Museu da Casa Brasileira e Editora Senac São Paulo realizam roda de conversa sobre o processo de criação em design

Lago Corumbá IV ganha novas atrações e se torna destino dos moradores do eixo Goiânia-Brasília
13 de abril de 2021
Conceito aberto, leveza, soluções contemporâneas de arquitetura e décor marcam reforma de apartamento de 115 m²
14 de abril de 2021

Motivadas pelo lançamento do livro “Processo de Criação em Design Gráfico: Pandemonium”, as instituições se unem para uma programação online e interativa

Na próxima quarta-feira (14), às 17h, o Museu da Casa Brasileira – uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – e a Editora Senac São Paulo promovem um bate papo ao vivo pelo Youtube com participação de Giancarlo Latorraca (diretor técnico do MCB), Alécio Rossi (Senac) e Leopoldo Leal, autor da obra recém-lançada: “Processo de Criação em Design Gráfico: Pandemonium”.

A programação é fruto de uma colaboração firmada entre o Museu e o Senac São Paulo, que vêm desde o 28º Prêmio Design MCB permitindo que autores premiados com trabalhos escritos não publicados passem por um conselho editorial altamente qualificado e recebam instruções para a publicação de suas obras.

Essa parceria já contemplou o lançamento dos livros: “Branding + design: a estratégia na criação de identidades de marca” – de Sandra Ribeiro Cameira – que teve Menção Honrosa no 28º prêmio Design MCB, na categoria de trabalhos escritos não publicados, sob orientação de Marcos da costa Braga; “Mobilinea: Design de um estilo de vida (1959-1975)” – de Mina Warchavchik Hugerth – que venceu o 1º lugar no 29º Prêmio Design MCB, na categoria de trabalhos escritos não publicados, sob orientação de José Tavares Correia de Lira/USP e, agora, lança “Processo de criação em design gráfico: Pandemonium” – de Leopoldo Leal – que levou o 1º lugar no 33º Prêmio design, na categoria de trabalhos escritos não publicados, sob orientação de Vicente Gil Filho/USP.

O evento, ainda, tem como objetivo estimular o conhecimento em sua multiplicidade de formas presentes no dia a dia dos profissionais de design, além de abordar o processo criativo em suas fases distintas por meio de uma visão focada no trabalho de Leopoldo Leal.

Pandemonium foi criado, inicialmente, como tese de doutorado e se constitui de uma pesquisa prática e teórica baseada nas oito fases do processo criativo descrito por Robert Keith Sayer. O livro foi montado como uma espécie de “caderno de experimentações e vivências” que pode ser lido por inteiro ou folheado livremente, representando a estrutura dos processos de criação que – nem sempre – ocorrem de maneira linear.

SERVIÇO:
Roda de conversa virtual sobre o livro| Processo de criação em design gráfico: Pandemonium
Com: Giancarlo Latorraca (diretor técnico do MCB), Alécio Rossi (PUC-SP/Senac) e Leopoldo Leal (Pharus Design/Senac).
Dia 14 de abril, quarta-feira.
Horário: às 17h00
Transmissão: ao vivo pelo YouTube MCB
Gratuito

Sobre Leopoldo Leal
Doutor em design pela FAUUSP, atua como professor em cursos de graduação e pós-graduação em design. Com mais de vinte anos de experiência, trabalhou como designer na Landor, Interbrand, Futurebrand e GAD’ Branding. Conquistou prêmios nacionais e internacionais por sua tese Pandemonium obteve o 1º lugar no 33º Prêmio Design MCB (Museu da Casa Brasileira, 2019), na categoria de Trabalhos escritos não publicados. Seu trabalho recebeu o certificado de excelência tipográfica do Type Directors Club de Nova York (2020), Prata no Brasil Design Award (2020) e o projeto gráfico foi também selecionado para a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico (ADG Brasil, 2019). Atualmente Leopoldo intensifica sua pesquisa sobre processos de criação em design gráfico, palestrando e produzindo oficinas e experimentos gráficos.

Sobre Alécio Rossi Filho
Doutor em Arquitetura e Design pela FAUUSP (2018), possui licenciatura em Letras Português e Italiano (1985) e mestrado em Comunicação Midiática pela UNESP (2005). Estudou Artes Plásticas na ECA – USP. Atualmente, é professor na PUC-SP e coordenador de desenvolvimento de novos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Senac. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Design Gráfico e atua principalmente com os seguintes temas: inovação educacional, comunicação, arte, códigos, marca, design, criação e produção

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 50 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Sobre Editora Senac São Paulo
Com 24 anos de atuação, a Editora Senac São Paulo foi criada para apoiar as atividades educacionais do Senac. Seu catálogo possui publicações voltadas ao mercado nas diversas áreas em que a instituição atua, como gastronomia e enologia; moda; meio ambiente; comunicação e artes; gestão de negócios; beleza e estética; ciências humanas; design e arquitetura; educação; desenvolvimento social; informática; saúde; turismo e hotelaria.
A Editora já vendeu mais de 15 milhões de exemplares e suas publicações vão desde técnicas e científicas, até educação profissional e universitária. Por ser referência em gastronomia, com mais de 200 títulos em catálogo, já conquistou 82 Gourmand World Cookbook Awards, a mais importante premiação literária mundial da área. Além disso, foi premiada com 24 Jabutis; 2 Prêmios Brasileiros de Excelência Gráfica Fernando Pini; 5 Prêmios Design Museu da Casa Brasileira; 4 Clio de História (premiação da Academia Paulista de Letras); e 3 prêmios José Celestino Bourroul.

SITE:mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira | Av. Faria Lima, 2705 | Tel.: (11) 3032-3727
Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin