Muito além da genética: bons hábitos no cuidado da pele promovem beleza, saúde e longevidade celular

Marina Ruy Barbosa e Cauã Reymond estrelam Inverno 2018 da Colcci
27 de fevereiro de 2018
Inspirado no musical da Broadway, Shrek The Musical Tya estreia em Curitiba
28 de fevereiro de 2018

Apesar da genética ser um fator importante para a qualidade da pele, a rotina skin care é indispensável a todos e é responsável por deixar a pele mais bonita e protegida. A falta de cuidados com a pele é um dos mais importantes marcadores do envelhecimento

O sol é o principal causador de radicais livres na pele, o que envelhece o tecido e causa manchas, rugas e flacidez; mas não é o único: o açúcar endurece as fibras de colágeno, o stress causa inflamação cutânea, dormir mal diminui nossa defesa antioxidante, fumar reduz o fluxo sanguíneo e envelhece a pele… Ou seja, são vários marcadores que estão correlacionados ao aparecimento desde linhas finas a sulcos mais demarcados na face. Mas um hábito diário pode ser muito importante para reverter todo esse processo – ao mesmo tempo em que a falta desse cuidado pode envelhecer ainda mais a pele: estamos falando da rotina skin care. “Uma pele naturalmente bonita deve ser saudável e ter uma rotina de cuidados adequados a cada tipo, idade e época do ano. Independente da boa genética, bons hábitos de vida são pilares que promovem a beleza, saúde e longevidade. Além da alimentação equilibrada, do sono de boa qualidade, de exercícios regulares e baixa ingestão de bebida alcoólica, ter uma rotina de cuidados diários é muito importante para manter a pele bem cuidada e atemporal”, analisa a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

De acordo com ela, as etapas da rotina skin care devem ser seguidas conforme a orientação médica para cada necessidade da pele. Mas é importante seguir a sequência para uma rotina de cuidados, uma vez que o melhor hidratante do mundo não teria efeito em uma pele que não está higienizada e apta a recebê-lo. “Nós temos que pensar que, além do sebo do estrato córneo, queratina morta, proteína morta e poluentes que nós conseguimos enxergar como pó e poeira, temos também os micropoluentes, como o material particulado PM2.5, responsável pela liberação de comunicadores pró-inflamatórios na pele, que vão degradar colágeno e elastina”, afirma a médica.

Logo em seguida, vem o processo de tonificação da pele, com uso de tônicos no caso da pele seca e normal e loções adstringentes no caso da pele oleosa e mista. “Os tônicos são soluções normalmente feitas com veículos aquosos, ou seja, à base de água ou com pequena quantidade de álcool misturada à água, produzindo um veículo hidroalcoólico. Os Tônicos têm como finalidade promover uma ação complementar à higiene da pele, removendo a sujidade ainda persistente na superfície do tecido cutâneo, eliminar resíduos poluentes externos e restabelecer o PH, promover hidratação, ação anti-inflamatória, calmante e de cicatrização, dependendo dos ativos que o produto contenha”, afirma.

A médica explica que os cuidados anti-aging que vêm em seguida devem preconizar a ordem da pirâmide da beleza e saúde epitelial, em que temos itens: fundamentais (hidratação, antioxidantes, enzimas e fotoproteção) para proteção e reparação; transformadores (retinóides e alfa, beta e poli-hidroxiácidos) para esfoliação, melhora da renovação celular e hidratação; e, por fim, ‘otimizadores’ (peptídeos e fatores de crescimento) para estimulação, cicatrização e regeneração celular. A base da pirâmide, os itens fundamentais, deve fazer parte da rotina skin care de todos, enquanto os cuidados para transformar e otimizar dependerão das alterações que a pele apresenta: rugas, manchas, flacidez, entre outros. “Fazer uso de substâncias como alfa, beta e poli-hidroxiácidos assim como retinoides e vitamina C e E associados a peptídeos e fatores de crescimento, além da necessária fotoproteção de amplo espectro com blend de antioxidantes, antiglicantes e desglicantes. Essas devem ser armas de prescrição feitas de forma específica para cada paciente pelo seu dermatologista”.

Com relação aos cuidados com fotoproteção, a médica ressalta que o filtro deve ter proteção eficiente contra as radiações UVA e UVB, mas também deve proteger da luz visível e da Infrared. “Hoje é uma unanimidade mundial a necessidade do amplo espectro do fotoprotetor. Lembrando que filtros solares hoje para peles claras devem ser de FPS 50, no mínimo FPS 30. Estes devem ser reaplicados à tarde e, se em exposição solar contínua, reaplicados a cada duas horas. Se estiver em contato com a água, após 30 minutos perde-se a potência e deve ser reaplicado novamente”, explica a médica.

Por fim, a Dra Claudia Marçal ainda ressalta a importância dos bons hábitos de vida e suplementação oral. “Para ser saudável, bonita e naturalmente jovem é necessário criar hábitos saudáveis que incluam qualidade de vida e o uso rotineiro de produtos de uso local e via oral, essenciais à preservação da fisiologia, beleza e proteção da nossa pele”, finaliza.