodrigo Pedro Casteleira
3º lugar: “Finalmente Museu!” de CLUBE
4º lugar (suplente): “Ruínas do (ex)paço” do coletivo Treze01
Prazo para envio de documentos: 27 de abril de 2020
Endereço de envio: museupr@secc.pr.gov.br

Museu Paranaense
www.museuparanaense.pr.gov.br
Facebook e Instagram: @museuparanaense

Crédito da foto: Mariana Alves.