MUSEU DA IMIGRAÇÃO: 1ª edição do Comida de Herança e Feira Na Rosenbaum acontece em setembro

Menu degustação exclusivo celebra os três anos do Bobardí
23 de agosto de 2018
Bazaar Fashion lança Verão by Fátima Scofield
23 de agosto de 2018

Com pratos até R$35,00 o visitante pode degustar pratos típicos da Alemanha e Rússia, entre outros lugares

Nos dias 15 e 16 de setembro, acontece a primeira edição do “Comida de Herança e Feira Na Rosenbaum”, no Museu da Imigração do Estado de São Paulo, zona leste da cidade. O projeto é de Fawsia Borralho, desenvolvedora do Projeto Feira Sabor Nacional em parceria com Cris Rosenbaum, responsável pela curadoria e produção da Feira na Rosenbaum, em um espaço aberto e acessível.


Entre os expositores gastronômicos, estão os pequenos produtores, a Patricia Polato, especialista em charcutaria, apresenta sua paella com linguiça de frutos do mar, Elisa Adda, de origem russa, prepara o doce típico kütons doce na versão salgada cream cheese e dill; já o Refazenda da Mantiqueira, oferece uma tábua de queijo feitos à base de leite crú com pães veganos e pastas de nuts. Os pratos terão valores até R$35,00.

O espaço dedicado à arte recebe a exposição fotográfica com o tema Imigração, entre os fotógrafos estão Debby Gram, Paulo Mancine e Valerie Trabanco. Os visitantes também poderão participar dos talks “Comida Invisível – Desperdício e Descarte dos Alimentos”, “Raízes da Mantiqueira – A Rota Da Mantiqueira” e “Migraflix – Comida de refugiados”.

A Feira Na Rosenbaum terá um espaço dedicado ao design, arte, perfumaria e objetos para casa com mais de 30 expositores como o Toco, que faz trabalhos com madeira; Paola Muller, design têxtil que traz pufes revestidos com tecidos exclusivos para essa edição; Greg Design, que trabalha personalização e criação de peças em porcelana, Udress que mostra uma nova forma de pensar uniformes e afins; e Zizi Carderari com bordados exclusivos para o evento.

Nos últimos 10 anos, foi constatado um aumento de 160% no número de imigrantes no Brasil. A marca da imigração se reflete principalmente na arquitetura e culinária, sendo esta última um dos itens que acelera a pequena economia, sem contar o desenvolvimento na agricultura e nas artes. Não há dúvidas que se deva aos imigrantes a implantação de novas e melhores técnicas agrícolas, a diversificação por nacionalidade das correntes migratórias e a presença de diversos povos assegura os valores básicos garantindo a riqueza e diversidade na própria cultura brasileira. Diante destes fatos, o Museu da Imigração foi escolhido como espaço para essa edição do projeto por ter um grande significado sobre o assunto.

Comida de Herança e Feira Na Rosenbaum – Serviço
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Brás

Horário:sábado das 9h às 17h e domingo das 10h às 17h

Entrada: Gratuita

+ Sobre Fawsia Borralho

Estudou moda, foi produtora de vários veículos, filmes e campanhas. Professora nas principais universidades de Moda no Brasil. Montou a Gibb, marca própria de bolsas e acessórios, sempre apaixonada por cozinha começou a transitar pela gastronomia. Criou “A Compoteira” marca de compotas com misturas inusitadas e devido sua necessidade de distribuição desenvolveu o projeto “Feira Sabor Nacional” na qual participou de sete edições. A partir daí não parou mais, fez uma trabalho de curadoria para “Feira na Rosenbaum” espaço gastronômico em março de 2018 onde nasceu essa parceria.

+ Sobre Cristiane Rosenbaum

Cristiane Miranda Rosenbaum estudava direito quando teve os primeiros contatos com a moda trabalhando em lojas como Fórum, Zoomp e Carmin. Trancou a faculdade e começou a estudar moda, passando pela primeira turma de moda do SENAC e depois pela Saint Martin – University of the Arts London. De volta ao Brasil passou a trabalhar como assistente de estilo na marca Huis Clos. Como estilista e coordenadora de estilo colaborou com marcas como Atitude, Side Walk, Siberian, Arezzo e Naka. Em 2003 montou, junto da sócia Tatyana Takasse, a marca de roupas infantis Santa Paciência. Em 2012 organizou a primeira Feira no escritório de design Rosenbaum com 100% da renda revertida para o projeto A Gente Transforma, criado pelo designer Marcelo Rosenbaum. A Feira seguiu um caminho por esses 5 anos de história guiada pelo olhar da Cris, que foi organicamente encontrando a identidade e o lugar onde a Feira deveria estar. Hoje, Cris continua se dedicando a produzir a fazer a curadoria de expositores da Feira na Rosenbaum.

+ Sobre Comida de Herança

O Comida de Herança tem como objetivo criar um diálogo através do consumo de novas culinárias e seus segredos, valorizando receitas passadas de geração após geração, uma herança que pode vir em vários formatos, informações, afetos, odores, convivências e família. Além disso existe o desejo de proporcionar maior acesso aos pequenos produtores e valorizar a diversidade da nossa cozinha. Criar um espaço em que se possa falar e pensar sobre os alimentos, trocar histórias e experiências.

www.facebook.com/comidadeheranca

www.isntagram.com/comidadeheranca

+ Sobre a Feira na Rosenbaum

A primeira edição da Feira na Rosenbaum aconteceu em um momento em que designers estavam começando a sair de grandes marcas e irem para seus próprios ateliês. A Feira cresceu junto com esses profissionais e com esse movimento independente de artistas e designers de levarem seus trabalhos para públicos para além de seus ateliês – muitas vezes localizados em suas casas.

A Feira, além da curadoria de expositores que busca trabalhos alinhados com o propósito de expor a alma brasileira, cria uma atmosfera multissensorial em cada edição, que inclui uma narrativa visual, sabores, música, cheiros e encontros em uma energia de casa, de acolhimento.

“A Feira na Rosenbaum tem uma curadoria forte. A primeira Feira que eu fiz achei muito interessante em expor os produtos de todos os artistas de forma ‘misturada’. Era uma delícia! Eram muitas coisas novas e cada cantinho conversava os objetos entre si. Não era apenas o espaço: sempre existiu uma conexão entre os expositores e uma narrativa visual na Feira – a criação de uma atmosfera. Criamos uma rede entre os expositores, onde um dá apoio ao outro, cuida do espaço do outro. Uma energia muito boa, de fazer juntos”. Cris Rosenbaum.

www.facebook.com/feirarosenbaum

www.instagram.com/feiranarosenbaum/

https://feiranarosenbaum.com.br/