Museu Casa da Memória Italiana participa da 20ª Semana Nacional de Museus

Tivoli Ecoresort Praia do Forte em clima de São João
17 de maio de 2022
Duas em cada dez brasileiras com câncer de mama têm fatores hereditários
17 de maio de 2022

Totalmente gratuita, a programação traz oficinas, visitas mediadas e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no próximo dia 18 (quarta-feira), o Museu Casa da Memória Italiana participa, de 16 a 21 de maio, da 20ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, cujo tema deste ano será “O poder dos museus”. A agenda da instituição contará com oficinas, sempre das 16h às 18h, visitas mediadas nos intervalos das atividades, às 14h30 e às 15h30, e compartilhamento de conteúdos nas redes sociais.

A programação do Museu Casa de Memória Italiana, em Ribeirão Preto (SP), começa na próxima segunda-feira (16), com uma oficina de marchetaria, ministrada pelo artista Rogério Baldini. Ele vai apresentar a técnica que trabalha o corte e a colagem de lâminas de madeira.

Na terça-feira (17), será a vez do fanzineiro, Angelo Davanço, mostrar para o público como produzir um fanzine, que, por meio de exercícios de colagens, resulta em uma revista em papel com os trabalhos desenvolvidos durante o encontro.

Já na quarta-feira (18), a designer e professora, Elisa Piani, vai ensinar como produzir o estêncil. A partir de estudos de estilização de desenhos, ela vai explicar o desenvolvimento do próprio risco, ensinando como passar para o acetado, cortar e aplicar sobre uma superfície pintada e preparada.

Além disso, entre os dias 18 a 21, ao longo do dia, será lançada, pelas redes sociais do Museu Casa de Memória Italiana, uma série de vídeos mostrando diversos espaços culturais museológicos da região, bem como os depoimentos de historiadores e arquitetos que irão comentar sobre o poder da preservação dos patrimônios museológicos.

foto destaque: Alice Registro Fonseca