“Mulheres e Big Bands: presença, visibilidade e estereótipos” é tema do Tramas Culturais

É hora de amor: Dia dos namorados shoestock
20 de maio de 2021
Itália reabre para viajantes de lazer que embarcam nos voos da Delta com testagem para COVID
20 de maio de 2021

Encontro tratará sobre gênero e música, mais especificamente sobre a presença da mulher em Big Bands e formações de música instrumental popular. Inscrições abertas

No dia 27 de maio, das 17h às 18h30, a Casa Museu Ema Klabin promove o programa Tramas Culturais com o tema “Mulheres e Big Bands: presença, visibilidade e estereótipos”. O encontro será orientado por Lis de Carvalho e Paula Valente, idealizadoras e fundadoras da Big Band Jazzmin’s, uma big band feminina formada por 17 instrumentistas.

As musicistas irão falar sobre o desenvolvimento dessas formações ao longo da história, além de suas trajetórias em importantes grupos musicais no Brasil. O evento acontece pela plataforma zoom e as inscrições já estão abertas no site da Casa Museu: https://emaklabin.org.br

“Ainda que se note uma grande presença de mulheres cantoras e intérpretes em formações musicais, o mesmo não ocorre quando falamos de mulheres instrumentistas ou até mesmo compositoras. As Big Bands sempre pareceram um espaço estritamente masculino e são raras as formações mistas ou até exclusivamente femininas”, salientam Lis de Carvalho e Paula Valente.

Serviço:

Tramas Culturais: “Mulheres e Big Bands: presença, visibilidade e estereótipos”

Data:  27 de maio, das 17h às 18h30, pela plataforma zoom

Gratuito*

Classificação etária: Livre

95 vagas

Inscrição: https://emaklabin.org.br/

Acesse nossas redes sociais:

Instagram: @emaklabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w

*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária em nosso site.

Sobre as musicistas e palestrantes: 

Paula Valente

Saxofonista e flautista, formada em Composição e Regência (Unesp), mestrado e doutorado (USP) com pesquisas voltadas ao choro e a Improvisação. Integrante da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, professora de saxofone da EMESP-Tom Jobim. Desenvolve intensa atividade didática através de cursos e oficinas de sax, flauta, linguagem da improvisação e música brasileira e práticas de choro. Como solista participou do Festival Proms (2016, Londres) com a Orquestra do Estado de São Paulo, em Bari (Itália) com a Orquestra da Cidade de Bari (2013). Além de participar em vários concertos da Orquestra Jazz Sinfônica. Idealizadora da Jazzmin´s Big Band (2017), tocou com Anat Cohen na Sala São Paulo (2019) e Rio Montreux Jazz Festival (2020). Com a Big Band foi contemplada com o Prêmio Profissionais da Música (2018).

Lis de Carvalho

Pianista, arranjadora, compositora, bacharel em piano com curso de pós-graduação em música popular, professora do curso de Piano Popular e Harmonia na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) e FAMOSP (Faculdade Mozarteum de São Paulo). Participou como pianista/tecladista e compositora do grupo Kali, e como pianista e arranjadora do grupo vocal Tom da Terra, cujo CD “Brasil Branco Negro”, foi indicado ao Prêmio TIM. Tem suas composições gravadas em 8 CDs e 3 DVDs ao lado de Celso Pixinga, participação nas gravações dos CDs de Bocato, Faíska, Giba Favery , Léa Freire, Tato Mafuz, gravações de trilhas em produtoras de áudio e a vídeo aula Formas de Acompanhamento. Gravou o CD “Caminho de Dentro” ao lado de Célio Barros e Giba Favery. Atua como pianista da Jazzmin’s Big Band, onde é coidealizadora do grupo. Está lançando seu primeiro CD, “Quando te Vejo”, projeto contemplado pelo PROAC.

Foto: Paulo Rapoport Popó