Mulheres conquistam 58% das vagas de estágio nas áreas de tecnologia e engenharia

Viagem ao Deserto do Atacama está com 25% de desconto
3 de abril de 2023
Novo álbum da Orquestra Ouro Preto já está disponível nas plataformas digitais
3 de abril de 2023

Levantamento da Companhia de Estágios aponta que 54% dos estudantes contratados para oportunidades de estágio em 2022 foram mulheres

Para destacar a importância do Dia Internacional das Mulheres este ano, a Companhia de Estágios traz uma boa notícia. De acordo com levantamento realizado pela empresa, mais da metade dos estudantes aprovados em processos seletivos para vagas de estágio em 2022 foram mulheres. Elas representavam 54% das contratações dos programas conduzidos pelo time de especialistas em recrutamento e seleção da empresa. Em 2019, elas representavam 49% das vagas fechadas.

Outro dado interessante é que elas passaram a conquistar mais oportunidades de estágios em áreas em que a presença de homens sempre foi maior, como engenharia e tecnologia. No ano passado, 58% das contratações para cargos de estágio nessas áreas foram ocupadas por elas. Uma possível explicação para esse resultado pode estar nos cursos de graduação das candidatas cadastradas no banco de dados da Companhia de Estágios: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Produção estão entre os dez mais citados.

“Sempre gostei muito de tecnologia. Decidi cursar uma graduação de Sistemas de Informação, porque queria ser programadora e sabia que a formação me permitiria também trabalhar em tecnologia voltada para a área de negócios. No meu primeiro ano de faculdade, dos 165 alunos da minha sala só 3 eram mulheres”, comenta Mariana Silva Lima, uma dos dez estagiários contratados pela Vivara, maior rede de joalherias da América Latina, para o programa de estágio Talentos que Brilham, em 2022.

A estudante está na área de e-commerce da Vivara e relata que está sendo uma experiência incrível. “É muito legal saber que o meu trabalho afeta diretamente a experiência do cliente. Eu estou muito animada. Vou me formar agora em julho e, se tudo der certo, minha efetivação vem”, complementa.

Para Ana Krentzenstein, gerente de sucesso do cliente na Companhia de Estágios, a contratação de mulheres para oportunidades de estágio tem sido uma demanda crescente das empresas. “É notável o interesse das empresas em trabalhar a diversidade de gênero em vagas de estágio e isso tem acontecido inclusive em programas que não se posicionam como afirmativos ou diversos. Ter esse cuidado é um movimento mais do que necessário para que no futuro possamos ter mais mulheres em cargos de liderança. A Companhia de Estágios é composta 70% por mulheres e também seguimos nessa direção”, afirma Ana.

estudante de Sistemas da Informação Lays Ide, recém-aprovada como estagiária da Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, também está esperançosa com as oportunidades para mulheres no mercado de trabalho, especialmente em tecnologia. Lays começa a trabalhar na empresa ainda no mês de março, na área de Tech House, e aponta que o segredo é não se deixar intimidar por não ser parte da maioria. “Na faculdade, encontrei mulheres incríveis como inspiração, tanto colegas como professoras. Se você tem a oportunidade e a vontade de fazer dar certo, além de estudar e treinar muito, convém desenvolver habilidades de trabalho em grupo e de relacionamento”, comenta.

SOBRE A COMPANHIA DE ESTÁGIOS

A Companhia de Estágios é uma empresa que oferece soluções em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e aprendizes, gestão de contratos de estágio e Jovem Aprendiz para as maiores organizações do país. Seguindo sua essência de fomentar a entrada de estudantes no mercado e guiar cada vez mais talentos e empresas para o amanhã, tem mais de 1.7 milhões de candidatos cadastrados em sua base. A Companhia de Estágios usa inteligência artificial, gamificação e processos no metaverso para proporcionar a melhor experiência aos candidatos das mais de 4 mil vagas que gerencia anualmente. A empresa é responsável pela construção de programas de atração de talentos para mais de 300 clientes, no Brasil e América Latina, entre eles Amazon, Twitter, Scania, Clariant, Nissan, Bunge, Livelo, Klabin e Alcoa. Atualmente, a Companhia de Estágios é a consultoria de recrutamento e seleção melhor avaliada pelos candidatos no Google e Facebook (4,8/5) e pioneira na certificação do GPTW 2020, 2021 e 2022. Recebeu, em 2021 e 2022, o prêmio Fornecedor de Confiança (Melhor RH). Mais informações em www.ciadeestagios.com.br