Museu Índia Vanuíre realiza Semana da Mulher Indígena

Iguarias da culinária holandesa atraem moradores dos Campos Gerais e turistas ao “paraíso das tortas”
7 de março de 2022
Treino funcional na areia: conheça os benefícios da modalidade que tem conquistado adeptos em todo o país
7 de março de 2022

Totalmente gratuitas e alusivas ao Dia Internacional das Mulheres, as atividades serão online com depoimentos sobre conquistas femininas ao longo dos anos.

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza, de 8 a 12 de março, a Semana da Mulher Indígena alusiva ao Dia Internacional das Mulheres que é comemorado na terça-feira (8). Será uma programação especial, pelas redes sociais da instituição, que vai compartilhar importantes depoimentos de mulheres indígenas do Oeste Paulista, destacando iniciativas e desafios enfrentados por elas.

Na terça-feira (8), às 15h, Lidiane Damaceno, da etnia Krenak, vai falar sobre as mulheres na luta pela manutenção de valores e direitos dos povos indígenas.

Na quarta-feira (9), no mesmo horário, Rosenilda Campos, da etnia Kaingang, abordará os conceitos da mulher na preservação da cultura tradicional indígena.

Na quinta-feira (10) será a vez da Helena Cecílio Damaceno dar seu depoimento. Às 15h, ela vai contar sobre os conhecimentos da cultura Krenak adquiridos por seus ancestrais e como são transmitidos de geração para geração.

Já na sexta-feira (11), também às 15h, Rosimeire Barbosa, da etnia Kaingang, vai relatar sua trajetória para se tornar professora e atuar na escola indígena de sua comunidade.

No sábado (12), às 15h, finalizando a programação, a indígena Raquel Campos falará sobre perspectivas de futuro para as mulheres indígenas do Oeste Paulista.

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h, sempre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).