Mundo Animal abre as portas ao público

Cannabis medicinal tem eficiência no tratamento de dor crônica
15 de dezembro de 2020
Amelinha Amaro lança seu livro Encontros
15 de dezembro de 2020

Loja tem 3 mil m² e é a maior da rede de lanchonetes temáticas; local tem capacidade para 860 clientes

A Mundo Animal, rede de lanchonetes temáticas, inaugura hoje a sua primeira unidade em Campinas, interior de São Paulo. Localizada na região central da cidade, a casa abriu as portas ao público. Com investimento em torno de R﹩ 1,5 milhão, o espaço é a maior unidade do Brasil, com 3 mil m² e capacidade para 860 clientes. Somente de espaço kids são 160 m². O estacionamento conta com 150 vagas. Esta é a 35ª loja da marca, que vê crescer o número de unidades espalhadas pelo país, mesmo diante do cenário de recessão provocado pela pandemia. O sucesso é resultado da combinação de ambiente temático, com direito a pocket show do mascote da rede, mais espaço kids, cardápio com porções econômicas e bem servidas, isenção de taxas de serviço e atendimento que cativa as famílias.

A Mundo Animal em Campinas vai gerar 80 empregos diretos. O cardápio e a decoração da unidade seguem os mesmos padrões já consolidados no Rio Grande do Sul, onde nasceu, e replicados nas lojas instaladas em outras regiões do país: Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A rede, associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising), foi criada em 2011 com o propósito de oferecer ao seu público uma experiência diferenciada, em um ambiente temático inspirado na selva. Os pratos do cardápio levam nomes de animais, como “Elefante”, “Rinoceronte”, “Leão”, “Girafa” e “Zebra”. Uma das mais desejadas especialidades da lanchonete é a torre de batatas, conhecida como Batatão, composta por batatas fritas acompanhadas por diferentes carnes, recheios e molhos variados. A decoração é composta por móveis feitos artesanalmente e revestidos com estampas de animais, além de estruturas de madeira que espalham plantas pelo ambiente.

“Chegamos recentemente a São Paulo e agora em Campinas, provando mais uma vez a solidez da marca, mesmo em meio a um ano de crise internacional. Mantivemos o nosso trabalho de capacitação dos futuros franqueados e das respectivas equipes, além do suporte completo às unidades abertas, na operação, administração e, também, no marketing”, explica Marcos Gundel, sócio administrador da M&A Franchising.

Em 2019, a Mundo Animal inaugurou 17 unidades. Para 2020, o cronograma de inaugurações de 24 lojas foi apenas postergado. Para 2021/2022, a rede conta com 40 unidades contratadas, além de outras em processo de comercialização. “A rede nasceu em 2011, no interior do Rio Grande do Sul, e há um ano e meio nos reestruturamos como lanchonete temática, saltando de dez para 32 unidades neste curto espaço de tempo. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, completa Gundel.

Para o franqueado da Mundo Animal de Campinas, Rodrigo Longhi, a marca chega para causar um impacto em diversas áreas da cidade. “Não estamos somente falando dos empregos diretos ou do plano de carreira para esses novos funcionários, nem somente sobre movimentar indiretamente a economia da cidade, mas também de trazer uma nova experiência gastronômica para a Região Metropolitana de Campinas. A cidade é uma das mais dinâmicas no cenário econômico brasileiro e uma metrópole que possui um grande volume de famílias, nosso principal público. O nosso diferencial, sem dúvida, é oferecer uma experiência diferenciada para o cliente, somada a entretenimento, preço popular e muita segurança, já que reabriremos com capacidade total”, afirma o empresário, que vai comandar a unidade ao lado dos sócios Mateus Alves da Silva e Ari Andrade, fundador da marca.

Longhi inaugura sua 8ª unidade da Mundo Animal em dois anos e meio, confiante na franqueadora, na sua gestão e na retomada da economia. “É claro que todo investimento precisa de cautela, mas temos uma cidade (Campinas) que tem porte para abrigar a maior loja da rede no Brasil. Nossas unidades já recuperaram cerca de 80% das vendas após o isolamento social causado pela Covid-19 e temos uma perspectiva muito boa de retomada”, declara. “Além de possuirmos gestores de confiança em todas as unidades, contamos com ferramentas de padrão e auditoria, e excelentes sistemas de gestão”, completa.

Adaptações

Neste período de pandemia, a Mundo Animal reforçou seus cuidados de higiene e cumpre todas as medidas de segurança, com mensagem sonora educativa antes do pocket show, colaboradores com equipamentos de segurança, obrigatoriedade do uso de máscara na circulação dentro da lanchonete, distanciamento social e capacidade de operação reduzida de acordo com a região.

Licenciamento

Leonel, o simpático leão mascote da Mundo Animal, anima as famílias por meio de um pocket show, ponto alto da noite (a casa funciona apenas no jantar). As apresentações envolvem crianças e adultos em uma história lúdica e interativa, com música e show de luzes. Leonel e sua turma também estampam diversos produtos disponíveis para serem adquiridos na lanchonete. É uma forma de levar para casa uma recordação da “experiência Mundo Animal”. O sucesso dos souvenirs fez com que a rede já iniciasse o processo de licenciamento da marca.

Sobre a Mundo Animal

A primeira lanchonete da rede surgiu em 2011, em Capão da Canoa (RS), criada pelo empresário Ari Andrade da Silva, atual sócio-diretor da franqueadora. Observando a satisfação dos licenciados e tendo feita a validação do negócio, a empresa se tornou franqueadora em outubro de 2018, passando a se chamar M&A Franchising, quando também mudou o seu quadro societário. Chegaram Marcos Gundel, atual sócio administrador da M&A Franchising, e Jian Lorenzetti, sócio e diretor de Implantação. Os três sócios, em conjunto com a diretora de Marketing, Gisele Vam Beck, deram início a um projeto de reformulação de marca. Uma das prioridades no novo modelo de negócio foi garantir que a Mundo Animal se consolidasse como uma rede com o mesmo padrão de qualidade em todas as suas franquias, oferecendo o melhor tanto aos clientes quanto aos seus investidores. O objetivo da Mundo Animal é se tornar a maior rede no segmento de lanchonetes temáticas do Brasil até o final de 2021.

Ficha técnica

Investimento inicial: R﹩ 600 mil (pode variar entre 20% e 30% para mais ou para menos).

Taxa de franquia: R﹩ 40 mil

Capital de giro: R﹩ 10 mil

Estoque inicial: R﹩ 40 mil

Loja souvenir: R﹩ 5 mil

Uniformes e fantasia mascote: R﹩ 10 mil

Abertura CNPJ e alvarás: R﹩ 5 mil

Marketing para inauguração: R﹩ 15 mil

Royalties: 4,5% do faturamento bruto

Taxa de marketing: 1,3% do faturamento bruto

Formato da loja: a partir de 550 m²

Número de funcionários: de 15 a 30, podendo aumentar de acordo com a metragem da unidade

Retorno sobre Investimento: de 16 a 26 meses

Faturamento médio anual: de R﹩ 800 mil a R﹩ 3 milhões

Seja um franqueado: https://www.euamomundoanimal.com.br/seja-um-franqueado

SERVIÇO

Mundo Animal Lanchonete Temática

Inauguração: 10 de dezembro

Endereço: Avenida Barão de Itapura, 105 – Centro – Campinas (SP)

Horário de funcionamento: diariamente, entre 17h e 22h (*fase amarela)

Fotos: Rodrigo Moraes