Muito além de marketing e vendas, growth impulsiona performance em todas as áreas da empresa

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Especialista explica por que o método se tornou essencial em qualquer empreendimento

O conceito de growth hacking – ou simplesmente growth – tem ganhado cada vez mais relevância no mundo dos negócios, geralmente associado ao marketing e às vendas. No entanto, o growth vai muito além dessas áreas e pode trazer resultados significativos em todos os setores de uma empresa. “Growth é um processo de testes contínuos para melhorar os indicadores chaves das empresas. Pode ser utilizado para melhorar os indicadores de performance de todas as áreas, como contabilidade, recursos humanos, gente e gestão, compras, vendas, marketing, TI, etc.”, diz o especialista Raphael Lassance, responsável pela introdução do growth no Brasil e um dos sócios do Sales Clube, principal ecossistema de vendas do país. “Você pode fazer testes para melhorar cada um desses indicadores.”

Em um mercado cada vez mais competitivo e em constante mudança, a prática de growth é essencial para que as empresas possam se adaptar rapidamente às novas demandas e inovar constantemente. Amplamente utilizado por companhias como Amazon, o growth tem como foco a resolução de grandes problemas. “Nos últimos 10 anos, todas as empresas que viraram unicórnios, todas, utilizam o growth”, garante Lassance.

Mas, na prática, como o growth é aplicado? “Você identifica seu grande problema e aí você faz um brainstorm de hipóteses para resolver esse grande problema. A partir disso, você monta um plano de testes para resolver aquele grande problema”, comenta Lassance. A partir dos resultados obtidos com as diferentes hipóteses, as estratégias menos assertivas são descartadas, ao passo que as mais assertivas permanecem, para serem novamente confrontadas em testes com novas hipóteses, em um processo constante de melhoria e refinamento. “Não é achismo. É tudo muito baseado em dados e métricas”, comenta Lassance. “Nós achamos coisas. As verdades estão nos números, não no que eu acho. A verdade está no campo de batalha, no mundo de verdade.”

Empreendedor serial, Lassance incorporou tanto o growth em sua rotina que sua trajetória, por si, é praticamente uma personificação do growth. “Lido muito bem com o sucesso e com o fracasso. Abro várias empresas por ano, depois fecho as que não funcionarem. Lido bem com essa com essa frustração”, comenta o especialista. “Quem abre um negócio não tem de ter esse apego todo, essa paixão de juventude. Negócios são feitos para prosperar e, às vezes, não prosperarão. E tá tudo certo: engole o choro e parte pra próxima. Isso tem muito a ver com growth, porque growth é esse processo de testes contínuos para melhorar os indicadores chaves das empresas.”

Conforme Lassance, ao promover melhora nos índices das mais diversas áreas, growth contribui para o crescimento acelerado da empresa. “Se ao mesmo tempo a área de compras reduz custo, a área de a contabilidade vira mais eficiente, a área de marketing vira mais eficiente, a área de vendas vira mais eficiente, o que ocorre é um crescimento composto de todas as áreas, o que gera crescimento exponencial”, diz o especialista. “Growth é uma metodologia de resolução de problemas onde a gente identifica problemas e gargalos nas empresas e monta planos de teste para resolver esses gargalos, como por exemplo: como aumentar minha taxa de conversão, como aumentar meu tíquete médio e como fazer meu cliente comprar mais e com mais frequência.”

Por que a prática de growth é essencial para as empresas hoje em dia? Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas que não estão dispostas a evoluir constantemente correm o risco de ficar para trás. Apesar de ter sido popularizado por empresas de tecnologia, o growth pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio, desde o desenvolvimento de produtos até o atendimento ao cliente. Além disso, o growth permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado e às demandas dos clientes, aumentando sua capacidade de inovação e de resolução de problemas.

Para falar sobre o assunto, sugerimos o especialista Raphael Lassance, empreendedor e consultor em growth, fundador da primeira agência de growth do mercado e com ampla experiência em ajudar empresas a aplicar essa abordagem em diferentes setores. Ele pode falar sobre os principais conceitos e técnicas de growth, bem como sobre como essa prática pode ser aplicada em diferentes áreas de uma empresa.

Geralt/Pixabay