Museu da Energia de São Paulo recebe exposição fotográfica acessível

11 habilidades essenciais dos líderes que constroem negócios exponenciais
26 de novembro de 2021
Lellis Trattoria aceita reservas para comemorações de fim de ano
26 de novembro de 2021

Com o objetivo de dar destaque a PcD e apresentar recursos de acessibilidade para atividades culturais, “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural” fica na capital até janeiro de 2022

O Museu da Energia de São Paulo, gerido pela Fundação Energia e Saneamento, recebe a exposição “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural”, que fica na capital paulista até o dia 7 de janeiro de 2022. Depois, a mostra segue para o Museu da Energia de Itu.

Com curadoria de João Kúlcsar e curadoria de acessibilidade e consultoria de Edgar Jacques, a exposição tem o objetivo de dar destaque a pessoas com deficiência, além de apresentar os recursos de acessibilidade que podem ser aplicados em diferentes atividades culturais.

O projeto, selecionado no PROAC 09/2020 (edital de apoio à produção de exposições inéditas de artes visuais de São Paulo), expõe retratos de PcD representando diferentes modalidades artísticas e culturais. As imagens foram feitas pelos fotógrafos Alex Gimenes e Renan Nakano com a missão de apresentar a fotografia e as artes como instrumentos de inclusão.

“O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural” conta com recursos de acessibilidade como mapa, sinalização e piso podotátil, vídeo-guia e texto de curadoria em LIBRAS, fotografias, objetos e esculturas táteis, audiodescrição e audiomediação, disponíveis em QRcodes e dispositivos para uso individual. A entrada de cão-guia é permitida e o uso de máscara, obrigatório.

Ao longo da exposição, serão realizadas ainda diversas atividades gratuitas e on-line para abordar temas como acessibilidade e inclusão. Entre os convidados e palestrantes, já estão confirmados o ator Edgar Jacques, o professor de teatro Arthur Baldin, a terapeuta ocupacional especialista em acessibilidade Desirée Nobre Salasar e membros do Coletivo Desvio Padrão, cujo objetivo é dar visibilidade a artistas com deficiência.

Serviço

Exposição “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural”

Período: 23 de outubro de 2021 a 7 de janeiro de 2022

Horário: De quarta a sábado, das 11h às 17h, mediante agendamento

Local: Museu da Energia de São Paulo – Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos – São Paulo/SP

Mais informações: (11) 3224-1489/ (11) 99169-8531 (WhatsApp)

Agendamentos

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

CESP

PATROCINADOR MASTER

CTG Brasil

PATROCINADOR

Comgás – Companhia de Gás de São Paulo

Instagram: @museudaenergia