Museu Oscar Niemeyer realiza mostra de arte africana

Sofisticação em pequenos ambientes
2 de julho de 2019
Pandora embarca no universo das viagens em sua nova coleção de joias
2 de julho de 2019

A exposição “África, Mãe de Todos Nós: Conexão entre Mundos”, promovida pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), marca o início de uma parceria entre a instituição e a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY)

O primeiro módulo da mostra, que o MON inaugura na quinta-feira, dia 4, reúne uma significativa coleção de máscaras africanas. É um conjunto de cerca de 20 máscaras elaboradas por artistas dos povos que foram trazidos para as Américas na condição de escravos, como os punu, igbo, baulê e iorubá.

 

A mostra dialoga com a ação “Retrate-Si”, promovida pelo setor Educativo do MON, simultaneamente ao período expositivo, dentro do programa “Artistas do Acervo”, que traz oficinas de confecção de máscaras em argila, fotografia e desenho, entre outras, ministradas por artistas locais, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre retratos e máscaras.

Ao longo dos próximos seis meses, outros recortes da coleção serão apresentados no MON. Cada recorte ficará em exposição por um período aproximado de dois meses. As peças apresentadas na mostra nunca foram expostas antes num museu.

No segundo módulo serão apresentados bustos, bonecos e esculturas, possibilitando um diálogo com a exposição de Ninguios, bonecos integrantes da Coleção Asiática do MON, que acontecerá no mesmo período, coincidindo também com a data do Dia das Crianças.

O terceiro módulo da exposição, que acontecerá em novembro e dezembro, apresentará instrumentos musicais africanos, numa alusão às festividades de fim de ano.

A mostra está alinhada com o Marco Referencial do Museu, que estabelece diretrizes para constituição do acervo da instituição. “Esse documento orienta a atuação do MON em artes visuais, arquitetura e design, com ênfase em arte paranaense e brasileira, mas também expande a sua missão à formação de acervo de arte africana contemporânea, latino-americana e asiática”, afirma a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika.

“O diálogo intercultural com a África e sua arte é mais um passo importante para o MON em sua missão de expandir suas fronteiras”, completa Luciana Casagrande Pereira, superintendente da Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná.

Todas as peças foram adquiridas pelo colecionador e empresário Jorge Yunes ao longo de quase três décadas. A curadoria das exposições é assinada por Renato Araújo da Silva, doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo e coautor, entre outros trabalhos publicados, do livro “África em Artes”.

Ele comenta que, dada a importância da cultura africana na arte mundial e na formação da cultura brasileira, a presente exposição busca oferecer um olhar que amplie nossa percepção não apenas para o presente como para o futuro. “À medida que nós, brasileiros, estudamos esse fenômeno e fruímos dessas manifestações artísticas, nos surpreendemos com o quanto essa África tem em comum conosco”, diz o curador.

Documentário

Além da coleção de máscaras, faz parte da exposição o documentário “African Art – The Market of Masks” (2015), do cineasta suíço Peter Heller, que será exibido no local. O filme, rodado na Europa e em alguns países africanos, refere-se ao mercado contemporâneo de arte africana tradicional.

A exposição “África, Mãe de Todos Nós: Conexão entre Mundos” poderá ser vista no Hall Térreo do MON até o dia 25 de agosto. O segundo módulo, “África, Mãe de Todos Nós: Símbolos de Poder”, terá início em 5 de setembro e o terceiro módulo, “África, Mãe de Todos Nós: A Sonoridade da África”, estará em cartaz a partir de novembro.

Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço

“África, Mãe de Todos Nós: Conexão entre Mundos”

De 4 de julho a 25 de agosto

Hall Térreo

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Marechal Hermes, 999

Curitiba – Paraná

museuoscarniemeyer.org.br

Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

Quartas gratuitas