Museu Índia Vanuíre realiza programação em homenagem à 49ª Semana do Índio

Rede Tierra Hotels lança informativo sobre os pumas, verdadeiras atrações turísticas da Patagônia Chilena
12 de abril de 2021
Skazi lança aplicativo
12 de abril de 2021

Agenda virtual começa em 12 de abril e se estende até dia 25; conheça a rotina e a cultura dos indígenas, além de orações e brincadeiras

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, celebra todos os anos a Semana do Índio. Dessa vez, a programação iniciou à 49ª semana, em 12 de abril, estendendo para além do dia 19 – data oficial que celebra o Dia do Índio. As homenagens acontecem até o final do mês, encerrando as comemorações virtuais no dia 25.

Abril é um mês de reflexão e conscientização sobre a riqueza da pluralidade cultural étnica e sobre a força e a resistência dos povos indígenas. Por isso, para dar início à programação, na próxima segunda-feira (12), a abertura oficial da 49ª Semana do Índio ficará por conta da apresentação de Tamimi Borsatto, gerente do Museu. É só acompanhar as redes sociais da instituição e ficar por dentro das novidades.

Além disso, ainda no dia 12, as redes sociais da instituição compartilham o depoimento do Guarani Nhandewa Tiago Oliveira, que desmistifica as concepções sobre o Dia do Índio.

Já na terça-feira (13), o público poderá conhecer demonstrações de jogos e brincadeiras indígenas com a Terena Zélia, da aldeia Ekeruá.

No dia 14, quarta-feira, será a vez de aprender o significado da força espiritual dos Guarani. Dois indígenas ensinam como é realizada a oração do Pai Nosso na língua Guarani.

A dança e o cântico também fazem parte da programação. Na quinta-feira (15), o grupo de dança Tapê Porã Tekoa Tereguá, da terra índígena Araribá, apresenta um espetáculo que envolve dança e música, além de abordar a importância dessa manifestação cultural para o seu povo.

A programação conta com uma live sobre o olhar do indígena em tempos de pandemia. O bate-papo entre Ronaldo Iaiati, cacique da Aldeia Icatu e o professor indígena Samuel Oliveira, será na sexta-feira (16). O objetivo da conversa é o de debater impactos e desafios vividos atualmente e como tem sido resistir e garantir suas existências, mantendo ativas as suas culturas e tradições.

O fim de semana será musical. No sábado (17), a apresentação ficará por conta da aldeia Kopenoti que exibe a dança e o canto Terena, garantindo conhecimento e diversão ao público, por meio das redes sociais do estabelecimento.

E, para finalizar o domingo (18), uma Guarani da Aldeia Nimuendaju contará sobre a pintura corporal dos Guarani Nhandewa. Quer saber quais os motivos dessas pinturas? É só acompanhar a programação.

Vale lembrar que o museu está fechado devido à regressão de todos os municípios do Estado de São Paulo à fase emergencial do Plano São Paulo. A recomendação é a restrição total de atividades. Não há previsão de reabertura.

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)